Skyscraper City Forum banner
1 - 7 of 7 Posts

·
ontogeny recapitulates...
3,032 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Operadora de transportes visita trecho onde funcionará Linha 3 do metrô

RIO - Nesta quinta-feira, o secretário de Transportes, Julio Lopes, levará representantes da Veolia, a maior operadora de transportes do mundo, para uma visita técnica na linha férrea entre Niterói e São Gonçalo, onde será instalada a Linha 3 do Metrô. O ponto de encontro será na estação de trem de Niterói, no bairro Barreto.

No início do mês de abril, o secretário de Transportes e o governador Sérgio Cabral estiveram em Paris para acompanhar a quebra do recorde de velocidade ferroviária – quando um trem francês atingiu 574,8 km/h. Na ocasião, o secretário e o governador almoçaram com o presidente da Veolia, Frederico Blumenschein, e trataram de investimentos da multinacional no Rio de Janeiro. A Veolia está presente em 25 países e opera, por exemplo, o metrô de Sidney, na Austrália, Lion, na França, Estocolmo, na Suécia, além de Boston e Los Angeles, nos Estados Unidos. Na América Latina, a Veolia está na Colômbia, no Peru e no Chile, onde opera corredores exclusivos para ônibus, sistema conhecido como Transmilênio.

FONTE: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2007/05/09/295690355.asp

·
3,032 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Infelizmente, essa notícia é velha, do princípio do mês. Ainda não há nada definido.
É, essa "antiguíssima" notícia é da semana passada.. como não me lembrava ter visto ela aqui, postei-a, pois achei interessante ao menos a possibilidade real da linha 3 ser implantada.

Eu vejo que, assim como SP, o Rio deveria brigar por sua "rede consolidada": em SP ela seria as linhas 1, 2, 3, 4 e 5 completas + CPTM revitalizada. Já no Rio, isso seria obtido com linhas 1, 2, 3 e 6 completas + Supervia e Central totalmente recuperadas.

·
3,032 Posts
Discussion Starter · #5 ·
^^

Eu não quis desmerecer a sua notícia. Chamei ela de velha, porque uma parecida já tinha sido postada por mim no dia 11 de maio:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=473197
Calma, Vinícius.. longe de querer iniciar uma flame-war; como disse no post anterior, apenas não vi que teve um thread (é que ela teve poucos posts, e me passou batido).. :)

Ainda sobre as últimas convesações sobre a linha 3, segue abaixo um link:

http://www.cbtu.gov.br/eventos/serie/rj/rionostrilhos.wmv

·
3,032 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Falta vontade política?

Às vezes fico pensando: será que as maiores dificuldades do metrô carioca são de ordem econômica ou política? Digo isso pois não consigo compreender como que um dos Estados mais ricos da União, que arrecada muito com extração de petróleo, não consegue implantar essas 2 linhas. Isso sem falar de empréstimos que poderiam ser tomados para esse fim, de BNDES, Banco Mundial, BID, Japão, etc.

E olha que é até compreensível que as linhas 4 e 5 demorem para serem implantadas, por ainda não apresentarem consenso em seus traçados, assim como não haver ainda tanta pressão de demanda... mas as linhas 3 e 6 já estão com projetos redondinhos há mais de 10 anos, inclusive com traçado e estações definidos!!!!!

Afinal, o que está acontecendo?!

1 - 7 of 7 Posts