SkyscraperCity banner

1 - 20 of 2010 Posts

·
Feliz 2020 ;)!
Joined
·
30,636 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Breve resumo da história da Linha do Tua:
Inaugurada em 1887, compreendia o troço Tua-Mirandela e constituiu uma importantíssima obra de engenharia na época, desde a construção de túneis em vales rochosos até criar um degrau, tal como nas vinhas. Em 1906, o troço chegaria a Bragança, uma das mais altas estações da rede ferroviária portuguesa. Era 134 quilómetros em via estreita (900 milímetros).
O desenvestimento foi chegando na década de 1980, dando-se a supressão do troço Mirandela-Bragança em 1991. A linha ficava reduzida a 54 quilómetros, deixando-se uma capital de distrito sem acesso ferroviário. Mais tarde, em 1995, surgiu o projecto da Metro de Mirandela, que visava a reativação de um troço com 4 quilómetros, entre Mirandela e Carvalhais, com exploração das automotoras LRV2000. Em 2001, estas automotoras passaram a realizar o serviço entre Tua e Carvalhais. Cinco anos mais tarde, em 2006, a linha ficou ameaçada com a construção da barragem de Foz-Tua, que a deixaria submersa; o estudo, por enquanto, ainda não saiu do papel, não sendo ainda credível que ali será construída uma barragem. No ano seguinte, em 2007, ocorreu o descarrilamento de um automotora LRV2000, ao quilómetro 7 da linha, resultando em 3 mortos e 2 feridos.


Outros documentos de interesse:

Viagem na Linha do Tua na RTP1

Viagem na Linha do Tua na RTP2

Reportagem sobre a Linha do Tua na SIC

Cavaco Silva e a Linha do Tua


Informação de abertura do thread:

Uma automotora com cinco pessoas a bordo caiu esta tarde ao rio Tua, provocando pelo menos dois feridos. As outras três pessoas encontram-se desaparecidas, adiantou o porta-voz da CP, que não soube precisar as condições em que se encontra a composição.
Em declarações à RTPN, Carlos Madeira adiantou que o acidente ocorreu ao final da tarde entre as estações de Tua e Santa Luzia, envolvendo uma composição do metro de superfície de Mirandela que se encontrava ao serviço da CP.
O responsável soube apenas precisar que a bordo da automotora seguiam três passageiros e dois tripulantes, que viajavam com destino a Mirandela.
Segundo as informações disponíveis, as primeiras pessoas a chegar ao local encontraram duas pessoas feridas, não tendo sido ainda possível apurar o paradeiro das restantes três.
Carlos Madeira não confirmou informações de que o veículo terá caído na zona de uma ponte, nem soube precisar se terá ficado submerso nas águas do rio. A caminho do local está uma outra composição da CP para participar na normalização da circulação.
No local estão já 35 bombeiros das corporações de Alijó e Carrazeda de Anciães, apoiados por onze viaturas. O Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil deslocou também para o local o helicóptero que se encontra estacionado em Santa Comba Dão para retirar do local os feridos.
Carlos Madeira promete que a CP irá realizar um "rigoroso inquérito" às circunstâncias em que ocorreu o acidente.

Fonte: Público, 12/02/07
 

·
Registered
Joined
·
435 Posts
essa deve ser das escarpas menos perigosas que já la vi, ha algumas mesmo abissais e aquele troço logo à saída da estação do Tua com aqueles pequenos túneis e a linha quase suspensa sobre o rio...
 

·
Feliz 2020 ;)!
Joined
·
30,636 Posts
Discussion Starter · #3 · (Edited)
Quatro dos cinco ocupantes da automotora que caiu ao rio Tua, entre as estações de Tua e Santa Luzia, foram já resgatadas, adiantou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real.
Em declarações à Lusa, Guilherme Mamede, comandante do CDOS, revelou que a quinta pessoa já foi localizada e estará em contacto com as equipas de socorro.
A equipa de mergulhadores enviada para o local terá sido dispensada, uma vez que não há indicações de que qualquer vítima no rio, adiantou a mesma fonte.
Carlos Madeira, porta-voz da CP, revelou que, segundo as informações disponíveis, eram apenas três os passageiros que seguiam a bordo da automotora, a que se juntavam dois tripulantes. Dois dos passageiros terão sido rapidamente localizados, mas os outros três só foram encontrados graças à ajuda de um helicóptero, uma vez que o acidente ocorreu numa zona de difícil acesso.
Em declarações à TSF, o presidente da Câmara Municipal de Mirandela, José Silvano, confirmou estas informações, mas disse "não haver certezas" de que a bordo do veículo seguissem apenas cinco pessoas.

Fonte: Público, 12/02/07
 

·
Banned
Joined
·
2,618 Posts
Bom local para fazer filmes de Cowboys.
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
k ideia Barra :sly: pelo k avançam nas noticias é o primeiro acidente nesta linha, felizmente não levava mta gente, infelizmente há mortes a lamentar :( tera havido aluimento e terras?
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Um cadáver já foi resgatado e falta encontrar outros 2...:(
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
O corpo de um dos passageiros do comboio que descarrilou ontem na Linha do Tua foi esta manhã encontrado na margem do rio Tua e encaminhado para o Instituto de Medicina Legal de Mirandela. Duas pessoas continuam ainda desaparecidas e as buscas permanecem no local.
A composição do Metro de Mirandela, ao serviço da CP, descarrilou ontem quando fazia a ligação entre o Tua e Mirandela, arrastando os cinco ocupantes por uma ravina com cerca de 60 metros. Dois feridos foram de imediato resgatados, mas ao fim do dia três pessoas permaneciam desaparecidas: o maquinista, o revisor e um outro funcionário da CP.
O cadáver encontrado esta manhã já foi identificado. Tratava-se do revisor da CP, um homem de 35 anos, residente em Lamego. As buscas continuam no local mas as autoridades receiam que os outros dois desaparecidos também se encontrem sem vida.
 

·
Feliz 2020 ;)!
Joined
·
30,636 Posts
Discussion Starter · #13 ·
É uma desgraça; não digo isto a brincar mas sim a sério. É um momento de profundo pesar, ainda para mais já li textos em que "o fim da Linha do Tua pode ter começado a ser traçado anteontem"... E eu que nunca fiz tal viagem! Não apreciei a beleza desta linha, mas estou vivo!
Fotografias impressionantes do estado da carruagem e das operações de socorro aqui
 

·
Feliz 2020 ;)!
Joined
·
30,636 Posts
Discussion Starter · #15 · (Edited)
A carruagem que ontem caiu ao rio vai ser virada, para apurar se algum dos dois desaparecidos está dentro ou debaixo da composição, anunciou o governador civil de Bragança.
Jorge Gomes explicou que “os mergulhos efectuados no local até ao momento não foram conclusivos” sobre esta possibilidade, pelo que “amanhã de manhã” os técnicos vão tentar colocar a composição na vertical.
Segundo o responsável, que falava à TSF, a operação será conduzida pela Empresa de Manutenção Ferroviária (EMF) e os trabalhos vão começar logo que o material necessário, oriundo de Lisboa, chegue ao local.
Segundo a Lusa, a decisão foi tomada esta tarde, durante uma reunião entre a Protecção Civil, responsáveis autárquicos, o governador civil, a Refer e o Instituto Nacional de Transportes Ferroviários.
A TSF adianta que o perímetro das buscas foi também alargado, estendendo-se até ao rio Douro, onde o Tua desagua, uma vez que se admite que o maquinista e o funcionário da CP que seguiam a bordo tenham sido arrastados pelas águas.
Ao local continuam a chegar mais meios e as buscas deverão contar, a partir de amanhã com o apoio de “cães e especialistas”, que vão percorrer nos botes da Marinha as margens dos dois rios.
No local encontram-se já fuzileiros da Marinha especializados em buscas, efectivos da GNR, da Protecção Civil e de várias corporações de bombeiros da região, apoiados por equipas de mergulhadores.
Para hoje, o governador civil de Bragança garantiu que as buscas vão ser "prolongadas até ao limite", dependendo da visibilidade. Os trabalhos serão retomados o mais cedo possível na manhã de amanhã.
A remoção completa da composição é tida pelas autoridades no local como secundária, mas será feita após esta fase, em que o mais importante é "tranquilizar as famílias dos desaparecidos", adiantou Jorge Gomes.
A automotora, propriedade do Metro de Mirandela ao serviço da CP, descarrilou ontem ao final da tarde quando fazia a ligação entre a estação de Tua e aquela cidade, arrastando os cinco ocupantes por uma ravina com cerca de 60 metros.
Os dois passageiros foram projectados durante a queda e acabariam por ser resgatados ao início da noite, encontrando-se hospitalizados em Vila Real, fora de perigo. Esta manhã, pouco depois do reinício das buscas, as equipas de mergulhadores encontraram o corpo do revisor dentro da composição, permanecendo por localizar os outros dois ocupantes.
Ao que foi possível apurar, a automotora terá sido atingida por uma pedra de grande dimensão, quando passava por uma zona de grande declive, rodopiando antes de se precipitar na ravina.

Fonte: Público, 13/02/07
 

·
Feliz 2020 ;)!
Joined
·
30,636 Posts
Discussion Starter · #20 · (Edited)
Aqui está a prova do aluimento de pedras... Reparem bem naquela que está atrás de um homem... É aterrador!



Fonte: Público, 14/02/07
 
1 - 20 of 2010 Posts
Top