SkyscraperCity Forum banner
1 - 18 of 18 Posts

·
Registered
Joined
·
6,715 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Museu Benfica Cosme Damião conta com mais de 900 peças

O Museu Benfica Cosme Damião é inaugurado, institucionalmente, esta sexta-feira. Trata-se de um local que promete tornar-se mítico na alma benfiquista. Aqui, não só os nomes mas também os números falam por si.

Foi a 4 de Abril de 2012 que começaram as obras de um dos projectos mais inovadores do Sport Lisboa e Benfica, o Museu Cosme Damião. Um ano e 3 meses foi quanto tempo demorou para construir o espaço onde cerca de 700 pessoas estiveram envolvidas, entre elas nove departamentos do Clube, 43 empresas, 78 instituições e 34 parceiros.

Todos juntos, trabalharam para proporcionar ao Clube um espaço de encontro entre memórias e a construção de um futuro que se espera com títulos e recordações para se irem adicionando ao Museu.

Por agora, estão expostas mais de 900 peças, desde troféus de Futebol e modalidades, objectos pessoais de jogadores, técnicos e dirigentes até às doações de outras entidades ao Clube.

Muitas histórias que, combinadas, criaram e continuam a criar a história gloriosa do Sport Lisboa e Benfica, agora à disposição de todos.

No total, cada visitante vai percorrer três pisos de recordações, numa área de exposição 4000 metros.

De início o Museu Benfica Cosme Damião abre portas apenas com a exposição permanente, mas há espaço para exposições temporárias que vão ser regularmente alteradas.

Recordar que o Museu Benfica Cosme Damião tem agendada a sua inauguração institucional para as 16 horas de sexta-feira e abre as portas ao público na segunda-feira, dia 29 de Julho.

Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica

http://www.slbenfica.pt/noticias/de...Cosme-Damiao-conta-com-mais-de-900-pecas.aspx

--------------

Evolução

Dispostas numa área de 4.000 metros encontram-se quase mil peças, de uma vasta coleção superior a 20 mil objetos. A exposição é mais do que um espaço de exaltação clubística. A história do Benfica caminha de mãos dadas com a evolução de Portugal e do Mundo, desde 1904 até à atualidade.

Cosme Damião, figura emblemática dos encarnados, ocupa um espaço digno no museu. Aí, não faltam peças alusivas a um dos fundadores do Benfica. As botas que calçava nos jogos é um desses objetos. Até aqui se nota a evolução do futebol

Ali estão retratados momentos tão marcantes como a chegada do Homem à Lua ou o 25 de Abril. “O Benfica faz parte da História de Portugal”, assinalou Luís Filipe Vieira, a 1 de outubro de 2012, quando convidou o Presidente da República, Cavaco Silva, para a inauguração.

Além da grande componente tecnológica – “Tudo desenvolvido em casa”, frisa António Ferreira, diretor técnico do Benfica –, não estão esquecidos os deficientes: foram estabelecidos protocolos com a Associação dos Cegos e Amblíopes e a Associação Portuguesa de Surdos para que ninguém seja privado de conhecer o mundo Benfica.

O calção que Nené nunca sujou, as luvas pretas de Alves ou um pedaço de relva recordando o dia em que Vítor Baptista perdeu o brinco fazem parte da exibição. Ao lado, o equipamento e as botas que Fehér usou no jogo em que perdeu a vida, em janeiro de 2004. O húngaro foi um dos mais marcantes futebolistas estrangeiros a representar os encarnados

Governo e Câmara representados

A inauguração oficial do museu dos encarnados é reservada somente às entidades oficiais. O Presidente da República, Cavaco Silva, apesar de convidado, não estará presente. Nem o primeiro-ministro, Passos Coelho. No entanto, o Governo estará representado pelo ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes. Pela Câmara Municipal de Lisboa, vai estar o presidente, António Costa. Uma delegação do Torino, que já visitou o museu, também assinará o livro de presenças, num dia especial para os encarnados. Logicamente, também a Federação e a Liga testemunharão este momento.

SONHO ANTIGO


Video - http://www.youtube.com/watch?v=9uqEYqBxr0U


independentemente de clubismos, é excelente equipamento cultural para Lisboa.. fundamental para aumentar o turismo desportivo :applause:
 

·
Registered
Joined
·
2,852 Posts
Apesar de não ser benfiquista acho este tipo de Museus uma mais valia turística para a cidade e para o clube.
Se porventura o ticket de acesso ao museu incluir um tour ao estadio, balneários, sala de imprensa etc um pouco como se faz em Madrid, sera sem duvida uma aposta ganha.
Muito bem conseguido.
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,745 Posts
1 - 18 of 18 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top