SkyscraperCity banner
1 - 20 of 90 Posts

·
Moderator
Joined
·
181,397 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)


A Linha de Vendas Novas é um troço ferroviário que liga as estações de Setil (Linha do Norte) e Vendas Novas (Linha do Alentejo), em Portugal.
Com uma extensão total de 69,6 km, a Linha encontra-se em funcionamento, contendo tráfego somente de mercadorias. Ao quilómetro 36,6, o Ramal da Quinta Grande dá acesso a uma unidade industrial da Sociedade de Desenvolvimento Agro-Industrial, S. A..

https://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_de_Vendas_Novas


Ramal do Setil vai ligar ao novo aeroporto

O presidente da Câmara do Cartaxo congratulou-se ontem com a inclusão no Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo da construção do ramal ferroviário que irá ligar o Setil ao novo Aeroporto de Lisboa (NAL).

Paulo Caldas (PS) disse à agência Lusa que a aprovação, a semana passada, da proposta de construção deste ramal para inclusão no parecer final sobre o PROT-OVT é fundamental para o fecho do anel ferroviário desde Sines, Península de Setúbal, NAL, Linha do Norte, Linha do Oeste e Sintra.

Lembrando que o PROT-OVT apenas assumia este ramal como "estudo", o autarca frisou a importância de ter sido aprovada e incluída nos anexos do parecer final a proposta de construção.

Valorizar empresas

"Estes 45 quilómetros de linha-férrea fazem todo o sentido, porque as áreas empresariais e os parques de negócios que se encontram em fase inicial de concretização precisam de ser valorizados", disse.

No seu entender, este ramal é tão importante como as redes de acessibilidades previstas para as plataformas logísticas do Poceirão e de Castanheira do Ribatejo.

O parecer final da Comissão Mista de Coordenação do PROT-OVT foi aprovado quarta-feira, numa reunião plenária das 86 entidades que o integram e que fizeram questão de integrar um conjunto de propostas no texto da comissão de redacção.

Fonte: JN
 

·
Bending Realities...
Joined
·
1,905 Posts
Ligar o NAL ao Setil? Bem... só se for para mercadorias para o Norte...
 

·
Moderator
Joined
·
181,397 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Um novo anel ferroviário entre Setúbal e Caldas da Rainha

02.06.2008

Plano Regional de Ordenamento
do Território do Oeste e Vale do Tejo prevê investimentos de mais de
2,8 mil milhões de euros em dez anos


A criação de um anel ferroviário entre o Poceirão (Setúbal) e as Caldas da Rainha, a aposta nas energias renováveis e os efeitos da mudança do futuro aeroporto para Alcochete são as principais novidades da proposta de Plano Regional de Ordenamento do Território (PROT) do Oeste e Vale do Tejo, que hoje entra em inquérito público. O documento estabelece as prioridades de investimento em 33 municípios, onde se estima que sejam aplicados, até 2020, mais de 2,8 mil milhões de euros.

Segundo Fonseca Ferreira, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) de Lisboa e Vale do Tejo, a ideia da ligação ferroviária entre a península de Setúbal e as Caldas da Rainha tem em conta que a implantação do novo aeroporto no sul do Ribatejo vai criar condições para que o desenvolvimento que se concentrava entre a costa e a Auto-estrada do Norte (A1) se estenda para a margem esquerda do Tejo.

"A mudança do aeroporto vai gerar um novo eixo de acessibilidades e de logística, que vai mudar tudo", reconheceu o responsável da CCDR, sublinhando que esse desenvolvimento se fará associado aos portos de Setúbal e de Sines, mas também através de novos eixos de ligação ao litoral.

Corredor mineiro

A criação de um anel ferroviário, para passageiros e mercadorias, que ligue o Poceirão ao novo aeroporto e deste à margem direita do Tejo, melhorando o ramal Vendas Novas-Setil, já existente, será possível com uma nova linha (num antigo corredor ferroviário mineiro) através dos concelhos do Cartaxo e de Rio Maior que ligue à Linha do Oeste, nas Caldas da Rainha. "Terá ainda que haver estudos, mas se se der prioridade à conexão ferroviária, o Vale do Tejo ficará com um eixo potentíssimo, que também permitirá desdobrar a A1 e funcionar como alternativa nas ligações entre Coimbra e o Algarve", defendeu Fonseca Ferreira, acrescentando: "Ao nível ferroviário faz-se a ligação directa entre as linhas do Norte, do Sul e do Leste".

O projecto, apresentado ao Ministério das Obras Públicas, para além de uma redução dos tempos de ligação entre o Norte e o Sul "em 30 minutos", permitirá modernizar o sistema "por razões do CO2 e também de uma deslocalização do eixo de desenvolvimento do litoral para o interior".

Este PROT pretende transformar a região num dos territórios "mais qualificados, atractivos e produtivos" do país. Após 18 meses de elaboração, a decisão de "mudar" o futuro aeroporto da Ota para a zona do campo de tiro de Alcochete obrigou a uma revisão, que demorou três meses.

A proposta final do PROT deve ser entregue para ratificação do Governo em Setembro, para entrar em vigor antes do final do ano. Nessa altura, o Quadro de Referência Estratégico Nacional estará a cinco anos do fim, em 2013. "Já há várias candidaturas em andamento e aprovadas, como as obras de protecção costeira", frisou Fonseca Ferreira, garantindo que haverá condições para lançar novas candidaturas logo que o PROT esteja ratificado.

Fonte: Público
 

·
Bending Realities...
Joined
·
1,905 Posts
Já estou a ver a linha do norte congestionada entre o setil e vale de santarem...
 

·
Bending Realities...
Joined
·
1,905 Posts
10 descendentes e 10 ascendentes?
LOL
Isto não são estradas. :)
Via sextupla ainda vá que não vá, agora 20 vias? :lol:
 

·
Moderator
Joined
·
181,397 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Estava a gozar... mas devem ter que fazer alguma coisa... mesmo todo o ramal do SETIL deverá levar um facelift com umas variantes.
 

·
Bending Realities...
Joined
·
1,905 Posts
Variantes e na volta passar grande parte para via dupla.
 

·
Registered
Joined
·
1,797 Posts
Corredor Mineiro?
Não acredito... O Ramal de Rio Maior vai renascer? e mais!... vai ser completado o projecto original até Caldas da Rainha????

:shocked:

No país onde, para não abrir precedentes, se decretou que nenhum kilómetro de ferrovia encerrada fosse reaberto nem que o JC descesse à terra num OVNI?

Pago para ver! em numerário contado à vista!
 

·
Bending Realities...
Joined
·
1,905 Posts
Não estou a ver a reabrirem o ramal extinto que existia perto do Entroncamento (a sul). Era muito pequeno. Provavelmente será o de Rio Maior já que fazia parte do projecto original. Claro que deverá levar inumeras variantes já que grande parte do canal está "destruido".

Eu não pago para ver, mas espero viver para crer. ;)
 

·
Moderator
Joined
·
181,397 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Claro que vai ser algo a direito... só referiram o ramal para nós termos a noção da direcção :lol:

A abertura deste ramal é algo que nós aqui no fórum já previamos..
 

·
O Terrouriiiiiii...
Joined
·
856 Posts
Claro que vai ser algo a direito... só referiram o ramal para nós termos a noção da direcção :lol:

A abertura deste ramal é algo que nós aqui no fórum já previamos..
Sim o Caldas - Vale de Santarem era algo de previsivel já há alguns anos. a questao era mesmo o quando
 

·
O Terrouriiiiiii...
Joined
·
856 Posts
Estavam a espera que passasses o cheque :lol:
Só se a linha do Oeste fechasse, mas de resto é um daqueles eixos que ressaltava à vista para dar flexibilidade a linha do Oeste renovada
 
1 - 20 of 90 Posts
Top