Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 23 Posts

·
Mineiro da Mata
Joined
·
11,254 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Olá pessoal, continuando a série sobre algumas cidades da Zona da Mata, agora é a vez de Lima Duarte e do belo Parque Estadual do Ibitipoca.


LIMA DUARTE

Localizada próxima aos contrafortes da Mantiqueira, Lima Duarte divide com Santa Rita do Ibitipoca o Parque Estadual do Ibitipoca, nome que significa "serra fendida". Constituído de belas paisagens, grutas e outras formações rochosas, com destaque para o Pico do Ibitipoca, com 1.784 metros de altitude, o parque é uma referência de turismo na região e movimenta a economia do município. Lima Duarte fica nas margens da BR 267, caminho para o Sul de Minas e além do turismo a cidade tem a economia baseada na indústria de transformação e na agropecuária. O nome de Lima Duarte, surgiu em homenagem a José Rodrigues de Lima Duarte, importante líder político do Partido Liberal na região.

Localização:



Área: 848,0 km²
Pop: 16.740 (est. IBGE 2013)
Altitude: 860 m
Distância de Juiz de Fora: 50 KM
Distância de Caxambu: 135 KM
Distância de Volta Redonda: 140 KM

01. Centro da cidade visto da praça da matriz.


02.


03. Igreja matriz


04. Praça da matriz e início do calçadão.


05. Calçadão


06.


07.


08.


09.


10. AALD


11.


12.


13.


14. Entorno da praça da matriz.


15.


16.


17.


18. Praça da Prefeitura


19.


20.


21.


22. Entorno da praça


23.


24.


25.


26. Ruas do centro


27.


28.


29.


30.


31. Casarões


32.


33.


34.


35. A cidade tem várias prédios de no máximo 4 pavimentos.


36.


37.


38.


39. Sec. de Turismo


40. Escola


41. Ruas do centro


42.


43.


44.


45.


46.


47.


48.


49.


50.


51.


52.


53. Casinhas


54.


55. Como a gde maioria das cidades da região, Lima Duarte é cercada por montanhas.


56.




PARQUE ESTADUAL DO IBITIPOCA

É o Parque mais visitado do estado e ocupa o alto da Serra do Ibitipoca, uma extensão da Serra da Mantiqueira, com uma área de 1.488
hectares, a unidade de conservação está no local onde se dividem as bacias do Rio Grande e do Rio Paraíba do Sul.
A Ponte de Pedra, a Janela do Céu, a Gruta dos Três Arcos e o Pico do Pião são apenas alguns dos atrativos de Ibitipoca que abriga ainda
mirantes, grutas, praias, piscina natural, cachoeiras, picos e as belas cachoeiras formadas pelos Rios do Salto e Vermelho e o Córrego do
Monjolinho. O pico da Lambada, também conhecido como Ibitipoca, com 1.784 metros de altitude, oferece uma vista panorâmica inigualável.

A fauna é rica, com a presença de espécies ameaçadas de extinção, como a onça parda, o lobo guará e o primata guigó. Aparecem também
os macacos barbado, sauá (sagui), o papagaio do peito roxo, o coati, o andorinhão-de-coleira falha, entre outros.
Diversas espécies da flora como orquídeas, bromélias, candeias, líquens e samambaias, além dos campos rupestres constituem uma grande extensão da vegetação.

As edificações do Parque Estadual de Ibitipoca passaram por recente reforma e novas instalações melhoraram ainda mais a infra-estrutura
de apoio a visitantes e pesquisadores. O Parque possui ótima estrutura com portaria, estacionamento, área de camping, restaurante,
Centros de Visitantes, de Administração e de Pesquisas, casa de hóspedes e alojamentos destinados a pesquisadores e funcionários.
O IEF teve de limitar o número de visitantes ao Parque para implementar medidas para a proteção da biodiversidade local.

01.


02.


03.


04.


05.


06.


07.


08.


09.


10.


11.


12.


13.


14.


15.


16.


17.


18.


19.


20.


21. O distrito de Conceição de Ibitipoca, é repleto de pousadas e casas para aluguel de turistas, tem uma boa estrutura com restaurantes e barzinhos. O pequeno distrito ainda recebe eventos anuais de música, gastronomia e off-road.



22.


23.


24.


25.


26.


27.


28.


29. Tótem da estrada real.



Vejam também:

Manhuaçu - Zona da Mata Mineira
Alto Jequitibá - Zona da Mata Mineira
Santa Rita de Jacutinga (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Matipó - Zona da Mata Mineira
Manhumirim - Zona da Mata Mineira
Carangola - Zona da Mata Mineira
Ubá - Zona da Mata Mineira
Ponte Nova - Zona da Mata Mineira
Rio Preto (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Além Paraíba (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Viçosa e a UFV - Zona da Mata Mineira
São João Nepomuceno - Zona da Mata Mineira
Santos Dumont - Zona da Mata Mineira
Muriaé - Zona da Mata Mineira
Leopoldina - Zona da Mata Mineira
Cataguases - Zona da Mata Mineira
Rio Novo - Zona da Mata Mineira
Piraúba - Zona da Mata Mineira
Caparaó, Ibitipoca e Serra do Brigadeiro - Os parques da Zona da Mata Mineira
 

·
Matheus Lima 1N23456
Joined
·
10,315 Posts
O parque em si é mais belo que a cidade. Qdo vi o título Lima Duarte logo similei com o ator global mas logo tbm já lembrei que ele é mineiro mas nasceu em Sacramento, do outro lado de Minas! rsrsrs, valeu por mais esse registro, andava meio sumido né Driano?
 

·
Adiante
Joined
·
855 Posts
já almocei neste restaurante da foto 26 "Jaçanã". O parque é um dos meus preferidos e um dos mais belos de Minas. A janela do céu é um show. Vale muito a pena a longa caminhada. Antigamente víamos com mais frequencia os lobos guarás mas, as campanhas "não alimente os lobos" parece ter surtido o efeito esperado e eles deram uma sumida. A vila de Conceiçao do Ibitipoca é bem aprazível e o pão de canela da D.Maria é um sucesso. (será que ela ainda faz?). Quanto aos telhados de zinco....uó. Parabéns pelas fotos.
 

·
Mineiro da Mata
Joined
·
11,254 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Ibitipoca ainda é uma missão a ser cumprida... tantos anos me programando e até agora não fui ): Como está a estrada entre Lima duarte e Conceição? Dependendo da sua resposta vou agendar para breve a minha ida!

Abraços e essa janela do céu é sensacional.
Bom, as fotos foram tiradas no meio do ano, período sem chuvas, a estrada estava boa, só com alguns trechos com areia mto fofa, carro baixo tinha um pouco de dificuldade mas nada que impedisse o acesso ao parque.

Acredito que atualmente a estrada ainda esteja boa, porém vai começar o período de chuvas, provavelmente se deixar mto pro final do ano o estado da estrada pode piorar.
 

·
Registered
Joined
·
363 Posts
Bom, as fotos foram tiradas no meio do ano, período sem chuvas, a estrada estava boa, só com alguns trechos com areia mto fofa, carro baixo tinha um pouco de dificuldade mas nada que impedisse o acesso ao parque.

Acredito que atualmente a estrada ainda esteja boa, porém vai começar o período de chuvas, provavelmente se deixar mto pro final do ano o estado da estrada pode piorar.
Obrigado cara. Vou agilizar essa trip.
 
1 - 20 of 23 Posts
Top