SkyscraperCity banner
1 - 6 of 6 Posts

·
Sampa!
Joined
·
5,809 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Edição: Sexta-feira, 03 de julho de 2009


Linha de Metrô pode chegar a Alphaville

Aprovação do projeto, que está em análise pela CPTM, depende da demanda de passageiros no bairro. Nova linha deve complementar novo sistema que vai atender a cidade e já inclui reformas das estações de Barueri e São João

Erica Celestini
([email protected])

REGIÃO – O bairro de Alphaville, em Barueri, pode ganhar um ramal e uma estação do Metrô. O projeto, apresentado no início deste ano pela prefeitura de Barueri à CPTM, está em análise. “Ainda estamos fazendo estudos e a implantação vai depender da demanda de passageiros e do número de viagens”, explica o presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Sérgio Avelleda.

A única definição sobre o projeto, até agora, é que o sistema operaria no modelo de “metrô leve”, já utilizado pela Secretaria Estadual de Transportes em outros projetos de expansão do sistema metroviário, como o ramal que chegará à cidade de São Caetano do Sul, no ABC Paulista. Esse modelo têm carros menores, com capacidade para, em média, mil passageiros, enquanto as composições atuais do transportam 2 mil usuários.


Estações

O projeto apresentado por Furlan previa a construção de uma linha de trem ligando a estação Antônio João até o bairro de Alphaville. De concreto, até agora, existe a reforma tanto dessa parada quanto da estação Barueri, no Centro, que fazem parte das ações da CPTM para transformar toda a linha 8 Diamante, que vai de Itapevi a Júlio Prestes, em um metrô de superfície.

“Já acertamos com o prefeito que faremos a reforma da Estação de Barueri e a administração municipal ficará encarregada de reformar a estão Antônio João”, completa o presidente.

A assinatura para publicação do edital das obras na estação central foi feita na última terça-feira, quando Avelleda também concedeu entrevista coletiva. De acordo com o projeto, ela passará por um projeto de modernização arquitetônica e também vai ganhar obras de acessibilidade, orçadas em R$30 milhões. O contrato deve ser assinado em 90 dias e os trabalhos devem durar 12 meses.
“E brevemente devemos nos reunir com o prefeito de Barueri para acertar os detalhes da reforma da estação Antônio João”, revela.


Cotia

Quem também “sonha” com um metrô é Cotia. Mas, nesse caso, a proposta não está sequer em estudo por parte do governo Estadual.

O que existe, na verdade, e um projeto é extra-oficial de um ramal ligando a Vila Sônia, na Capital, até a cidade, como alternativa aos congestionamentos da rodovia Raposo Tavares
O autor da idéia é o próprio diretor-presidente do Metrô, José Jorge Fagali, que mora no bairro da Granja Viana, em Cotia.

De acordo com o projeto, seriam 22 quilômetros de linha, que poderiam ser percorridos em pouco mais de dois minutos. Nesse trajeto, circulariam 33 trens por 18 estações, transportando cerca de 320 mil passageiros por dia. Os custos também já foram estimados. Seriam cerca de R$2 bilhões. E, para tirar os trilhos do papel, a alternativa será firmar uma parceria público-privada com um investidor disposto a bancar esse montante. E a tecnologia seria parecida com o Metrô leve, em estudo para Alphaville. Mas Fegali é o primeiro a admitir é o projeto é extra-oficial.

http://www.webdiario.com.br/?din=view_noticias&id=34064
 

·
Indústria da Multa S.A.
Joined
·
6,320 Posts
A notícia é boa, mas sou extremamente cético quanto à isso (metrô para Alphaville)...

Só vou acreditar quando ver as obras.
 
1 - 6 of 6 Posts
Top