Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 37 Posts

·
Registered
Joined
·
4,669 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Um projecto central na reabilitação da frente ribeirinha

Na frente ribeirinha de Lisboa, a poucos minutos do Parque das Nações, desenvolve-se um novo condomínio que enquadra toda a estrutura pré-existente do denominado Convento do Beato (Norte) e se afirma como um dos mais importantes projectos de reabilitação
urbana da capital.

Implantado num terreno com mais de hectare e meio, o espaço foi projectado para acolher um condomínio privado exclusivo e contempla sete edifícios residenciais, resultado de uma reabilitação cuidada de construções com mais de um século.

Integrando o próprio Convento do Beato, que se manterá como um reconhecido centro de eventos, o projecto inclui um total de 71
residências únicas e uma extensa área privativa, com zonas verdes e vários equipamentos comuns.

Uma oferta completa e variada

O projeto junta 8 edifícios, 6 de cariz maioritariamente Residencial, 1 de Serviços/ Comércio/Indústria e o Convento do Beato
(Centro de Eventos) que inclui uma antiga Igreja desactivada.
Totalmente independentes, os edifícios variam entre 2 e 6 pisos acima do solo. Todos eles aliam a linha arquitectónica clássica do início do século XX com um estilo depurado e contemporâneo.

O projecto de reabilitação arquitectónica é da autoria do RISCO, um atelier com intervenção em projectos de referência nos mais diversos sectores, a exemplo da Expo’98, Centro Cultural de Belém, Estádio do Dragão, Altis Belém Hotel ou Hospital da Luz.

Habitação
Os 6 edifícios residenciais, todos eles com entradas próprias, oferecem uma área total de habitação de cerca de 12.000m2 distribuídos por 55 apartamentos de tipologias variadas.
Embora privilegiando os T2 e T3, em linha com a tendência registada pela procura, o projecto contempla também lofts, T1, T4 Duplex eT4+1 Triplex. As áreas variam entre os 52m2 até e os 295m2 ou mesmo 470m2 (T4 Duplex).

Empresas Criativas
O edifício destinado a Serviços (Comércio ou Indústria) prevê a reabilitação de cerca de 1.600m2 distribuídos por 4 fracções com áreas dos 146 aos 716 m2, edificando espaços de grande valor estético adequados à instalação de empresas de índole criativo (designers, arquitectos, publicitários, etc.).

Centro de Eventos
Com uma excelente notoriedade o “Convento do Beato” é o denominador comum de todo o projecto. Reabilitado, com a possibilidade de expansão para a antiga Igreja adjacente, é um equipamento que já hoje proporciona um rendimento garantido. O Projecto conta ainda com francas zonas exteriores (cerca de 7.900m2) e dois parques de estacionamento autónomos, um para a Habitação com 103 lugares e outro para o Centro de Eventos com 96 lugares.
Para mais informações e fotos: http://www.rockbuilding.com/en/projectos/convento-beato-residencias/

Documento em PDF: http://www.rockbuilding.com/contents/projects/convento-do-beato-residncias.pdf

Aqui ficam alguns screenshots:









 

·
Moderator
Joined
·
17,969 Posts
O Beato é um bairro esquecido mas com bastante potencial, principalmente por estar ainda em estado bruto e ter muitos edifícios interessantes.
 
  • Like
Reactions: RomeuSilva

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Ia ficar fantástico (pelo menos por fora...):drool:
 

·
Registered
Joined
·
9,910 Posts
Tudo isto é bem vindo. Principalmente se não estragar o que existe.

Agora a mania dos condominios privados no meio de uma cidade :eek:hno:
 

·
Registered
Joined
·
1,139 Posts
Vamos lá ver se fazem uma reabilitação como deve ser e se não vem tudo a baixo e não ficam só paredes...
 
1 - 20 of 37 Posts
Top