Skyscraper City Forum banner
41 - 60 of 293 Posts

·
Portugal
13,718 Posts
O PDN é uma renovação urbana. Mudou-se o uso. Era uma zona de industria pesada e pasou a ser de lazer/habitacional.

A Gentrificação parte do princípio manter o mesmo tipo de edificios mas alterá-los de modo a ficarem finos para os novos frequentadores. Exemplo: Pateo Bagatela. Um bairro de luxo onde antes era uma vila operária. Mantiveram as fachadas mas alteraram as casas por dentro, porque não eram bem ao gosto de pessoas finas!!!:lol:

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Se reabilitarem o Forte para um local de visita, já não é um espaço morto.

·
Moderator
187,315 Posts
Discussion Starter · #46 ·
Excelente Barra!

Foste a ruas em Xabregas que desconhecia, e que belos edificios encontraste. Gostei de ver que alguns levaram pelo menos uma pintura exterior. Mas muito há para fazer numas das áreas de Lisboa menos conhecida, mas bonita.

O Convento de Xabregas, nas últimas 3 fotos, pertence ao IEFP. Os Serviços Centrais que estavam localizados num edificio na Av. José Malhoa foram transferidos na totalidade para o Convento de Xabregas, onde estavam antes os Armazéns Centrais do IEFP.

A minha mãe trabalhou largos anos nesse no edificio do Convento de Xabregas, quando era puto e não tinha escola ia com ela para lá. Lembro-me de corres os corredores quase todos do Convento, e já na altura de admirar os belos azulejos que estavam no seu interior, as escadarias largas, entre outras coisas. Agora já está tudo muito diferente. Tenho pena de não ter fotos do seu interior, se fosse hoje...
Que engraçado :yes: pelo menos o convento agora tem lá alguma coisa... só não há muito estacionamento.

Ainda falta uma zona antiga e bonita :pepper:

·
Portugal
13,718 Posts
O bairro da Madre Deus tem já gentrificação, à medida que as casas vão sendo postas à venda. Mas quando é gradual não é gentrificação. Gentrificação é quando é radical. De repente expulsa-se os antigos moradores e põe-se outros a viver lá, que nada têm a ver com aqele meio.

41 - 60 of 293 Posts