Joined
·
196,430 Posts

Anjos é uma freguesia portuguesa do concelho de Lisboa, com 0,48 km² de área e 9 738 habitantes (2001).
Densidade: 20 372,4 hab/km².
História
A Freguesia dos Anjos nasceu em 1147 e nessa época era considerada a segunda Freguesia de Lisboa, sendo a Primeira a Freguesia de Santa Cruz do Castelo, sendo originária das freguesias s de Santa Justa e Rufina. No Séc. XVI, e no tempo do Cardeal D. Henrique, a Freguesia de Santa Justa foi dividida originando as actuais Freguesias de Anjos, Arroios, Pena, São José, São Sebastião da Pedreira e Socorro.
A Revista Municipal confere o aparecimento desta freguesia, que na altura era Paroquia, em 1564/69 e como sede escolheu-se uma capela, que por tal foi considerada de Matriz. Esta tratava-se de uma pequena Igreja com a invocação de “ Os Santos Anjos”, de onde teve origem o actual nome da Freguesia.
Em 1755, quando o terramoto devastou a cidade de Lisboa, os Anjos sofreram enormes devastações nas suas edificações dando origem a muitas barracas e dando também origem a novos arruamentos. Ainda no ano de 1755 e como consequência do terramoto, foram executados os larápios que se apoderavam dos haveres dos sinistrados, no actual Largo de Santa Barbara, antes conhecido por Largo das Fontainhas, pois brotava água de vários pontos e esta servia para regar os campos que época existiam ali.
Pelo Final do Séc. XIX deram inicio às edificações de três bairros: o Bairro Andrade, o Bairro de Inglaterra e o Bairro das Novas Nações (antigo Bairro das Colónias).
O bairro Andrade Situa-se nas traseiras da Igreja dos Anjos, sendo a abertura da Avenida D. Amélia, actualmente Avenida Almirante Reis, decisiva para a concretização deste Bairro e foi fundado pelo proprietário de terrenos localizados na zona de nome Manuel Gonçalves Pereira de Andrade, que deu às ruas os nomes das mulheres da sua família.
O Bairro de Inglaterra integra as colinas da Penha de França, teve anteriormente o nome de Bairro de Brás Simões, comerciante da Praça de Lisboa e proprietário das terras onde se instalou. O nome foi alterado aquando da I Grande Guerra e as ruas pertencentes são a Cidade de Cardiff, Cidade de Manchester, Cidade de Liverpool, Poeta Milton e Poeta Newton.
O Bairro das Novas Nações, com nome de Bairro das Coloniais até ao 25 de Abril de 1974, tem como nome dos arruamentos as antigas províncias portuguesas em África. Começou a ser construído em 1930 no sítio da Charca, tendo esta designação entrado em desuso para se chamar Bairro das Colónias em 1967. este Bairro integra as ruas de Angola, Cabo Verde, Guiné, Ilha do Príncipe, Ilha de São Tomé, Macau, Moçambique, Timor e Zaire, e também a Praça das Novas Nações.
Com a Implantação da Republica, a Câmara projecta a abertura de uma Avenida que atravessa os Anjos. Assim sendo, a Avenida D. Amélia teve lugar à Avenida Almirante Reis.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anjos_(Lisboa)
http://www.jfanjos.pt/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1