Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 135 Posts

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Alguém me pode dizer quais são as linhas que estão totalmente ou parcialmente sem qualquer tipo circulação, e as parciais de onde a onde?

Obrigado.

·
Moderator
187,250 Posts
Évora - Mora: Metade em ecovia
Evora - Reguengos: Abandonada
Santa Comba Dão - Viseu: projecto de ecovia
Viseu - Sernada (linha do Vouga): projecto de ecovia
Beja - Moura: Abandonada
Ramal de Santarém: projecto
Pinhal Novo - Montijo: Abandonada
Pocinho - Barca D'Alva: Abandonada
Pocinho - Duas Igrejas (Miranda): Abandonada
Torre da Gadanha - Montemor-o-Novo: Abandonada
Vila Real - Chaves: projecto de ecovia
Amarante - Arco do Baúlhe: projecto de ecovia
Guimarães - Fafe: ecovia
Mirandela - Bragança: projecto de ecovia
Valença - Monção - ecovia

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Obrigado Barra.

·
Registered
29,566 Posts
Moro junto do troço Évora-Estremoz e não passa qualquer composição já vai para alguns meses...se é parcial ou definitivo não sei...

Relembro que apenas passava um comboio de mercadorias ida e volta...

·
Registered
20,288 Posts
Há mais linhas abandonadas (ou que nunca foram abertas à circulação...)

Viana/Ponte de Lima
Póvoa/Famalicão
Penafiel/Felgueiras
Penafiel/Entre-os-Rios
Senhora da Hora/Matosinhos
Régua/Lamego
Acesso local em Aveiro (um em bitola larga, outro em bitola estreita)
Serpins...
Maceira/Porto de Mós
Acesso ao Estádio Nacional
Barreiro/Seixal
Beja/Ervidel
Caminho de ferro do Monte no Funchal

·
Banned
1,003 Posts
Évora - Mora: Metade em ecovia
Evora - Reguengos: Abandonada
Santa Comba Dão - Viseu: projecto de ecovia
Viseu - Sernada (linha do Vouga): projecto de ecovia
Beja - Moura: Abandonada
Ramal de Santarém: projecto
Pinhal Novo - Montijo: Abandonada
Pocinho - Barca D'Alva: Abandonada
Pocinho - Duas Igrejas (Miranda): Abandonada
Torre da Gadanha - Montemor-o-Novo: Abandonada
Vila Real - Chaves: projecto de ecovia
Amarante - Arco do Baúlhe: projecto de ecovia
Guimarães - Fafe: ecovia
Mirandela - Bragança: projecto de ecovia
Valença - Monção - ecovia
Acho piada, a solução chamada ecovia serve para tudo, porque está na moda :lol::lol::lol: Mas não imagino muita gente a andar muitas dezenas de Km de bicicleta ou a pé sob o sol tórrido de verão ou sob as geadas de inverno através destas "ecovias". Sabem, o comboio foi inventado para reduzir a dureza destes percursos, e os nossos antepassados eram mais duros e resistentes. Tirando um ou outro turista , em poucos anos estas ecovias serão povoadas por várias espécies vegetais e animais................:lol::lol::lol:

·
Registered
4,279 Posts
Acho piada, a solução chamada ecovia serve para tudo, porque está na moda :lol::lol::lol: Mas não imagino muita gente a andar muitas dezenas de Km de bicicleta ou a pé sob o sol tórrido de verão ou sob as geadas de inverno através destas "ecovias". Sabem, o comboio foi inventado para reduzir a dureza destes percursos, e os nossos antepassados eram mais duros e resistentes. Tirando um ou outro turista , em poucos anos estas ecovias serão povoadas por várias espécies vegetais e animais................:lol::lol::lol:
acho que estás enganado... eu pelo menos vejo que há por aí cada vez mais um interesse pelo btt e desportos e turismo de aventura que procurem este tipo de ecovias. Terão maior sucesso juntos aos aglomerados urbanos do que perdidos no meio do mato, lá isso é verdade... poderao até ser utilizados esporadicamente, mas é sempre uma forma de preservar na memória o que aquilo já foi, e de promover actividades de lazer. No vouga há até projecto de reconversão da estação de Sernada em pousada, para apoiar este tipo de turismo

• Like
Reactions: Marnoto

·
Registered
4,279 Posts

Viana/Ponte de Lima
Póvoa/Famalicão
Penafiel/Felgueiras
Penafiel/Entre-os-Rios
Régua/Lamego
Serpins...
Maceira/Porto de Mós
Barreiro/Seixal
Beja/Ervidel

dessas linhas que tu e o barra mencionaram como abandonadas, ainda há algumas que mantenham os carris ou estações?

a de Barca de Alva e de Miranda até ao pocinho, para não referir outras, davam um belo comboio histórico!

·
Registered
8,668 Posts
ouvi dizer que houve uma linha de comboio que era conhecida por ter uma das maiores subidas do mundo (para um comboio), que tambem foi transformado em ecopista, o que é ridiculo porque nenhum ciclista vai subir aquilo :lol:
tenho pena de nao saber o nome da linha

·
Registered
20,288 Posts
Djou, são muito poucas que eu saiba as que mantêm os carris. Das referidas por mim... nenhuma. Das referidas pelo Barragon uma ou outra ainda os mantêm pelo menos parcialmente, por exemplo Pocinho/Barca d'Alva e Beja/Moura. Quanto às estações há ainda muitas de pé mas a esmagadora maioria está em confrangedor estado de ruína.

·
Registered
916 Posts
ouvi dizer que houve uma linha de comboio que era conhecida por ter uma das maiores subidas do mundo (para um comboio), que tambem foi transformado em ecopista, o que é ridiculo porque nenhum ciclista vai subir aquilo :lol:
tenho pena de nao saber o nome da linha
Poucinho - Moncorvo na linha do Sabor? É a linha portuguesa (sem ser elevador) com maior declive. No meio da subida até tinha uma estação para o comboio parar para arrefecer a máquina.

·
Registered
8,668 Posts
Poucinho - Moncorvo na linha do Sabor? É a linha portuguesa (sem ser elevador) com maior declive. No meio da subida até tinha uma estação para o comboio parar para arrefecer a máquina.
acho que é isso . lembro me me terem falado de arrefecerem a maquina antes.

e agora acho que é (ou querem fazer? ) uma ecopista :lol:

·
Registered
20,288 Posts
^^

Para Viseu sim, integrado nas ligações de alta velocidade. Mas o facto de estar no papel não significa muito... além de poder calar algumas vozes mais incómodas. Para Bragança, nem isso...:eek:hno:

·
Registered
709 Posts
Bragança, Viseu, Vila Real e Portalegre fazem parte da lista de capitais de distrito sem ligação ferroviária de passageiros.
Os únicos troços de linhas desativadas que possuem carris, são:
a) - Linha do Douro (Pocinho-Barca D'Alva);
b) - Linha do Sabor (Pocinho-T. de Moncorvo);
c) - Linha da B. Alta (Figueira da Foz-Pampilhosa);
d) - Linha da B. Baixa (Covilhã-Guarda);
e) - Ramal de Marvão (T. Vargens-Marvão);
f) - Ramal de Portalegre (Portalegre-Estremoz-Évora);
g)- Ramal de Moura (Beja-Moura).

·
Registered
709 Posts

Viana/Ponte de Lima
Póvoa/Famalicão
Penafiel/Felgueiras
Penafiel/Entre-os-Rios
Régua/Lamego
Serpins...
Maceira/Porto de Mós
Barreiro/Seixal
Beja/Ervidel
Existem algumas incorrecções:
a) - O Ramal do Estádio Nacional (L. Cascais) teve circulação de comboios, ainda me lembro.
b) - Póvoa-Famalicão teve comboios até 2000;
c) - Senhora da Hora-Matosinhos, teve via métrica até aos finais da década de 60, com exploração comercial;
d) - todas as restantes tiveram comboios a circular, excepto a Linha Régua-Lamego, que nunca teve carris; o Clero de Lamego, pediu ao Salazar para não ser implementado o comboio, porque explorava uma empresa de camionagem, à época!

1 - 20 of 135 Posts