Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 143 Posts

·
Registered
52,542 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
O museu Nacional dos Coches, situado no Picadeiro do Palacio de belem em Lisboa, é o maior museu do género a nivel mundial sendo também o unico dedicado exclusivamente a veiculos de tração animal, do edificio sobresai também um conjunto de pinturas e telas:

- fachada do museu:

- interior do museu com pormenores do tecto pintado:

- alguns dos belos coches de gala:

·
Registered
10,990 Posts
É um museu fantástico. Se vão retirar os coches desse edifício, onde os vão meter e que vão fazer do Picadeiro?

·
Moderator
17,992 Posts
Podiam construir um palacete onde os meter!! Mas eu concordo que aquilo volte a ser um picadeiro como aquele que ha em Viena.

·
Registered
52,542 Posts
Discussion Starter · #8 ·
normalmente da buraco Barra :( se bem k me lembro k quando o CCB abriu, esse coche todo trabalhado que tem a foto da trazeira tambem esteve exposto na entrada dentro de 1 cubo de vidro e ficava giro la mas...

·
Whatever
45,866 Posts
Pois eu acho que é uma, mais uma, grande asneira transladar os coches deste edifício onde se inserem tão bem históricamente. Não me parece que haja em Lisboa outro edifício da mesma época para onde o possam fazer.

O museu dos coches é o museu mais visitado de portugal, não só por se encontrar na zona de belém, onde todo o turista vai, mas também porque é a perfeita combinação entre obras de arte e o edifício em que se encontram.

Como curiosidade, sabiam que esta colecção de coches é a mais extensa do mundo? Outros países também as têm mas não se comparam nada com a nossa.

Aqui há uns anos houve uma exposição sobre o barroco português em Washington DC e aquele coche com as estátuas douradas foi a jóia da coroa. Os americanos ficaram espantados com a riqueza e qualidade artística das nossas obras de arte! :) :cool:

·
Registered
52,542 Posts
Discussion Starter · #10 ·
ora ai esta, para mim o mal esta em retiralo de uma zona mto procurada pelo turismo como e a zona de Belem e polo numa area em k provavelmente pouca gente se ira deslocar la para ver o museu, quanto a picadeiros porque não aproveitam outros? pelo k sei há mais palacios com picadeiros em Lisboa!!

·
Whatever
45,866 Posts
Estes americanos são mesmo uns conas! Pensam que só o que vem de França, Itália e Inglaterra é que é bom e que o resto da europa é paisagem...depois de vez em
quando tem surpresas...neste caso muito agradáveis. Portugal devia ter mais iniciativas do género se quer continuar a marcar presença no panorama turístico e cultural internacional.

·
Registered
9,598 Posts
Eset museu e uma obra de arte,não so pelo que tem la dentro mas tambem pelo seus coches.Eu nao concordo com a retirada dos coches para outro predio,afinal o ar antigo do museu da muito do charme ao lugar.
Uma informação adicional:Este edificio foi o primeiro com arquitectura neoclassica em Portugal!

·
Registered
9,598 Posts
Arpels said:
não é neo classico Phobos, desconhrço qual foi o primeiro mas este e Barroco, é o antigo picadeiro do Palacio de Belem!!
de acordo com o site do museu( http://www.museudoscoches-ipmuseus.pt/pt/frameset.htm )

[...]Em 1786 foi mandado destruir o antigo picadeiro para, em sua substituição, ser construído o actual, obra da iniciativa do infante D. João, futuro rei D. João VI, filho da rainha D. Maria I e de D. Pedro III, grande entusiasta pela Arte Equestre.

Do projecto, em estilo neoclássico, atribuído ao arquitecto italiano Giacomo Azzolini, é de salientar o amplo salão com 50 m de comprimento por 17 m de largo, com dois pisos, apresentando, nos topos do andar superior, tribunas ligadas por duas estreitas galerias com colunata, destinadas a permitir à Família Real e à Corte assistirem aos jogos equestres.

·
Moderator
17,992 Posts
JohnnyMass said:
Pois eu acho que é uma, mais uma, grande asneira transladar os coches deste edifício onde se inserem tão bem históricamente. Não me parece que haja em Lisboa outro edifício da mesma época para onde o possam fazer.
Nao discordo que se mantenham os coches na mesma zona, e o que faria mais sentido mas onde estao nao estao bem, so demostra a nossa saloice, nao fomos capazes de continuar a tradicao equestre e usamos um picadeiro tao elegante como deposito de coches. Ha um lugar para tudo!!

·
Registered
6,715 Posts
eu gosto do museu , mas em Lisboa falta um grande museu internacional com pinturas de valores reconheçidos, tipo Picasso, Monet,degas etc
Este tipo de turismo cultural está muito na moda e não tem a ver propriamente com o Museo dos Coches, Museu de Arte Antiga etc

·
Registered
52,542 Posts
Discussion Starter · #20 ·
eu por acaso acho bem haver varios museus dedicados a 1 coisa em especial se bem k seja mais dificil promover varios museus ao mesmo tempo como turismo cultural!!

1 - 20 of 143 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.