SkyscraperCity banner
1 - 20 of 64 Posts

·
Moderator
Joined
·
181,470 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Câmara de Lisboa promete resgatar ruas, jardins e miradouros do abandono

20.05.2008

Presidentes de junta do PCP e do PSD abandonaram cerimónia "de propaganda política"

Imagina a engarrafada Av. Duque d"Ávila cheia de gente sentada em esplanadas? Praticamente sem trânsito? Com passeios avantajados onde novos e velhos possam passear à vontade lado a lado, sem esbarrar uns nos outros? Esta e outras visões foram ontem apresentadas pela Câmara de Lisboa, numa cerimónia destinada a mostrar os projectos de requalificação dos espaços públicos da cidade até 2011.

"Chegámos ao limite do abandono do espaço público e do espaço verde", admite o vereador dos Espaços Verdes, José Sá Fernandes. Opinião partilhada pelo vice-presidente da autarquia, Marcos Perestrello: "Hoje não é possível subir a Av. Fontes Pereira de Melo até ao Saldanha sem sair do passeio" - porque ele nem sempre existe. "Isto não pode acontecer num país europeu", reforçou Perestrello, há nove meses responsável pelos espaços públicos e pelo trânsito da cidade.

As mais de duas centenas de intervenções prometidas para ruas, jardins e miradouros não convenceram, no entanto, os presidentes de junta comunistas e sociais-democratas, que acabaram por abandonar a cerimónia logo no seu início. Alegam ter sido convidados para uma reunião de trabalho, e não para uma acção "de propaganda política, que contempla obras a realizar já no próximo mandato", sobre as quais asseguram não ter sido "informados nem ouvidos". Mais: a maioria PS-BE "enganou os cidadãos", quando ontem apresentou como seu "trabalho desenvolvido na anterior gestão camarária", que era "laranja".

Sá Fernandes não nega ter "aproveitado sem complexos" projectos antigos de reabilitação - mas que nunca, até hoje, foram concretizados, e que ele se propõe levar a cabo com prazos definidos. Já a ideia de ligar os parques entre si através de percursos para peões e bicicletas é nova e partiu de si, frisa o autarca. Tal como a implantação de mais quiosques-bar nas zonas verdes da cidade.

E assegura que antes de anunciar o vasto programa ouviu os presidentes de junta. "Nenhuma das obras prioritárias que lhe apresentei foi contemplada", contrapõem autarcas como o social-democrata do Alto do Pina.

Fonte: Público

Alguém sabe de mais alguma coisa? renders dos projectos?
 

·
Moderator
Joined
·
181,470 Posts
Discussion Starter · #2 · (Edited)
Novos caminhos para os habitantes andarem a pé ou de bicicleta na cidade

20.05.2008

Rendas vão subir


Sempre a pedalar. De Monsanto ao Parque Eduardo VII. Da mata de Alvalade a Chelas, e daqui ao Parque das Nações. De bicicleta e também a pé.

O projecto dá pelo pomposo nome de "Rede e percursos cicláveis", e consiste em abrir caminhos onde peões e ciclistas possam andar à vontade. E em ligá-los uns aos outros cidade fora. Caminhos rasgados nos espaços verdes, mas também no meio da malha urbana, como na Av. do Brasil, onde o Hospital Júlio de Matos se abrirá aos amantes dos transportes não poluentes para que estes possam chegar à Quinta das Conchas e ao Parque Periférico, no Lumiar.

Ontem os responsáveis camarários prometeram melhoramentos para cada uma das freguesias da cidade, da requalificação total do Parque Eduardo VII - Estufa Fria incluída - à colocação de WC na Alameda Keil do Amaral, em Monsanto. A transformação radical da Av. Duque d"Ávila (ver texto acima) não ficará pronta antes de Agosto de 2009, altura em que deverá também ficar pronto o parque urbano da Quinta da Granja, em Benfica. Por essa altura prevê-se que os lisboetas possam usufruir dos seus miradouros devidamente arranjados: Nossa Senhora do Monte, Graça, Monte Agudo, Penha de França, Santa Luzia e Torel.

A autarquia quer ainda criar, igualmente em 2009, um percurso entre Santa Catarina e o Jardim Botânico, passando pela Academia das Ciências e pelo antigo liceu Passos Manuel, bem como um "corredor patrimonial turístico" entre o Jardim do Torel, no topo da colina, e o Ateneu, na rua do Coliseu.

Ainda no meio urbano há a destacar a promessa de requalificação da Praça Paiva Couceiro, na Penha de França, que passará a contar com um parque infantil, e do Largo da Trindade, com ajuda financeira da Santa Casa da Misericórdia, que aqui tem a sua sede. Daqui partirá um percurso até ao Largo do Carmo e às futuras esplanadas do quartel do Carmo. Na cidade dos escritórios salienta-se o arranjo da Av. Fontes Pereira de Melo, onde até já o vereador dos espaços públicos notou a ausência de continuidade dos passeios. No Saldanha os passeios serão alargados e neles serão plantados jacarandás - mas nunca antes de 2010, apesar de o projecto desenvolvido pelos técnicos camarários estar datado de 2005.

Atrasada está também a abertura da praça situada nas traseiras da estação ferroviária do Rossio, o Largo Duque de Cadaval, ao que diz o município por questões ligadas à recepção da obra, pronta há vários meses. O vereador Sá Fernandes equaciona a possibilidade de aqui colocar uma esplanada. Já o vizinho Rossio sofrerá apenas melhorias na iluminação. Subindo até à Av. da Liberdade, onde deverão ser implantados oito quiosques de restauração, segue-se o jardim da Praça da Alegria cuja recuperação está marcada para o primeiro trimestre de 2009.

Noutra ponta da cidade, entre a Ajuda e o Restelo, o Parque dos Moinhos de Santana tem o seu alargamento prometido igualmente para o primeiro trimestre de 2009. E como nem só de parques se faz a cidade, a autarquia quer requalificar com áreas verdes o caminho que acompanha a Segunda Circular. A.H.

Tem duas explicações o milagre da multiplicação de quiosques em parques e jardins que a câmara quer operar. Em primeiro lugar dão jeito: ir passear às zonas verdes não pode querer dizer andar à sede e à fome. Em segundo lugar rendem dinheiro a uma autarquia falida: no centro da cidade o valor mensal de uma destas concessões pode ultrapassar os dez mil euros. Vão ser instalados dois tipos de quiosques: os "bizantinos", um modelo tradicional usado por exemplo em Santos, e os contemporâneos, de linhas direitas.

Ao todo serão instalados 32 novos quiosques e sete restaurantes. E actualizadas as rendas dos antigos.

Fonte: Público
 

·
Registered
Joined
·
21,083 Posts
oh.. é isto?.. só vi no título Lisboa | Câmara promete

..pensei que tinham prometido pagar o que devem.. :lol::lol:
 

·
Registered
Joined
·
2,174 Posts
Acho muita fruta :|

"Quando a esmola é muita o pobre desconfia". E neste caso de caminhos de bicicletas e ligações de espaços verdes o lisboeta é mesmo pobre.

Acredito quando vir estas intervenções a andar.
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
o largo do Camões deve estar 1 mimo com os jacarandás em flor a constrastar com o amarelo do edificio da GNR e o branco da fachada do convento :drool:
 

·
O Prof Godin
Joined
·
6,654 Posts
Barragon; said:
Novos caminhos para os habitantes andarem a pé ou de bicicleta na cidade


Rendas vão subir[/I]


Ao todo serão instalados 32 novos quiosques e sete restaurantes. E actualizadas as rendas dos antigos.

Fonte: Público
…lá está a fatalidade de uma formação…um advogado é sempre um advogado…

…e subir as rendas claro…

…porque te metes tu sapateiro, a querer tocar rabecão…
 

·
Registered
Joined
·
7,667 Posts
Estes pseudo projectos é sempre muita parra, mas pouca uva.. :|

A Câmara está tecnicamente falida.. paguem antes aos desgraçados dos pequenos fornecedores.. :eek:hno:
 

·
braaaap all day!
Lss911
Joined
·
4,714 Posts
Continuo a achar manifestamente insuficiente o que é proposto ao nível das pistas para velocípedes (claramente estou a tirar o código!:lol:) mas de resto, a ser cumprido, parece-me muito bem!
Ainda ninguém teve a coragem de pegar na cidade e oferecê-la aos ciclistas que neste momento não têm lugar sequer para existir!
 

·
President and CEO
Joined
·
17,578 Posts
Se isto se concretizar é muito bom. Afinal de contas Lisboa merece um aspecto mais cuidado.
 

·
Registered
Joined
·
2,174 Posts
pensava que a CML não tinha dinheiro.. lol
^^ Pois......:dunno: por isso é que acho muita fruta.

No entanto acho que o truque está nos novos 32 quiosques e 7 restaurantes bem como no aumento das rendas dos que já lá estão. Devem ser eles quem em última análise acabam por patrocinar esta brincadeira.

No entanto eles também serão os beneficiados por isso......é justo.
 

·
Metro Lisboa
Joined
·
8,505 Posts
^^ Pois......:dunno: por isso é que acho muita fruta.

No entanto acho que o truque está nos novos 32 quiosques e 7 restaurantes bem como no aumento das rendas dos que já lá estão. Devem ser eles quem em última análise acabam por patrocinar esta brincadeira.

No entanto eles também serão os beneficiados por isso......é justo.
Também há umas quantas obras pagas pelo Casino de Lisboa, as Estradas de Portugal, o Metropolitano, a Valorsul, a GEBALIS, a EPAL etc..

Um documento da camara que explica isso:

http://www.cm-lisboa.pt/?id_item=16200&id_categoria=11
 

·
Hugs are always free
Joined
·
4,910 Posts
Agora bão arranjar as ruas e os jardins e os passeios dos mouros???
Mais inbestimento em Lisboa!!! :eek:hno:
Quando é que esta bergonha acaba? :D
 
1 - 20 of 64 Posts
Top