SkyscraperCity Forum banner

Lisboa está ao nível das grandes capitais europeias?

10758 Views 129 Replies 35 Participants Last post by  dvf
Em primeiro lugar, sou do Porto, adoro esta cidade e não a trocava por nada. Msm assim tb gosto de Lisboa. Mas quando comparo a nossa capital com as capitais gigantes da europa central ou msm com outras cidades (londres, paris, berlim, hamburgo, manchester, entre outras...) acho-a mt pequena e insignificante. Atenção não é para iritar os lisboetas, e sei que lisboa tem sitios fantasticos que n se encontram em mais lado nenhum e acho-a uma cidade linda. é claro que a capital é ate certo ponto proporcional ao tamanho do pais, a população, a importancia economica, mas lisboa é minuscula se comparada com as cidades acima referidas. msm madrid, o maior centro economico da peninsula iberica, é bem maior. Mas noto que a nossa capital tem falta de internacionalidade e de prestigio, mts coisas parecem replicas baratas de caracteristicas de outras cidades europeias, mas que nunca gozam da msm fama e da msm qualidade.

mais uma vez sublinho que não pretendo denegrir lisboa, cidade que conheço bem e gosto, so pensei em abrir esta discussão pq seria interessante, na minha opiniao. espero um debate constructivo e não ataques pessoais Lol
See less See more
1 - 20 of 130 Posts
^^ Hamburgo e Manchester são mais pequenas que Lisboa... e não são capitais.

As que referiste são capitais de grandes países referentes ao G8... logo com poder económico.

De qualquer forma Lisboa nada deve a qualquer cidade europeia do mesmo tamanho e é referida muitas vezes bem melhor que cidades maiores.

Basta estares atento aos estudos que se fazem, tanto empresariais como de turismo para não teres a ignorância de dizer que Lisboa é insignificante.. Concerteza que no teu dicionário conseguirás encontrar outros adjectivos.

Bem vindo :eek:kay:
See less See more
Mto bem PortoNuts!

sim em comparaçao com cidades europeias... como disse o Barra.. quantidade não é qualidade :)

Bem-vindo ao forum! :eek:kay:
See less See more
bem vindo ;)

enfim, lisboa esta como esta devido a sua politica e devido aos seus suburbios demasiado extensos..
Este thread não é para aqui. Deve ir para o Majestic.
Eu acho é que estás a assumir o município, actualmente com menos de 500mil habitantes... à área directa.

A zona envolvente a Lisboa rossa mais ou menos os 3 milhões de habitantes (tal como a do Porto, aliás).

Nesse sentido, Lisboa nada deve em tamanho a outras cidades. Madrid é apenas o dobro de Lisboa. Roma é mais pequena que Lisboa. E muitas cidades situam-se entre Madrid e Lisboa. Ou seja, são maiores que Lisboa mas pouco maiores.

Posso dizer-te que a maior área urbana da U.E é:
1ºParis - 11M
2º Londres - 9M
3º Madrid - 6M

vendo o TOP3, e vendo que Lisboa rossa os 3M, não me parece que seja uma cidade de tamanho insignificante. E neste universo de grandes cidades, não são só as capitais dos respectivos países que entram em jogo. Cidades como Milão, Barcelona, Porto, Frankfurt, Rotardão, Manchester, Marselha, Birmimgam, etc... são outras grandes cidades da Europa. Nenhuma delas propriamente minúscula comparada por exemplo à maior de todas, Paris. Londres por exemplo tem uma área populacional de influencia directa (apesar de ser muito mais conhecida) apenas o triplo de Lisboa ou Porto, com áreas envolventes a rondar os 3M. Sendo Londres a cidade que tu sabes, não me parece que o TRIPLO seja assim muito. :eek:kay:

agora se disseres que Lisboa tem 497mil, e Londres 9milhoes... ai a diferença ja eh muita. mas essa nao eh a realidade. a CITY OF LONDON tem menos de 200mil habitantes, a GREATER LONDON a que rossa os 9M. E se é a GREATER LONDON que entra no pacote, tambem tem que ser qualquer outra GREATER (nome-da-cidade) a entrar, e não simplesmente o município.
See less See more
so queria rectificar alguns pontos. primeiro, sim paris tem a maior area urbana mas londres tem a maior área metropolitana (não é a msm coisa), com 13 milhões de habitantes. a de paris tem 11 milhões efectivamente. além disso, a população dos municipios tb difere. o municipio de londres (e n me refiro a city of London que é minuscula) tem 7 milhões e o municipio de paris tem 2,5 milhões. não é invenção minha, dados simples retirados de uma pesquisa.

eu acho preferivel falarmos somente de areas metropolitanas. e parece-me que alguns pensam que eu estava a tentar rebaixar lisboa, mas não. agora não tentem po-la ao nivel de uma grande capital europeia, pq não tem a msm importancia economica, nem a msm pujança das cidades referidas.

alem disso daniel, conheço roma relativamente bem e sim o centro historico n é maior do que o de lisboa, mas a verdade é que roma tem 5 milhões de habitantes. quando eu disse que lisboa não tinha significado no contexto europeu não foi no sentido de a desprezar. apesar de lisboa estar mt bem colocado em varios aspectos (conferencias, turismo, entre muitas...) acho que nc consegui ter o msm brilho de outras capitais msm de paises que não são propriamente potencias mundias (veja-se o caso de praga ou viena). pela ultima vez e para não ser repetitivo:eek: objectivo não é criticar lisboa!!)
See less See more
Não se pode esperar que um país com a dimensão geográfica e económica de Portugal tenha uma mega-cidade ao nível de Londres ou Paris, aliás, não há nenhum outro país de dimensão parecida à nossa que possua uma cidade assim. Por exemplo, Suécia, Austria, Republica Checa, Holanda têm todos capitais mais pequenas que Lisboa.
Por mim, é dez mil vezes perferivel ter uma capital modesta mas com a carisma de Lisboa do que uma megalopole como Moscovo.
See less See more
…o centro histórico de Lisboa é muito grande…está é como está…

…agora o desenvolvimento das grandes cidades europeias, para além de uma experiência em boa parte fracassada, deu-se no pós guerra…enormes arrabaldes periféricos para alojar as pessoas…
PortoNuts; said:
so queria rectificar alguns pontos. primeiro, sim paris tem a maior area urbana mas londres tem a maior área metropolitana (não é a msm coisa), com 13 milhões de habitantes. a de paris tem 11 milhões efectivamente. além disso, a população dos municipios tb difere. o municipio de londres (e n me refiro a city of London que é minuscula) tem 7 milhões e o municipio de paris tem 2,5 milhões. não é invenção minha, dados simples retirados de uma pesquisa.

eu acho preferivel falarmos somente de areas metropolitanas. e parece-me que alguns pensam que eu estava a tentar rebaixar lisboa, mas não. agora não tentem po-la ao nivel de uma grande capital europeia, pq não tem a msm importancia economica, nem a msm pujança das cidades referidas.

alem disso daniel, conheço roma relativamente bem e sim o centro historico n é maior do que o de lisboa, mas a verdade é que roma tem 5 milhões de habitantes. quando eu disse que lisboa não tinha significado no contexto europeu não foi no sentido de a desprezar. apesar de lisboa estar mt bem colocado em varios aspectos (conferencias, turismo, entre muitas...) acho que nc consegui ter o msm brilho de outras capitais msm de paises que não são propriamente potencias mundias (veja-se o caso de praga ou viena). pela ultima vez e para não ser repetitivo:eek: objectivo não é criticar lisboa!!)
…Viena…foi só a capital do Império Austro-Húngaro…estuda um bocadinho de história, antes de dizer disparates…
See less See more

acho que nc consegui ter o msm brilho de outras capitais msm de paises que não são propriamente potencias mundias (veja-se o caso de praga ou viena). pela ultima vez e para não ser repetitivo:eek: objectivo não é criticar lisboa!!)
insignificante não é rebaixar ... :eek:hno:

De resto é o que o professor diz.. vai estudar um pouco de história e vê também estudos actuais.
See less See more
sim eu sei que viena foi a capital do império austro-húngaro e é já agora uma cidade fabulosa! so pq eu entrei agora para o forum não precisam de me tratar como se eu não soubesse nada ok? o que eu disse foi que viena não tem propriamente a dimensão de londres ou paris, estava a tentar equipara-la a lisboa em tamanho. alias a austria ate tem menos população do que portugal...

mas pronto já vi que toda a gente ta a tentar deturpar o que eu digo. Epa não sabem interpretar o que digo e ainda dizem que eu digo disparates...interessante

de qualquer modo, cumprimentos a toda a gente!
See less See more
Também se não aceitares críticas, é impossível existir uma discussão saudável :eek:kay:
Lisboa foi a capital do império Português bem maior que o Austro hungaro! Embora em epocas diferentes!....

Mas como lisboa n deixa de ser Portugal e como Portugal nunca muda os tempos passam e o sebastianismo fica e nós esperamos esperamos ate que isto mude!

O nosso azar e q os fundos da ue vao acabar e uma boa parte deles vao ser aplicados em 3 grandes investimentos TGV, Aeroporto alcochete, Ponte Chelas Barreiro!

Nao e que eu axe que nao se deva ser feito, mas concentrar todos os grandes investimentos,ditos progetos ancora, numa mesma area de influencia vai acentuar ainda mais a desigualdade e a clivagem presente no nosso pais. Lisboa, que e bem mias rica que a media europeia vai ficar ainda mais, e o Porto empobrecido vai continuar a lamentar os fundos e convenhamos com alguma razao. Embora eu seja apologista q a região do porto deve deixar de se lamentar e procurar meios para ser autosuficiente nao dependendo do cafés q se tomam no terreiro do paço. Caso contrario o Porto podera quixar-se de Lisboa, mas sera obrigado a olhar pa dentro e criticar-se tambem.

tenhu dito!
See less See more
PortoNuts; said:
sim eu sei que viena foi a capital do império austro-húngaro e é já agora uma cidade fabulosa! so pq eu entrei agora para o forum não precisam de me tratar como se eu não soubesse nada ok? o que eu disse foi que viena não tem propriamente a dimensão de londres ou paris, estava a tentar equipara-la a lisboa em tamanho. alias a austria ate tem menos população do que portugal...

mas pronto já vi que toda a gente ta a tentar deturpar o que eu digo. Epa não sabem interpretar o que digo e ainda dizem que eu digo disparates...interessante

de qualquer modo, cumprimentos a toda a gente!
…sê bem vindo PortoNuts…não leves a mal o "tratamento" mas nós aqui estamos habituados aos discursos descabidos da "gente do Porto"…ao que, parece que tu não foges muito…é uma cultura que eu conheço bem, pois estudei lá…trabalhei lá e continuo a ir lá bastante…

…peço-te que tenhas isto em consideração…ou que só metas os teus postes nos threads no Porto (seja lá o que é que aqui se considera por Porto) ou nos threads do Norte…sempre estás em casa…porque com o orgulho e a arrogância dos portuenses podemos nós bem…

…Portugal é um país demasiado pequeno para esses bairrismos exacerbados…deem-se por contentes por a cidade se ter desenvolvido um pouco, com um cheiro a europa…imagina que vivias em Malhada Sorda…

…mas estuda a história da Europa, antes de voltares a falar do império Austro-Hungaro…pelo menos informa-te da dimensão e da importância do que foi o "centro do mundo" no século XVII/XVIII/XIX…
See less See more
Telmo_Maia_Portugal; said:
Lisboa foi a capital do império Português
… Lisboa, que e bem mias rica que a media europeia vai ficar ainda mais, e o Porto empobrecido vai continuar a lamentar os fundos e convenhamos com alguma razao. Embora eu seja apologista q a região do porto deve deixar de se lamentar e procurar meios para ser autosuficiente nao dependendo do cafés q se tomam no terreiro do paço. Caso contrario o Porto podera quixar-se de Lisboa, mas sera obrigado a olhar pa dentro e criticar-se tambem.

tenhu dito!
…pois acho muito bem que acabes com a eterno lamento, e que sigas as tuas próprias palavras…vives na segunda cidade portuguesa e, seguramente, desconheces a realidade do que é e como se vive em Portugal…
See less See more
Lisboa foi a capital do império Português bem maior que o Austro hungaro! Embora em epocas diferentes!....

Mas como lisboa n deixa de ser Portugal e como Portugal nunca muda os tempos passam e o sebastianismo fica e nós esperamos esperamos ate que isto mude!

O nosso azar e q os fundos da ue vao acabar e uma boa parte deles vao ser aplicados em 3 grandes investimentos TGV, Aeroporto alcochete, Ponte Chelas Barreiro!

Nao e que eu axe que nao se deva ser feito, mas concentrar todos os grandes investimentos,ditos progetos ancora, numa mesma area de influencia vai acentuar ainda mais a desigualdade e a clivagem presente no nosso pais. Lisboa, que e bem mias rica que a media europeia vai ficar ainda mais, e o Porto empobrecido vai continuar a lamentar os fundos e convenhamos com alguma razao. Embora eu seja apologista q a região do porto deve deixar de se lamentar e procurar meios para ser autosuficiente nao dependendo do cafés q se tomam no terreiro do paço. Caso contrario o Porto podera quixar-se de Lisboa, mas sera obrigado a olhar pa dentro e criticar-se tambem.

tenhu dito!
Telmo, embora eu perceba a tua opinião de projectos mais concentrados em certos sitios que noutros, existe aí nesse discurso um erro crasso que acho que devo alertar (porque é um erro comum em Portugal).

No hipotético caso de o governo agora dizer:
"Não vamos construir nem o NAL, nem a TTT e vamos dedicarmo-nos exclusivamente a outras zonas do país que não Lisboa", os fundo da UE para estes projectos NÃO iam para mais lado nenhum. (e não posso enfatizar mais este NÃO)

Os fundos são dados para um projecto especifico e somente para esse projecto (sendo que Bruxelas analisa caso a caso se e quanto dinheiro dar). Caso o governo não faça esse projecto, o dinheiro volta para Bruxelas. NÃO PODE SER APLICADO EM MAIS NADA. NÃO PODE IR PARA OUTROS PROJECTOS NO PAÍS.

Para além disso a UE dá dinheiro de acordo com as regiões NUTS II e não à balda ao país inteiro. O que é que isto quer dizer?? Quer dizer que por exemplo a nivel de fundos de convergência Lisboa não os recebe (pois a região NUTS de Lisboa está acima da média europeia) mas a região Norte recebe e recebe bem pois é a região mais pobre do país.

Além disso (e mais importante) os fundos que vão para o Norte, vão para o Norte e não para Lisboa. Fundos do Norte NÃO são gastos em Lisboa. Esses fundos vão para regiões especificas. Daí as separações entre zonas nos países.

Faço questão de dizer isto porque o que disseste é algo muito comum. "ah e tal andam a roubar dinheiro que a união europeia dá à região X e dar a Lisboa. Como expliquei os fundos não funcionam assim. Eles são feitos desta maneira especifica para evitar destas coisas. Isto significa que uma cidade de uma região X até pode "roubar" fundos a essa região X, mas uma cidade de uma região Y não pode roubar fundos a cidades dessa região X.

Por estas regras dos fundos da UE, Lisboa só pode roubar fundos europeus à AML.;)
See less See more
…seja como for também se deve ter em consideração que de todo o investimento de infraestruturas em PT, 50% tem retorno para Lisboa…
Eu vou voltar a repetir isto...
A NUTS III Grande Porto tinha em 2001 1,26M
A AMP tinha em 2001 1,76M
E o que se pode considerar área urbana continua do Porto, não ultrapassa 1M de habitantes... (Não inclui Povoa do Vazim, Vila do Conde, Trofa, Santo Tirso, Arouca, São João da Madeira, Santa Maria da Feira, e apenas o concelho do Porto é 100% ocupado por cidade continua)

A NUTS III Grande Lisboa tinha em 2001 1,95M
A AML tinha em 2001 2,66M
O que se pode considerar área urbana continua de Lisboa, reune cerca de 2M de habitantes se contarmos com a margem sul (Almada,Barreiro,Seixal), ou 1,8M se não tivermos em conta a margem sul.
A AML real ronda os 2.4M sendo que os restantes 0,26M estão numa área mais vasta que fazem descer em muito a densidade populacional.

E querem apagar do mapa mas existe uma GAMM!!
Deixo aqui a morada, para os senhores do Porto não a voltarem a colocar nos supostos 3M da GAMP que não existem.
GAMM - Grande Área Metropolitana do Minho
Rua do Carmo,29
4700-309 BRAGA

A GAMM tinha em 2001 0,8M
Provavelmente será transformada num mais real e inicial Quadrilátero, que depois se alargará: em 2001 contava com ~0.58M

Agora com as contas certas já podem comparar...
Falem em cidades de reais de Porto: ~1M e Lisboa: 1,8M-2M
E de AMP: 1,76M e AML: 2,66M. dados do INE de 2001.
O resto é inventar, e anexar concelhos que não fazem parte. (nem querem fazer parte)
See less See more
1 - 20 of 130 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.