SkyscraperCity banner
1 - 2 of 2 Posts

·
Registered
Joined
·
19,703 Posts
Discussion Starter · #1 ·
já que o Mahler desapareceu só resta eu pra escarafunchar o site da STM atrás de notícias do metrô!

------------------------------------------------


Metrô ocupa área para a construção da estação Paulista da linha 4-Amarela


Uma área de 1.082,33 m2 na rua da Consolação, nas proximidades do cruzamento com a avenida Paulista, será usada para a construção da estação.



O imóvel, que fica vinha sendo ocupado por um posto de gasolina, que deixou o local na última sexta-feira, dia 6. A imissão na posse desta área à Companhia do Metrô havia sido concedida em 2 de maio último, pela juíza federal substituta da 5ª Vara Cível, secção Judiciária de São Paulo, Marisa Cláudia Gonçalves Cucio. Em atendimento à solicitação do inquilino, a Justiça Federal autorizou o funcionamento daquele estabelecimento até o esgotamento dos combustíveis armazenados nos tanques.



Com a liberação da área do posto de gasolina, o Metrô assume uma área total de 1.487,35 m2, que inclui o imóvel vizinho (número 2355) do qual o Metrô já havia obtido a imissão na posse, e dá início à implantação do canteiro de obras da futura estação Paulista da Linha 4.



Nos terrenos desapropriados (em local próximo ao Cine Belas Artes), está previsto a escavação de dois poços de serviço, em formato de oito, que levarão o nome de Belas Artes.



Na primeira fase, esses poços serão usados para a escavação do corpo da estação Paulista, que será construída sob o viário da rua da Consolação, na extremidade Oeste da estação Consolação da Linha 2-Verde. Para a construção da estação Paulista da Linha 4, deverão ser retirados 70.000 m3 de terra e utilizados 24.000 m3 de concreto.



Na segunda etapa, esses poços farão parte do "acesso Belas Artes". A estação contará com outro acesso, o "Angélica", que será construído do outro lado da rua da Consolação, pista centro-bairro.



Além desses dois acessos, a estação Paulista da Linha 4 se interligará fisicamente com a estação Consolação (Linha 2-Verde) por intermédio de um túnel. Com o objetivo de facilitar e agilizar as transferências de uma estação para outra, o Metrô estuda a possibilidade de instalar esteiras rolantes nessa passagem subterrânea.



Linha 4, a linha da integração


A linha 4-Amarela, a linha da integração, estará interligada diretamente a três linhas já existentes do Metrô (linhas 1, 2 e 3) e indiretamente à linha 5, além da integração com o sistema de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).



A nova linha terá 12,8 quilômetros de extensão e 11 estações (Morumbi, Três Poderes, Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho, Oscar Freire, Paulista, Higienópolis, República e Luz).



Na primeira etapa, prevista para ser concluída entre 2007 e 2008, a linha 4 se interligará com a linha 5-Lilás do Metrô (Capão Redondo - Largo Treze), através da linha "C" da CPTM, na estação Pinheiros; com a Linha 2 do Metrô, na estação Paulista/Consolação; com a linha 3, na estação República, e com a linha 1, na estação Luz.



Nessa etapa, está prevista a construção e a entrega de 12,8 quilômetros de vias e as seis estações prioritárias, pela integrações que realizarão (Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz). A demanda prevista para a primeira fase é de 964 mil passageiros/dia. A operação comercial nesta fase será realizada com uma frota de 16 trens.



Para a segunda fase, que prevê a participação da iniciativa privada, está prevista a operação de outras cinco estações, Morumbi, Três Poderes, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis.


-------------------------------------------------------------------


Metrô inicia trabalhos da linha 4 na praça da República


O Metrô inicia a partir do dia 17/05, com uma equipe de engenheiros e técnicos, os trabalhos de prospecção de interferências na praça da República visando a construção da estação República da linha 4- Amarela (Luz-Vila Sônia).



Os trabalhos de prospecção consistem em identificar a localização exata das redes de água, esgoto, luz e telefonia para que a futura remoção dessas interferências seja feita com extrema precisão e no menor tempo possível.



Após as fases de prospecção e remoção das interferências, o Metrô dará início às escavações da estação República da Linha 4. Nesse momento será ocupado parte do leito da avenida Ipiranga, no trecho entre a rua 24 de Maio e a avenida São Luiz. Essa estação será integrada fisicamente à estação República da Linha 3- Vermelha (Corinthians/Itaquera-Barra Funda).
 

·
Expansão São Paulo
Joined
·
636 Posts
Olha eu aqui Mopc. Excelentes informações.
 
1 - 2 of 2 Posts
Top