SkyscraperCity banner

21 - 40 of 471 Posts

·
... com piri-piri!
1,168 Posts
Cemitério do Alto de São João

Lisbon got two fantastic cemitérios...

The other "oasis of silence" in the middle of Lx:
Cemitério do Alto de São João

Anybody in there? :D

·
turquia | türkiye
1,645 Posts
para aqueles que têm mais paciência e de forma a poderem entender melhor os símbolos, a simbologia, o significado das coisas.. cá vão alguns elementos presentes nas lápides:

- alcachofras;
- archotes;
- ouroboro;
- tíbia;
- acácias;
- compasso;
- delta;
- fio da vida;
- espada;
- tesoura;
- colunas (há também aquela que está interrompida..quase a supor a vida que deixou de existir);
- pomba;
- asas;
- fio de prumo;
- gadanha;

entre muitos outros objectos épicos e alusivos à ideia de eternidade, ressurreição, "não esquecimento".

·
Registered
7,667 Posts
O cemitério dos prazeres, vale sempre a pena uma visita, para além de um mero cemitério, é um conjunto impressionante de obras de arte da arquitectura, e onde estão sepultados grandes vultos da cultura, política e vida social portuguesa.. e depois tem umas vistas para o tejo que uiui..

Ter um túmulo do Luigi Manini deve ser algo.. maldito sejas Monteiro Milhões! :lol:

Bom thread moya!

·
turquia | türkiye
1,645 Posts
Excelente trabalho, Moya.
Não tiveste medo? :)
medo? não. foi muito agradável, era um abrir de boca :)o) constante. eu fui lá mesmo para ver os símbolos presentes nas lápides, esculturas, etc.
numa disciplina que temos na univ., o professor tinha mostrado imagens do cemitério para analisarmos.. e fiquei com vontade de descobrir por mim ainda mais símbolos e relacioná-los com as inscrições nas lápides por exemplo. é impressionante mesmo.

e claro, a vista sobre o tejo é qualquer coisa...

;)

·
Home, sweet home
10,754 Posts
medo? não. foi muito agradável, era um abrir de boca :)o) constante. eu fui lá mesmo para ver os símbolos presentes nas lápides, esculturas, etc.
numa disciplina que temos na univ., o professor tinha mostrado imagens do cemitério para analisarmos.. e fiquei com vontade de descobrir por mim ainda mais símbolos e relacioná-los com as inscrições nas lápides por exemplo. é impressionante mesmo.

e claro, a vista sobre o tejo é qualquer coisa...

;)

Sim, as vistas são fantásticas! :)
Fizeste um excelente trabalho. :applause:
O cemitério é riquíssimo. Belíssimas obras de
arte. Simbolos curiosos também.

·
turquia | türkiye
1,645 Posts
não sei se repararam nesta imagem:

como podem observar, esta sepultura é uma mesa de carpintaria e foi tudo feito ao pormenor. o vidro é que já está consideravelmente em mau estado, mas deixo-vos aqui mais uma ou outra imagem:

(isto é que era amor ao trabalho! até na morte levamos connosco a nossa profissão)

olhem só para o detalhe das ferramentas..

só a título de curiosidade e porque as coisas não são feitas ao acaso:

cá em cima temos representada uma ampulheta - a queda eterna do tempo (lamartine); o resultado do ciclo humano: a morte. para enaltecer ainda mais estas características, acopladas a ela estão um par de asas, o símbolo máximo da libertação, do deixar ir, do voar. por baixo, uma gadanha faz-nos esclarecer ainda mais que esta pessoa partiu, a sua vida foi "ceifada".

ou ainda,

são imagens que provavelmente observamos mas nem sequer pensamos no significado delas.

aqui podem ver um ouroboro (ou uroboro), que morde a própria cauda, representando por isso um ciclo que se fecha: a passagem do ser terrestre para o celeste! lá dentro, uma alcachofra, símbolo da ressurreição.

·
Home, sweet home
10,754 Posts
Vi há tempos um documentário da National Geografic sobre um país africano, onde os mortos eram enterrados em caixões desenhados e produzidos de acordo com a sua profissão. Então enterravam-se pescadores dentro de peixes, taxistas em carros, sapateiros dentro de sapatos...
Cultura muito curiosa.

Estava londe de pensar que em Portugal pudesse haver algo do género.
Gostei da ideia! :eek:kay:

21 - 40 of 471 Posts