Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 27 Posts

·
Banned
11,378 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Olá pessoas.

Estive 3 vezes em Lisboa. Em 2009, 2013 e 2017. Vi essa cidade se renovar...

Em 2009, uma capital de um país já rico, com boa infra-estrutura, mas sem tanta projeção turística e ainda um pouco fechado. 2013, a capital de um país em crise econômica, que tentava se reinventar e se abrir, com o turismo em ascensão, mas com uma população ainda bastante pessimista com relação ao futuro e desanimada com os sucessivos sacrifícios econômicos que vinha fazendo. 2017, a capital de um país reinventado, otimista, lotado de turistas, com vários casarões reformados, muitas ruas e áreas requalificadas e com uma vibe maravilhosa.

Essas fotos são da Lisboa de maio de 2017. Peguei calor em Portugal. Como vai fazer 1 ano que tirei essas fotos pensei: está na hora de postar. Posteriormente, tenho planos de fazer threads de outras cidades portuguesas.

Lisboa é encantadora, é praticamente uma poesia. Fernando Pessoa tinha uma bela fonte de inspiração.

A cidade é lotada de cafés e restaurantes simples e aconchegantes. Tem um cosmopolitismo interessante, é a mais diversa de Portugal, sem dúvidas. Tem cabo verdianos, ucranianos, angolanos... Os brasileiros vêm lotando a cidade a cada dia, mas Lisboa já conseguiu virar um melting pot de culturas muito mais amplo. Franceses, espanhóis, japoneses, alemães, americanos, chineses e até turcos e árabes. No centro histórico de Lisboa, se vêm todas as línguas convivendo. E eu, como herdeiro direto da lusitanidade, não poderia deixar de me orgulhar.

Lisboa é também uma cidade completa, nem grande demais, nem pequena demais. Tem tudo que uma cidade internacional possui, num tamanho relativamente pequeno. A área metropolitana da cidade, entretanto, é bem grande, o que lhe confere, de fato, ares de metrópole.

As fotos começam no dia 1.

Agradecimentos ao forista ambiente_2008 que nos encontrou no final da tarde para dar uma volta.

Vamos as fotos. Começo com as do avião, ao aterrar (como dizem os portugueses) em Lisboa. Começando pela região da Costa da Caparica (zona metropolitana de Lisboa)

Imagens da cidade, propriamente dita.

Dando uma voltinha pelo bairro alto. Região turística. Bairro bastante antigo e vibrante. As calçadas chegam a ficar engarrafadas de gente. A noite neste bairro ferve. Durante o dia, também é lotado de turistas, músicos de rua, mesinhas, cafeterias e movimento de pessoas.

Praça do Rossio. Centro de Lisboa.

Campo das Cebolas. Renovado.

Praça da Figueira, Centro de Lisboa.

Monumento dos Restauradores.

Grande Salvador Sobral, ganhador da Eurovision, orgulho nacional. Naquele mês de maio, a cara dele e da sua irmã estavam estampadas em todos os lugares de Lisboa. Só se falava neles.

Praça Marques de Pombal. O centro financeiro lisboeta. Onde fica a única agenda do Banco do Brasil no país.

Aqui é o alto do Parque Eduardo XII, conhecido como Jardim Amália Rodrigues. Estava movimentado. Pessoas tomando sol.

Apesar do sol, para um carioca, por causa da ventania que estava lá em cima, estava frio, então eu estava de casaco. :D

Saída do Starbucks Coffee do El Corte Inglés.

Por do sol na cidade, vista da região leste.

Agitação noturna no Cais do Sodré.

CONTINUA...

·
Banned
11,378 Posts
Discussion Starter · #2 ·
EXTRA - DIA 1.

As fotos estão reunidas em duas pastas. Portanto, faltou uma complementação dos lugares mostrados no dia 1.

Mostro aqui, primeiramente, a Rua Augusta: a principal rua turística e de comércio de Lisboa.

Que vem a desembocar na imponente e à beira mar (ou beira rio :D ), Praça do Comércio.

Mais uma rua do centro histórico.

Restaurantes e bares movimentados.

A incrível Avenida da Liberdade, a principal da cidade, e provavelmente uma das mais arborizadas também.

Complementação da região do Jardim Amália Rodrigues.

CONTINUA (DIA 2)...

·
Banned
11,378 Posts
Discussion Starter · #3 · (Edited)
DIA 2

Continuando o passeio pela cidade, por outras direções.

Começamos dando uma passada no Centro Comercial Amoreiras e fomos a pé da Praça Marquês de Pombal até lá. Uma boa caminhada em ladeira, mas tava um vento ameno fez ficar até agradável. Eu, as usual, de casaco. :D

Intervenção urbana.

Fomos de ônibus ao Palácio Real da Ajuda, um dos muitos palácios da antiga família real portuguesa.

Jardim botânico da Ajuda

Descemos por uma rua do Bairro da Ajuda até chegar na região dos deliciosos pastéis de belém (comer alguns :D) e do Mosteiro dos Jerônimos.

Mosteiro dos Jerônimos

Jardins do entorno: bairro de Belém

De lá, pegamos o trem e fomos até a orla do Rio Tejo, conhecer novo museu, MAAT

CONTINUA...

·
Banned
11,378 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Boa coleção de fotos Leo. Faltou a nossa foto no bairro alto. :lol: (melhor não colocar:lol::lol::lol: já tínhamos bebido um pouco...)
:lol:

Poxa, mas foi bem pouco mesmo.

Só bebi uma caipivodka no bar de brasileiros lá.

Valeu pelo passeio e pelo tour ambiente! :eek:kay:

Léo, sinto-me passeando junto com você!

Ainda não conheço Lisboa, mas até o final do ano que vem, se Deus quiser, irei visitá-la.
Você vai gostar Osmar. Lisboa é uma cidade surpreendente. Pessoalmente é ainda mais bonita que nas fotos, devo admitir. :)

·
Banned
11,378 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Ótimas fotos! Adorei o thread.

Mas ô, me engana não, hein, isso aqui é claramente Madri

:lol:

Parece bastante :p
Verdade. :)

Bem, quase enganei que é Madrid, mas as pedras portuguesas denunciam. rs Inclusive eu passei uma tarde em Madrid e a semelhança de algumas avenidas com a Avenida da Liberdade impressiona. Pretendo fazer um thread de Madrid também.

Foto do Paseo Del Prado, em Madrid.

·
Banned
11,378 Posts
Discussion Starter · #14 · (Edited)
Continuando nossa caminhada pela bela capital portuguesa, seguimos mais pelo centro histórico: o Chafariz do Carmo, o Miradouro de São Pedro de Alcântara (ambos no Bairro Alto) e a vista da região do Chiado, mais especificamente, do elevador de Santa Justa.

Bairro do Chiado.

Chafariz do Carmo.

Vistas da região do Chiado, a partir do Elevador de Santa Justa.

Miradouro de Dom Pedro de Alcântara e entorno, no Bairro Alto.

CONTINUA...

·
Registered
1,459 Posts
Fiz um mochilão há umas semanas pela Europa, passei por várias cidades e, sem dúvidas, Lisboa foi minha favorita. Linda, acolhedora, clima bom, ótimos preços... Deu vontade de morar... Estou lutando e me planejando pra isso, inclusive. <3

·
Banned
11,378 Posts
Discussion Starter · #16 · (Edited)
Bela Lisboa..e belas fotos, Leo!

Saudade da terrinha, viu? Vendo o thread, deu mais ainda!

Obrigada por compartilhar..

bjks
Obrigado Déa. Ao fazer este thread e rever as fotos, também fico com muitas saudades da terrinha rs.

Belas imagens de Lisboa, uma das capitais europeias mais belas, adoro Lisboa ao nível da rua!
Sim, ao nível da rua Lisboa é um mimo. Uma cidade linda mesmo.

Impressionante! Muito linda e bem cuidada! Adorei Lisboa!
Sim. A capital portuguesa surpreende muita gente, pelo cuidado e pela beleza.

1 - 20 of 27 Posts