SkyscraperCity banner
1 - 12 of 12 Posts

·
Na Suíça Sertaneja
Joined
·
23,243 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
ATENÇÃO: Vejam o thread http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=353561 , com fotos de Petrolina by Pulsar Imagens, e COMENTEM!

Créditos: http://www.pulsarimagens.com.br/

Paço Municipal, inaugurado no século XIX
1


Fotos da Orla Fluvial
2

3

4

5

6

7

8

9

10


Juazeiro vista do alto de um edifício em Petrolina. A ilha que aparece nas fotos é a Ilha do Fogo, que sustenta a Ponte Presidente Dutra
11

12

13


Vapor Saldanha Marinho (ou o "Vaporzinho"), primeira embarcação a navegar no Rio São Francisco, no século XIX
14

15


Futuro campus definitivo da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco Francisco), que já funciona em Juazeiro e em Petrolina, mas em campi provisórios. Antes funcionava aí a Cicanorte, uma fábrica de beneficiamento de tomate, e ao lado dela fica o bairro com a maior concentração de mansões de todo o Vale, o Country Club, onde nasceu e se criou Ivete Sangalo
16
 

·
Flvmen fulmini flexit
Joined
·
1,305 Posts
Bela cidade cheia de história, sinônimo de baianidade. O que mais me chamou a atenção nestas fotos foi a magnificência do "velho chico", o mississipi brasileiro.
 

·
Registered
Joined
·
6,120 Posts
As margens do São Francisco parecem ser bem preservadas nas áreas urbanas de Juazeiro e Petrolina - algo meio raro no Brasil.
 

·
Na Suíça Sertaneja
Joined
·
23,243 Posts
Discussion Starter · #5 ·
gabviana said:
Bem legais, Will. Eu pensei que já tinham tirado o Vaporzinho dali :tongue2:
E parece que não vão tirar mesmo. Em compensação, o Vaporzinho e a área em torno dele vai ser completamente restaurada.
@[email protected]:
Juazeiro é uma cidade cheia de construções históricas, a maioria esmagadora delas ainda não consegui mostrar no fórum, por falta de fotos na net que mostrem essas construções e por que não tenho câmera digital (ainda :D ).
Até os anos 80 do século XX, Juazeiro era maior e mais desenvolvida que Petrolina, era a maior cidade do Vale do São Francisco, tanto que os visitantes a chamavam de "Princesa do São Francisco" e os barqueiros de "Juazeiro da Lordeza". Isso fez com que a cidade ficasse com um patrimônio histórico bastante expressivo. Mas a incompetência de boa parte dos políticos de Juazeiro e a força da família Coelho acabou fazendo com que Petrolina se transformasse na nova "capital" do Vale Sanfranciscano.
 

·
Banned
Joined
·
2,419 Posts
Lindas fotos!!! Pra mim essa conurbação Petrolina/Juazeiro é uma das mais interessantes do país, e será, daqui a pouco tempo (ao menos acho eu) uma das duas únicas RMs interestaduais do país.
 

·
VDC só no mês de férias
Joined
·
210 Posts
É mesmo, porque Juazeiro-Petrolina ainda não é RM? Porque ainda não foi regulamentada a questão da RM interestadual? E qual seria a outra RM interestadual, DMA?
 

·
Na Suíça Sertaneja
Joined
·
23,243 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Na verdade, DMA e Expugnator, as duas já formam oficialmente uma RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento Econômico), nos mesmos moldes que Brasília e entorno:http://www.integracao.gov.br/comunicacao/noticias/noticia.asp?id=299 . O problema é que o IBGE ainda não reconheceu o Pólo Petrolina-Juazeiro como área metropolitana, como várias outras áreas metropolitanas no Brasil ainda não foram reconhecidas por esse órgão.
 
1 - 12 of 12 Posts
Top