SkyscraperCity Forum banner

Lisboa - Martim Moniz e Mouraria

53094 Views 205 Replies 37 Participants Last post by  Barragon
35


O Socorro é uma freguesia portuguesa do concelho de Lisboa, com 0,11 km² de área e 2 676 habitantes (2001). Densidade: 24 777,8 hab/km². Esta área também é conhecida como o Martim Moniz.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Socorro_(Lisboa)

Ortofoto da Freguesia:




A Mouraria é um dos mais tradicionais bairros da cidade de Lisboa, que deve o seu nome ao facto de D. Afonso Henriques, após a conquista de Lisboa, ter confinado uma zona da cidade para os muçulmanos. Foi neste bairro que permaneceram os mouros após a Reconquista Cristã, assim como os judeus, que também foram confinados aos bairros do Castelo.

Neste e nos bairros circundantes, tiveram origem as primeiras produções de arte mudéjar portuguesa, que viriam a dar alas para o surgimento do Manuelino

A dolência e a melancolia dos seus cânticos estão na origem do Fado. Filha de uma prostituta, nasceu na Rua do Capelão, junto ao Beco dos Três Engenhos, Maria Severa Onofriana, primeira fadista portuguesa e expressão máxima do fado à época.

Na casa em frente, nasceu já no século XX, aquele que foi considerado o "rei do fado da Mouraria", Fernando Maurício. A Rua do Capelão faz hoje parte da iconografia do Fado. Mais acima, numa casa cor-de-rosa da Travessa dos Lagares, cresceu Mariza, a mais internacional fadista portuguesa. Junto à casa, agora fechado ao público, localizava-se o restaurante Zalala, onde Mariza aprendeu a cantar fado.

Depois da abertura ao público do Centro Comercial da Mouraria no Martim Moniz, o bairro tornou-se num local bastante movimentado e acolhedor. Actualmente a Mouraria é um ponto de encontro de gentes de diferentes culturas e, simultaneamente, um local que mantém vivas as suas antigas tradições populares, como se pode confirmar pela existência de várias casas de fado, bares, tabernas e colectividades culturais e desportivas a par de estabelecimentos comerciais de origem chinesa e indiana, entre outros.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mouraria

Imagens do VE






Praça de Martim Moniz

A Lenda

De acordo com a lenda, terá sido um nobre cavaleiro que lutou com heroísmo durante aquele cerco, ao lado das forças cristãs sob o comando do rei D. Afonso Henriques (1112-85).

Ao perceber o entreabrir de uma porta no Castelo dos Mouros, atacou-a individualmente, sacrificando a vida ao atravessar o seu próprio corpo no vão da mesma, como forma de impedir o seu fechamento pelos defensores.

Esse gesto heróico permitiu o tempo necessário à chegada e o acesso dos companheiros, que assim conseguiram conquistar o castelo. Em sua homenagem, esse acesso ficou conhecido como Porta de Martim Moniz.

O Monumento

Próximo à Porta de Martim Moniz, na antiga cerca moura de Lisboa, ergue-se um busto do herói. Em uma placa epigráfica de mármore, sobre a porta, colocada por um descendente da família Vasconcelos em meados do século XVII, lê-se:

El-Rei dõ Afonso Henriques mandou aqui colocar esta statua e cabeça de pedra em memória da gloriosa morte que dõ Marti Muniz progenitor da família dos Vasconcelos recebeu nesta porta quando atravessando-se nela franqueou aos seus a entrada com que se ganhou aos mouros esta cidade no ano de 1147. João Roiz de Vasconcelos e Sousa Conde de Castel Melhor seu décimo quarto neto por baronia fes aqui por esta inscrição no ano de 1646.

Martim Moniz é igualmente o nome de uma grande praça no sopé do Castelo de Lisboa (no coração da freguesia do Socorro), bem como da estação de metropolitano que a serve.

Imagem do VE



(Wikipedia)

Fotos by Barra



























































See less See more
1 - 20 of 206 Posts
Não é a minha zona favorita, aliás, por muito admirador que seja do ML, nunca saí no Martim Moniz. Pode ser que a envolvente melhore com estas obras :yes:!
A estação até que está bonita :yes: comparando a outras estações da linha como Itendente, Anjos e Arroios.

A EPUL está a fazer um excelente trabalho :yes: só falta mesmo derrubarem aqueles CC's horríveis e o Mundial... substituindo-os por algo melhor e característico da zona.
Também só faltava que a remodelação de 1997 a tivesse deixado pior do que o Intendente :lol:! Eu conheço a estação, apesar de nunca ter lá saído.
Parece-me difícil demolirem o Mundial... Eu próprio já lá estive uma vez no restaurante e não me pareceu mau de todo, ainda que não se integre muito bem...
O problema é mesmo esse... a integração...

Mas claro que dou prioridade na demolição dos CC's ... estão horríveis :eek:hno:
Deploráveis :sleepy:...
Afinal sempre lá foste, já nao preciso lá ir huhuhu :D


ke igreja era aquela de 1882 sabes?:)

Obg Barra!

pois a famosa N.Sra. da Saúde!! pensei nisso, mas como a vi tão branquinha fiquei na dúvida lol


:eek:kay:
O grande Martim Moniz! :D Boas fotos! :applause:
Pois é Lissa.. ali tapada pelo CC Mouraria :bash:
Bem esse livro está um espectaculo. Escrito por um verdadeiro apreciador da capital.
Muito interessante.:eek:kay:
é bastante interessante. Dá para vermos a Lisboa real e as suas características.
Muito bom. Estou adorando conhecer cada vez mais as belezas de Portugal. Excelentes fotos!
Que elogio :lol:!
A Praça não está má.. o problema são apenas alguns edifícios :yes:
42
Martim Moniz e Mouraria

Setembro 2009

Ortofoto do percurso:





Rua do Poço do Borratém



Praça de Martim Moniz









Escadas da Saúde



Rua da Mouraria











Rua dos Cavaleiros





















Vista para o Castelo



Rua do Terreirinho







Calçada de Santo André









Rua dos Lagares



Calçada de Santo André







Rua da Amendoeira





Calçada de Santo André











See less See more
Mais um belo passeio por Lisboa.

Bom trabalho! :applause:

Como se chamam os habitantes da Mouraria? :D
São os fadistas :lol:
São os fadistas :lol:
Ah bom... Assim já fico descansado! :lol:
1 - 20 of 206 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top