SkyscraperCity banner

1 - 20 of 159 Posts

·
Moderator
179,823 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)

Anjos é uma freguesia portuguesa do concelho de Lisboa, com 0,48 km² de área e 9 738 habitantes (2001).

Densidade: 20 372,4 hab/km².

História

A Freguesia dos Anjos nasceu em 1147 e nessa época era considerada a segunda Freguesia de Lisboa, sendo a Primeira a Freguesia de Santa Cruz do Castelo, sendo originária das freguesias s de Santa Justa e Rufina. No Séc. XVI, e no tempo do Cardeal D. Henrique, a Freguesia de Santa Justa foi dividida originando as actuais Freguesias de Anjos, Arroios, Pena, São José, São Sebastião da Pedreira e Socorro.

A Revista Municipal confere o aparecimento desta freguesia, que na altura era Paroquia, em 1564/69 e como sede escolheu-se uma capela, que por tal foi considerada de Matriz. Esta tratava-se de uma pequena Igreja com a invocação de “ Os Santos Anjos”, de onde teve origem o actual nome da Freguesia.

Em 1755, quando o terramoto devastou a cidade de Lisboa, os Anjos sofreram enormes devastações nas suas edificações dando origem a muitas barracas e dando também origem a novos arruamentos. Ainda no ano de 1755 e como consequência do terramoto, foram executados os larápios que se apoderavam dos haveres dos sinistrados, no actual Largo de Santa Barbara, antes conhecido por Largo das Fontainhas, pois brotava água de vários pontos e esta servia para regar os campos que época existiam ali.
Pelo Final do Séc. XIX deram inicio às edificações de três bairros: o Bairro Andrade, o Bairro de Inglaterra e o Bairro das Novas Nações (antigo Bairro das Colónias).

O bairro Andrade Situa-se nas traseiras da Igreja dos Anjos, sendo a abertura da Avenida D. Amélia, actualmente Avenida Almirante Reis, decisiva para a concretização deste Bairro e foi fundado pelo proprietário de terrenos localizados na zona de nome Manuel Gonçalves Pereira de Andrade, que deu às ruas os nomes das mulheres da sua família.

O Bairro de Inglaterra integra as colinas da Penha de França, teve anteriormente o nome de Bairro de Brás Simões, comerciante da Praça de Lisboa e proprietário das terras onde se instalou. O nome foi alterado aquando da I Grande Guerra e as ruas pertencentes são a Cidade de Cardiff, Cidade de Manchester, Cidade de Liverpool, Poeta Milton e Poeta Newton.
O Bairro das Novas Nações, com nome de Bairro das Coloniais até ao 25 de Abril de 1974, tem como nome dos arruamentos as antigas províncias portuguesas em África. Começou a ser construído em 1930 no sítio da Charca, tendo esta designação entrado em desuso para se chamar Bairro das Colónias em 1967. este Bairro integra as ruas de Angola, Cabo Verde, Guiné, Ilha do Príncipe, Ilha de São Tomé, Macau, Moçambique, Timor e Zaire, e também a Praça das Novas Nações.

Com a Implantação da Republica, a Câmara projecta a abertura de uma Avenida que atravessa os Anjos. Assim sendo, a Avenida D. Amélia teve lugar à Avenida Almirante Reis.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anjos_(Lisboa)

http://www.jfanjos.pt/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1

·
Moderator
179,823 Posts
Discussion Starter · #4 · (Edited)
Fotos de 04.2010

Zona Central de Anjos

Largo do Conde Pombeiro - Fronteira com a Freguesia da Pena

Calçada do Conde Pombeiro

Avenida Almirante Reis

Largo de Santa Bárbara - Fronteira com Arroios

Bairro Andrade

Rua Andrade

Rua Palmira

Rua Maria Andrade

Rua Palmira

Rua Maria

Rua do Forno do Tijolo

Rua Heliodoro Salgado - Fronteira com Penha de França

Rua Angelina Vidal - Fronteira com Penha de França

Rua Maria da Fonte

Bairro das Colónias

Rua do Zaire

Rua de Angola

Praça das Novas Nações

Rua de Moçambique

Rua da Guiné

Rua da Ilha de São Tomé

Rua da Ilha do Príncipe

Rua de Moçambique

Rua de Macau

Rua de Timor

Rua do Zaire

Rua de Angola

Bairro de Inglaterra

Rua de Manchester

Rua Cidade de Liverpool

Intendente

Rua Maria da Fonte - Junto ao Mercado do Forno do Tijolo

·
Registered
2,315 Posts
Código...condução era no Rego!

Mas uma vez o meu carro foi para um oficina na Rua de Liverpool, por conta do Seguro do fulano que me bateu...realmente aquilo é uma confusão...:nuts:

·
Portugal
13,718 Posts
Boa!

Onde tens nas ultimas fotos Rua Maria da Fonte, não é Rua da Bombarda?

Gosto particularmente do Edificio do Leão. :banana::lol:

E pronto... lá se foi o meu almoço indiano!:bash:

·
Profissional da desordem
4,994 Posts
Boa foto-reportagem.
Fez-me lembrar várias alturas distintas.
Secundário quando ia jogar para um campo que se vê numa das fotos. Aquilo agora já tem piscinas e tudo.
Lembro-me que tinhamos treino aos domingos ás 9h00 da manhã, inesqueciveis os vizinhos furiosos ... :lol:
Os meus exames da carta de condução foram como os do AG. Código nos Anjos e condução no Rêgo. :)
O Bairro das Colónias e as moças da Universidade. :drool:
O Martim-Moniz/Intendente nos primeiros anos de trabalho, em que quando levava o carro só havia lugar na rua que hoje está interdita ao trânsito.
Ao fim da tarde lá tinha de pedir com jeitinho que elas saissem de cima do capot ... :nuts:
:lol:

·
Moderator
179,823 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Então cresceste na zona :yes:

Gostei do Bairro das Colónias e de Inglaterra. O Bairro Andrade tem alguns patos, mas mesmo assim está melhor que a zona do Intendente. A zona a Poente da Almirante Reis ficou pouco explorada. Fica para uma próxima.

·
Moderator
179,823 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Boa!

Onde tens nas ultimas fotos Rua Maria da Fonte, não é Rua da Bombarda?

Gosto particularmente do Edificio do Leão. :banana::lol:

E pronto... lá se foi o meu almoço indiano!:bash:
Não sei, é a continuação da Maria da Fonte, mas vou ver noutros mapas.

Gostas é do Leão.. pintado de Azul :lol:

O almoço indiano fica de pé, já que não fui ao Intendente mesmo :yes:

·
Profissional da desordem
4,994 Posts
Então cresceste na zona :yes:

Gostei do Bairro das Colónias e de Inglaterra. O Bairro Andrade tem alguns patos, mas mesmo assim está melhor que a zona do Intendente. A zona a Poente da Almirante Reis ficou pouco explorada. Fica para uma próxima.
Não própriamente.
Andava era muito de um lado para o outro.
Sim, falta ali parte do Intendente, onde há mais histórias para contar :lol:

1 - 20 of 159 Posts