SkyscraperCity banner

81 - 100 of 105 Posts

·
Registered
Joined
·
268 Posts
Lisboa se tivesse a sério sobre isto da capital verde, acabava com a Padre Cruz como via rápida. Promovia um perfil 3x3 (com faixa Bus de cada lado) com separador central, mas com estacionamento, prédios, comércio "para a avenida", como a Almirante Reis ou Avenida da República. Aproveitava e demolia aquele viaduto horrível junto ao estádio do Sporting na entrada de Telheiras... É uma via que corta completamente ao meio aquela malha urbana entre Telheiras e Lumiar, Lumiar e Lumiar, Lumiar e Calçada.
 

·
Registered
Joined
·
8,108 Posts
A Av. Padre Cruz já tem via BUS de cada lado e não estou a perceber de que viaduto falas, só se for o que liga a avenida ao Campo Grande e o qual faz basicamente 99% do propósito dessa avenida lol
Quanto a alterar o perfil, não se pode andar a alterar o tipo de via só porque se apetece. A Av. Padre Cruz sempre funcionou como uma espécie de via rápida e continuará a haver necessidade dessa configuração enquanto não se arranjar uma alternativa para escoar o seu trâfego.
 

·
Registered
Joined
·
268 Posts
Já existe alternativa no Eixo Norte Sul e Linha Amarela do metro. E a avenida continuaria com 3x3 para cada lado, portanto poderia ser uma avenida e não uma via rápida. Pelo menos ali no Lumiar, aquilo não faz sentido, dividir daquela maneira a freguesia.
 

·
Registered
Joined
·
8,108 Posts
Eu sou apologista do caminho contrário, de tornar aquilo ainda mais numa autoestrada de forma a reduzir o trânsito que se gera nos cruzamentos. O Eixo Norte-Sul acaba por não ser uma real alternativa tendo em conta que ele próprio já tem os seus problemas. Neste caso quantos mais desnivelamentos melhor, aliás, se possível integrava-se toda a ligação até ao Campo Grande na A40.
119667
 

·
Registered
Joined
·
8,108 Posts
A minha ideia não é pôr mais vias mas desnivelar os cruzamentos de forma a garantir uma maior fluidez, os próprios transportes públicos acabariam por beneficiar disso.
 

·
Registered
Joined
·
7,815 Posts
deviam sim era acabar com estas auto estradas e torna-las mais urbanas e acessiveis

é ridiculo ter estradas a cortar zonas residenciais ao meio e que seja impossivel para um peao ir para uma rua a poucos metros de distancia.

ter bairros rodeados de auto estradas e obrigar peoes a dar estas voltas é uma das causas para a dependencia do automovel nas nossas cidades:

122740


ja ha ali o eixo norte sul ao lado a fazer o mesmo percurso sem cruzamentos e exclusivo para automoveis, portanto isto deveria ser uma avenida para todos , e isso inclui peoes, ciclistas e transportes publicos

se o eixo norte sul ja está cheio esse ja é outro problema, que é a falta de eficiencia no uso do espaco do automovel.
mas entao a solucao nao é certamente criar mais espaco e dependencia do automovel como essas solucoes criam
 

·
Registered
Joined
·
8,108 Posts
Mesmo estradas tipo autoestrada não necessitam necessariamente de cortar bairros, podem muito bem fazer como na CRIL e cobrir a autoestrada de forma a permitir facilmente as ligações pela superfície.
 

·
Registered
Joined
·
7,815 Posts
belo exemplo a CRIL, que mesmo onde vai semi enterrada cortou quintais ao meio e deixou a malta com vista para um muro :D
 

·
Registered
Joined
·
8,108 Posts
Fazer como a CRIL mas como deve ser claro e não a barbaridade dos quintas cortados sim 😅
Além de que aqui nem terias um caso semelhante porque existe espaço lateral em toda a avenida (ali na entrada do Lumiar é relativamente apertado mas acabarias por reorganizar a superfície e economizar espaço).
 

·
Registered
Joined
·
992 Posts
Atrevo-me a dizer que o futuro das cidades passa precisamente por esconder as autoestradas e semi autoestradas em cut n cover. Não é realista achar que as vias rápidas vão desaparecer, mas não há motivo para que elas andem cá por cima a rasgar cidades e bairros ao meio.

Mas lá está... a guita é que...
 

·
Registered
Joined
·
8,108 Posts
Os túneis também oferecem uma forma fácil de modernizar as infraestruturas subterrâneas e de as tornar mais fáceis de manter. Em vez de teres esgotos, linhas de fibra, linhas elétricas, etc, a andar por debaixo do chão de forma quase aleatória e com apenas umas tampas de acesso a cada x metros, poderias perfeitamente colocar tudo isso num compartimento do túnel, basicamente um túnel técnico ao lado ou por debaixo do túnel rodoviário, permitindo que toda a extensão das linhas técnicas estivesse facilmente acessível.
 

·
Registered
Joined
·
10,447 Posts
um tunel é mais facil manter do que uma via a céu aberto? fiquei confuso..

sabes que esses túneis técnicos também podem existir sem necessitar de um túnel rodoviário certo?
 

·
Registered
Joined
·
8,108 Posts
É mais fácil de manter toda a infraestrutura de rede de esgotos e telecomunicações se tiveres este tipo de acesso a ela. E sim obviamente que os túneis técnicos podem ser feitos em qualquer situação, mas desta forma era basicamente um 3 em 1, resolvias os problemas à superfície, criavas mais espaço de fruição pelo público e melhoravas a organização do subsolo.
 

·
Registered
Joined
·
576 Posts
Fica fantastico! Deviam fazer mais paredes verticais ate 2 m de altura em muitos edificios. Pode ser que ajudem a reduzir a merda dos graffiti!
 
81 - 100 of 105 Posts
Top