SkyscraperCity Forum banner

Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021

3114 Views 28 Replies 11 Participants Last post by  beiraltense



Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021


"Temos todo um investimento preparado até 2021, que estimamos em 26 milhões de euros", disse, na sexta-feira, o vereador, especificando que o investimento se destina a "equipamentos, seja na beneficiação ou requalificação".

Falando em números, o vice-presidente da autarquia elencou na altura que "223 mil pessoas praticam regularmente atividade física desportiva nas instalações da cidade" e que a Câmara apoiou 89 clubes em 2015, valor que aumentou para 118 clubes no ano seguinte.

"Entre 2012 e 2017, a Câmara Municipal de Lisboa apoiou os clubes da cidade em 4,2 milhões de euros", acrescentou.
https://www.jn.pt/desporto/interior/lisboa-e-a-capital-europeia-do-desporto-2021-8944404.html
let the dump begin
1 - 20 of 29 Posts
não é dificil com a quantidade de equipas que vem num campeonato qualquer desde nacionais, a distritais de diversas modalidades, de atletas que vêm de varios sitios até do estrangeiro a provas avulsas, e praticantes amadores.
Não são os Jogos Europeus de que falaste, Fidalgo, mas já é um começo para, quem sabe, voos maiores :| :)
obvio. se Lisboa começar a apetrechar-se terá melhores hipoteses
  • Like
Reactions: Gorky
223 mil? Por ano?

Penso estar-se a referir a praticantes regulares e não é de todo descabido este número.
A CML perde o vereador do desporto em ano da capital europeia do desporto. Tudo dito sobre este executivo, a piada faz-se sozinha 😂
A CML perde o vereador do desporto em ano da capital europeia do desporto. Tudo dito sobre este executivo, a piada faz-se sozinha 😂
Entretanto o vereador que ia ficar com o pelouro do Desporto diz que foi um equívoco porque o Desporto não tem nada a ver com o Ambiente e o pelouro afinal vai ser do Presidente da Câmara.

Medina anunciou em reunião que Sá Fernandes ficava com Desporto. Vereador diz que foi "equívoco"
Presidente da câmara anunciou oficialmente que Sá Fernandes passaria a acumular pelouros da "Higiene Urbana e Desporto". Vereador diz que foi "equívoco", mas não se manifestou na reunião.

23 mar 2021, 08:30


José Sá Fernandes tem os pelouros do Ambiente, Clima e Energia, Estrutura Verde e, agora, também Higiene Urbana.

Com a saída de Carlos Castro do executivo da câmara municipal de Lisboa foi necessário nomear novo vereador e redistribuir pelouros. Celeste Correia participou na primeira reunião do executivo na condição de vereadora a 24 de fevereiro e, nessa mesma ocasião, João Gonçalves Pereira quis saber qual o destino das pastas que Carlos Castro tutelava e quais as funções da nova vereadora. Numa clara resposta, Fernando Medina indicou que os pelouros do “Regimento de Sapadores Bombeiros, da Proteção Civil e no âmbito da direção municipal de economia” ficariam nas mãos de Miguel Gaspar e “Higiene Urbana e Desporto para José Sá Fernandes”. Presente na reunião, José Sá Fernandes não se manifestou, nem corrigiu Medina, mas diz agora ao Observador que essa hipótese “nunca esteve em cima da mesa” e que tudo não passou “de um equívoco do presidente”.

Nem o facto de este ano Lisboa ser a Capital Europeia do Desporto terá convencido o vereador responsável pelas questões do ambiente a assumir a pasta. Fonte oficial da autarquia confirma ao Observador que o pelouro do Desporto está com Fernando Medina e não com Sá Fernandes, como havia sido anunciado publicamente durante a reunião de câmara.
“Não fazia sentido, não tem nada a ver com ambiente. Higiene Urbana sim e já tive esse pelouro anteriormente”, diz ao Observador José Sá Fernandes que desconhecia que a pasta tivesse acabado nas mãos de Fernando Medina.
Já Celeste Correia assume nestes últimos meses de mandato os pelouros dos Animais e de Marketing e Comunicação, segundo fonte oficial da autarquia ao Observador. Por atualizar estão ainda as informações disponíveis no site da autarquia, com os pelouros deixados por Carlos Castro ainda sem vereador atribuído.

Fonte: Medina anunciou em reunião que Sá Fernandes ficava com Desporto. Vereador diz que foi "equívoco"
  • Like
Reactions: kidrauhl
O desporto está bem entregue 💪
1258349
O desporto está bem entregue 💪
View attachment 1258349
Até lhe dá jeito, se houver actividades presenciais pode ir para a propaganda argumentando que tem o pelouro do desporto 😂
Lisboa vai construir equipamento desportivo para pessoas com deficiência

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou hoje, por unanimidade, uma proposta que visa a construção ou adaptação de um equipamento vocacionado para a prática desportiva de crianças, jovens e adultos com deficiência.
Lisboa vai construir equipamento desportivo para pessoas com deficiência


21:55 - 18/03/21 POR LUSA
PAÍS LISBOA

O documento, discutido em reunião privada da autarquia, já tinha sido apresentado pela vereação do PCP no final do ano passado, no dia em que se assinalou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e tendo em conta que Lisboa é Capital Europeia do Desporto este ano.
"Este conjunto de efemérides mais do que assinaladas pontualmente devem deixar marcas no desenvolvimento da cidade", salientou o vereador do PCP Jorge Alves, durante a apresentação da proposta, acrescentando que é "possível e desejável a construção de um equipamento desportivo" que "tenha caraterísticas especiais na medida em que seja possível a prática das diversas atividades desportivas pela pessoa com deficiência".
O autarca referiu na ocasião que os atletas portadores de deficiência só podem praticar a atividade desportiva nos "poucos pavilhões" que existem, que "não são dedicados" e "ainda por cima só podem" treinar "quando todos os outros atletas deixaram os espaços livres".
Alguns espaços só estão disponíveis "a meio da manhã ou a meio da tarde", situação incomportável para quem tem uma atividade profissional, e "a partir das "oito, nove da noite", horário que não é compatível com o serviço de apoio à mobilidade da autarquia.
"Os praticantes desportivos com deficiência são constantemente confrontados com barreiras que lhes condicionam o acesso às instalações desportivas que não cumprem as normas técnicas sobre acessibilidades definidas na legislação em vigor, e até pela desvalorização da sua participação desportiva", salienta a proposta.
De acordo com o documento, a Câmara de Lisboa, presidida por Fernando Medina (PS), deve também requalificar as instalações desportivas municipais que ainda não cumprem o regime de acessibilidade previsto na lei e apoiar as coletividades e associações, "através de meios financeiros adequados, para a reabilitação e requalificação das suas instalações desportivas e sedes sociais".
Na reunião de hoje, a autarquia aprovou, igualmente, por unanimidade, o lançamento do concurso público para a construção de um pavilhão desportivo no Parque das Nações, no valor de 3,3 milhões de euros.
O equipamento, constituído por um pavilhão desportivo e uma sala de ginástica e dança, vai localizar-se na Escola Básica Integrada Parque das Nações e, além, de dar resposta aos alunos, pode ser utilizado, "em horário pós-letivo, pela população e pelos clubes desportivos locais", refere o texto da proposta.

Fonte: Lisboa vai construir equipamento desportivo para pessoas com deficiência
  • Like
Reactions: Gorky
Pela primeira vez, Lisboa vai receber a etapa mundial da Premier League de Karaté, entre 9 e 11 de abril. Este evento vai enriquecer o programa da Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021.

Lisboa recebe qualificação de karaté para Tóquio'2020

Portugal vai receber um torneio olímpico de qualificação de karaté, em Lisboa, de 09 a 11 de abril, em substituição da competição prevista para Rabat, em Marrocos, adiada para outubro devido à pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.

Lisboa recebe qualificação de karaté para Tóquio'2020

11:26 - 09/03/21 POR LUSA
DESPORTO JOGOS OLÍMPICOS

"Embora todas as partes envolvidas tenham feito um grande esforço para realizar a competição, a federação mundial [WKF] foi forçada a adiá-la devido ao impacto da epidemia de covid-19", informou o organismo internacional sobre o torneio marroquino.
Na impossibilidade do torneio marroquino decorrer antes do encerramento da fase de qualificação, como aconteceu com o seu adiamento, a WKF recorreu a uma prova de substituição, pelo que Lisboa passa a estar incluída no apuramento para Tóquio2020.
O circuito de torneios de categoria superior, denominado de Premier League, será retomado na sexta-feira em Istambul, na Turquia, quase um ano após a última prova, que foi disputada em Salzburgo, na Áustria), em 28 de fevereiro de 2020.

Fonte: Lusa e Notícias ao Minuto
Que façam primeiro um complexo desportivo com pista de atletismo em Santarém por exemplo, capital de distrito (convém relembrar), pois de momento fora as piscinas, não há nada. Em 2021, isto revela bem o quanto Portugal ainda vive numa ótica de centralização de recursos. O país só fica a ganhar se a discrepância em termos de infra-estruturas e ofertas culturais, educação e transportes, for menor. E já agora, antes pensar numa expansão da rede do metro de Lisboa, porque não ligar Viseu à rede CP, reconstruindo um estação. Cidade que a final é a maior da Europa sem ser servida por comboio 🤯. Sou lisboeta, mas antes de tudo português, e um país saudável é um país equilibrado.
LOL Mais um flop do género Capital Verde
  • Like
Reactions: kidrauhl
Que façam primeiro um complexo desportivo com pista de atletismo em Santarém por exemplo, capital de distrito (convém relembrar), pois de momento fora as piscinas, não há nada. Em 2021, isto revela bem o quanto Portugal ainda vive numa ótica de centralização de recursos. O país só fica a ganhar se a discrepância em termos de infra-estruturas e ofertas culturais, educação e transportes, for menor. E já agora, antes pensar numa expansão da rede do metro de Lisboa, porque não ligar Viseu à rede CP, reconstruindo um estação. Cidade que a final é a maior da Europa sem ser servida por comboio 🤯. Sou lisboeta, mas antes de tudo português, e um país saudável é um país equilibrado.
Temos um complexo desportivo em Rio Maior. 🙂
  • Like
Reactions: Abroad and Barragon
Um bocado parvo manter isto num ano em que as pessoas mal podem estar juntas, e em que tudo o que é desporto não profissional, não pode ocorrer.

A entidade que gere isto, devia adiar por 1 ano isto...

mas pronto.
  • Like
Reactions: kidrauhl
Um bocado parvo manter isto num ano em que as pessoas mal podem estar juntas, e em que tudo o que é desporto não profissional, não pode ocorrer.

A entidade que gere isto, devia adiar por 1 ano isto...

mas pronto.
Como seria uma barraca de propaganda e sem qualquer consequência palpável, mesmo numa situação normal, manter os planos até lhes dá jeito. Assim dizem que, se não fosse a pandemia, seria memorável. Políticos sendo políticos.
1 - 20 of 29 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top