SkyscraperCity banner

1 - 20 of 668 Posts

·
Registered
30 Posts
Discussion Starter · #1 ·
A nova Igreja de São Francisco Xavier, em Lisboa, cuja construção deverá arrancar nos próximos dias, "foi concebida como um barco, na evocação do que foram os grandes feitos missionários de S. Francisco", segundo a explicação do padre António Colimão. O pároco admite que o projecto, da autoria do arquitecto Troufa Real e que inclui uma torre "com cerca de cem metros", "é arrojado" e já está a contar com a oposição dos chamados "velhos do Restelo".

in http://jornal.publico.clix.pt/noticia/10-10-2009/igreja-arrojada-com-torre-de-cem-metros-vai-nascer-no-restelo-17989438.htm
Isto é para que não digam que não se constrói em altura em Lisboa! :nuts:

btw... aqui vão as imagens... realmente tem uma forma de caravela...

De acordo com o Troufa Real "Nesta espécie de casco dourado ficará o local de culto propriamente dito. Nos edifícios brancos situa-se a entrada e alguns serviços de apoio da igreja. Por detrás do painel vermelho ficam instalações de apoio social. "

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Não, Barra, sempre foi para ali...

...tanta coisa boa que fica na gaveta e afinal essa aberração vai ser mesmo construida!!:bash: Haja paciencia!!

...e depois não deixa de ser engraçado que se alguém quisesse construir um edificio de boa qualidade arquitectónica (coisa que este projecto não tem!) com a altura da torre da igreja não podia...

·
Xifren
1,155 Posts
Bem, acho isto a igreja mais feia que vi alguma vez na vida.. Unica coisa boa é que tera uma torre de cem metros, mas essa parece mais uma torre tipo mesquita e alem disso so sera realizado numa segunda fase (o que podria ser sininimo a 'nunca'..)
Mas estou para ver o que sai la :)

·
Registered
2,174 Posts
Péssimo. Não têm mais em que gastar o dinheiro??? Tanta igreja magnifica a precisar de restauro em Lisboa (a começar pela Sé) e eles fazem esta aberração.

Mais uma foto do publico:

·
Banned
623 Posts
Péssimo. Não têm mais em que gastar o dinheiro??? Tanta igreja magnifica a precisar de restauro em Lisboa (a começar pela Sé) e eles fazem esta aberração.
[2]

Nunca percebi uma coisa... a Igreja recebe tantos donativos pq não utilizam parte desse dinheiro para restauro de Igrejas antigas espectaculares?

·
Registered
2,174 Posts
[2]

Nunca percebi uma coisa... a Igreja recebe tantos donativos pq não utilizam parte desse dinheiro para restauro de Igrejas antigas espectaculares?
Restaura algumas mas não todas. Sei de algumas que foram efectivamente arranjadas com donativos (como a de São Sebastião por exemplo).

Não estou muito por dentro do assunto, mas penso que tem um pouco a ver com o facto de algumas das igrejas mais monumentais estarem classificadas pelo IPPAR e como tal a igreja aproveita para deixar a responsabilidade da sua conservação ao estado e não ter de se preocupar com elas.

Outras igrejas ainda há que foram vendidas. Lisboa tem simplesmente mais igrejas do que necessita. Principalmente no seu centro. Por exemplo a igreja de São Julião (mesmo ao lado do edifício da CML em plena baixa) é propriedade do Banco de Portugal. Tem servido como parque de estacionamento para os funcionários (isto é verídico) mas agora o Banco decidiu fazer daquilo o seu museu. A restauração é portanto toda a cargo do Banco de Portugal.

Depois isto tem muito a ver com as paróquias também. Em Lisboa os mais religiosos são os mais pobres.........e os mais ricos (a classe média é a que menos liga a essas coisas). Igrejas localizadas em bairros pobres não têm muito a quem sugarem dinheiro. Já as localizadas em zonas mais nobres têm as tias todas a achar que é de bem ir aos eventos da igreja comprar umas porcariazitas. Para além disso, os meninos ricos todos fazem concertos e afins onde angariam bastante dinheiro. Há igrejas em Lisboa que estão magníficas exactamente por causa desses apoios. A de Santa Isabel por exemplo (entre o Rato e Campo de Ourique) é muito bonita........e angaria todos os anos dinheiro com esses eventos upper class. Dinheiro que uma igreja localizada em Alfama não consegue de modo algum arranjar.

·
Whatever
45,866 Posts
Acho que estou neste momento a ter a minha sessão de paralisia do sono. Estou a ver o troufa real a entrar pela porta do meu quarto com uma maqueta horrorosa na mão!:runaway:

·
Registered
8,372 Posts
isto parece um daqueles projectos feitos no gozo
fds ainda estou a olhar para a imagem a pensar com é possivel isto ir em frente

1 - 20 of 668 Posts