SkyscraperCity banner

61 - 80 of 158 Posts

·
You may call me Lamp...
Joined
·
11,734 Posts
Prefiro arranjadinha para turista ver, do que ao abandono e decadência. Não somos todos nós turistas dentro do nosso pais?
 

·
Portugal
Joined
·
13,718 Posts
Nem todo o turista gosta daquilo que é impingido. Muitos gostam de escolher o que querem, e de fazer turismo por zonas não turisticas. Eu por exemplo.:lol:

Para mim, quem quer conhecer uma vila portuguesa eu nunca levaria a Obidos, porque soa a artificialidade. A verdadeira vila portuguesa são as pessoas que a fazem. Ao se chamar a um local descaracterizado significa que já não é igual ao antigamente e isso é o normal. Em cada época vive-se com a sua própria moda. Aquilo que não se pode alterar e se mantem para turista ver é um museu, soa a artificialidade. Eu não sou adepto desse estilo, mas respeito quem seja.
 

·
You may call me Lamp...
Joined
·
11,734 Posts
Claro que isso agora depende dos gostos de cada um.

Eu por exemplo, já gosto de Óbidos, acho que a recuperação que fizeram foi excelente e só trouxe beneficios para a população local, e para quem como eu gosta de ver terras tão bonitas como Óbidos.

Agora também depende do conceito de turismo que cada um queira utilizar.
 

·
You may call me Lamp...
Joined
·
11,734 Posts
Mas não é preferivel assim do que estar ao abandono, como muitas aldeias de Portugal começam a ficar, com casas tipicas antigas a cair de podre?
 

·
You may call me Lamp...
Joined
·
11,734 Posts
Certo. Mas para haver vida, as condições tem de ser melhoradas, e o turismo é uma forma de incentivo ao melhoramento dessas condições.
 

·
Portugal
Joined
·
13,718 Posts
Vamos lá ver uma coisa, no Castelo basta reabilitar as casas e fica tudo bem. As casas têm vida, e a vida desses moradores não fica condicionada pelo facto de ter havido reabilitação.

Obidos é suposto ser uma vila rural. A febre de tornar num museu é tão grande essas vilas rurais que os moradores deixam de ter vida rural. Trabalham todos no turismo, a partir daí a vila automaticamente torna-se artificial. Depois espalham pelas vilas uns caixotes de lixo cheios de design, que diga-se, de rural têm muito!!!
O que eu defendo é que haja vida nas localidades, a partir do momento que há vida, a tipicidade vem por acrescimo, não podemos é impor ás pessoas um estilo de vida ultrapassado porque os turistas gostam.

Já vi pessoas comentarem que os bairros historicos estão bonitos e merecem ser visitados, "mas é pena as pessoas que habitam esses bairros que dão mau aspecto" aos turistas. Os bairros populares de Lisboa sem os seus habitantes tipicos, dexam de ser populares! Tão tipico é a janela de guilhotina como é a varina a vender peixe na rua.
 

·
You may call me Lamp...
Joined
·
11,734 Posts
Mas estás a comparar 2 realidades diferentes, uma urbana e outra rural. Claro que também preferia que as coisas fossem da maneira que as descreves, mas em zonas rurais, sabes das dificuldades que as pessoas tem, a agricultura pouco lhes dá, o governo pouco ajuda nesse sentido, e as pessoas, os mais jovens, tem tendência para procurar uma vida melhor na grande cidade. Talvez o turismo seja uma forma de tentar inverter essa tendência. Exemplos de vilas e aldeias desertas não faltam por ai.
 

·
Portugal
Joined
·
13,718 Posts
Sim é verdade. Mas não acho correcto obrigar as pessoas a terem a casa assim ou assada porque é o tipico. As pessoas não querem ser peças de museu para serem visitadas, querem ter acesso ao conforto e a um estilo de vida actual.
É que quase só falta poderem escolher a maneira como as pessoas têm que mobilar as casas. Dizerem que não podem ter um sofá de pele e este tem que obrigatoriamente ser de pau e palhinha, etc...
Uma pessoa num desses locais até está proibida de ter uma antena parabólica! Se quiser canais estrangeiros está obrigada a aderir à tvcabo da zona, mesmo que não goste dessa empresa ou que não tenha os canais que deseja.

Hoje há uma homogeneidade de gostos das pessoas, sejam rurais ou urbanas. As pessoas dos meios rurais tambem querem e têm direito a ter o mesmo conforto das pessoas do meio urbano, não têm que estar obrigadas a viver numa casinha de assoalhadas minimas porque é o tipico. O tipico era no tempo da pobreza e da incerteza, e felizmente esses tempos já lá vão, e quem os viveu não quer regressar a eles.
 

·
You may call me Lamp...
Joined
·
11,734 Posts
Acho que não é uma questão de obrigação, é mesmo poder de compra. É o que acho na maior parte dos casos.
 

·
You may call me Lamp...
Joined
·
11,734 Posts
São naturalizados :D
 
61 - 80 of 158 Posts
Top