Skyscraper City Forum banner
1 - 8 of 8 Posts

·
Registered
Joined
·
1,484 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Alguém me sabe dizer se em Portugal para as redes de eléctricos que existem e existiram em Lisboa, Porto, Braga, Coimbra e Sintra, se houve ou houveram mais alguma cidade em Portugal Continental e Ilhas que chegaram a ter algum projecto para a construção de uma rede de eléctricos? Mas que nunca passaram disso mesmo de projectos
 

·
Registered
Joined
·
2,911 Posts

·
Registered
Joined
·
1,484 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Pois sobre o Funchal, já tinha conhecimento que tinha existido uma linha de americanos, pois já vi fotos. Mas não fazia ideia que tinha também sido projectada uma linha de eléctricos. Aliás acho estranho como é que não chegaram a evoluir de carros americanos para os carros eléctricos como aconteceu nas restantes cidades portuguesas que tiveram este meio de transportes.
 

·
Registered
Joined
·
2,911 Posts
Eu creio que a Figueira da Foz tinha planos para um sistema de eléctricos, pois ainda na transição para o século XX ainda teria tramways a vapor, mas depois a rede foi desmantelada.
Actualmente, os sistemas de eléctricos são convencionalmente baptizados de metro ligeiro de superfície, e nesta óptica teríamos os projectos de Leiria, o eixo Algés/Alfragide/Odivelas e Faro que depois do seu anúncio nunca mais se falou deles...
 

·
Registered
Joined
·
2,911 Posts
Outro projecto que nunca foi avante era a linha de tramway (mais para um metro ligeiro) que serviria a Ilha de São Miguel nos Açores :nuts:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Caminho_de_Ferro_de_Ponta_Delgada_às_Furnas_e_à_Ribeira_Grande

Que presentemente serviria, como no passado, a maioria da população da ilha numa rede constituída por uma linha a servir a costa sul, mais um ramal para o norte.
A origem seria em Ponta Delgada, e depois o ramal seguia para Ribeira Grande, e a linha principal após a bifurcação de Pranchinha, seguia para Vale das Furnas. :)
O comboio previsto seria mais parecido com um eléctrico (tramway), pois estava previsto que fosse uma via electrificada desta a sua origem (em 1899! :nuts:).
O projecto nunca foi avante por falta de capitais, como também era invulgar (e ainda hoje é), a construção de ferrovias em ilhas com reduzida dimensão.
Em comparação, nas ilhas de Portugal e Espanha, somente existe um eléctrico em Santa Cruz de Tenerife, e na ilha de Maiorca temos uma linha de metro subterrâneo :nuts: em Palma de Maiorca, e uma linha de comboio urbano :nuts: a ligar esta cidade até Inca ( a segunda maior cidade da ilha), embora tenha restaurado alguns ramais que liguem Inca até as vilas balneares do leste da ilha. :cheers:

Caso fosse construída, a rede ferroviária em São Miguel, presentemente existiria um pequeno prolongamento até ao Aeroporto, e o material circulante seria mais parecido com o Metro do Porto ou do Metro Sul do Tejo.
 

·
Registered
Joined
·
1,484 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Na ilha de São Miguel foi mesmo o projecto de um comboio! Uma das versões que estiveram previstas foi a electrica.
 

·
Registered
Joined
·
2,911 Posts
É bem provável que existam perdidos nos arquivos municipais vários projectos para eléctricos e metros para diversas cidades do país que não passaram de intenções...
Até para linhas de comboio que foram várias vezes projectadas não passaram do papel, existem aos montes.
 

·
Luis M P A N Pereira
Joined
·
11,429 Posts
Não sei se vale, mas em Moçambique houve eléctricos em Lourenço Marques que tinham uma rede de extensão apreciável.
Existiram entre 1904 e 1936 e foram os únicos na África Portuguesa.
Eram apelidados popularmente de Xiguruguru.
Depois de desmantelados vieram os Machimbombos (autocarros) mas nos anos 70 ainda existiam alguns vestígios das linhas.





Imagens: http://4.bp.blogspot.com
 
1 - 8 of 8 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top