Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 29 Posts

·
Banned
Joined
·
8,522 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Universidade Nova de Lisboa com novo campus em 2013
Em 2013, a Universidade Nova de Lisboa espera ter o campus de Campolide mais composto. Além da reitoria, dos serviços de acção social, da residência de estudantes e das faculdades de Direito, Economia, Estatística e Gestão de Informação, o espaço vai acolher a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), que actualmente está na Avenida de Berna. Hoje a Nova faz 37 anos, num período que o reitor António Rendas classifica ser de "grande incerteza".

"São tempos difíceis", reconhece o reitor e actual presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portugueses, não só para a Nova como para todo o ensino superior. Por isso, é tempo de "separar o trigo do joio e aguçar o engenho", que é o mesmo que dizer que a Nova tem uma estratégia de crescimento e de consolidação, explica. Para já, António Rendas está satisfeito porque as negociações com a autarquia e com a Estamo, uma sociedade imobiliária de capitais públicos que gere os imóveis do Estado, estão "bem encaminhadas". No próximo ano arrancam as obras que, como se trata de uma permuta de terrenos, ficarão a custo zero. Na Avenida de Berna, a FCSH já não tinha capacidade de crescer. Com esta mudança, Rendas acredita que poderá atrair mais estudantes, nacionais e internacionais.

A estratégia da universidade para o próximo ano passa também pelo rigor na contratação e pela avaliação dos cursos actualmente oferecidos. "Estamos a olhar com muita atenção para a oferta curricular", diz António Rendas, que não prevê fechar, mas fundir algumas formações. Isso será feito até ao final do ano lectivo e em colaboração com a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, responsável pela avaliação externa dos cursos, informa. Outra preocupação da Nova, para cumprir o contrato de confiança assinado com o Governo, é o de atrair novos públicos e dar mais ênfase ao ensino a distância.

Para António Rendas, "não faz sentido" falar de uma única instituição na capital - além da Nova, a cidade acolhe a Universidade de Lisboa (UL) e a Universidade Técnica de Lisboa. "Todos sentimos a cidade de maneira diferente", começa por dizer. "Nunca tive nenhuma iniciativa de falar disso. O que tem de se discutir é que a oferta seja de qualidade. O que podemos é partilhar espaços e recursos; já o fazemos nos cursos, mas pode ser feito mais. Por que é que há tantos serviços de acção social [um por cada instituição]? O estádio universitário [da responsabilidade da UL] deveria ser gerido em conjunto", sugere. O reitor considera que cabe à tutela tomar a iniciativa de sentar os reitores lisboetas a uma mesma mesa e lançar o desafio.

Fonte: Público
02 de Novembro de 2010
Tânia Santos
 

·
Registered
Joined
·
11,873 Posts
já existe esse projecto aqui no forum.
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Os dois até: o da Nova em Campolide e aquele que supostamente ficará implementado na Av.Berna onde actualmente está a Nova. Pessoalmente, a concretizar-se, julgo que será bom, embora inequivocamente a Av.Berna é mais central para os alunos que Campolide. Mas espero sinceramente que o Estado consiga fazer um bom negócio porque os terrenos da Nova da Av.Berna, a serem postos à venda, serão dos mais apetecíveis de Lisboa!!
 

·
Registered
Joined
·
280 Posts
Novo PDM de Lisboa permitirá mais habitação na área agora ocupada pela Universidade Nova
2 de Novembro de 2010 às 15:46:18 por Lusa

O novo Plano Director Municipal (PDM) de Lisboa vai permitir construir mais habitação do que actualmente na área ocupada pela Universidade Nova na Avenida de Berna e que deverá ficar completamente livre até 2013.

De acordo com os mapas propostos para a classificação do espaço urbano no novo PDM, a área onde está instalada a Faculdade de Ciências Humanas deixa de ser de “Equipamentos e Serviços”, que tinha como limite para ‘outros serviços’ (possível habitação) uma ocupação de 20 por cento, para passar a ser qualificada no campo das ‘Áreas a Consolidar’ como “Espaços Centrais e Residenciais’.

De acordo com o mapa de classificação de espaço urbano a que a Lusa teve acesso, a área que a Universidade Nova libertará por completo até 2013 é considerada “com elevada acessibilidade por transporte público”, uma zona para a qual o novo PDM defende “um modelo compacto de ocupação do território e a localização de funções urbanas de maior centralidade”.

A saída da Avenida de Berna das instalações da Universidade Nova que ainda ali permanecem foi revelada à agência Lusa este fim de semana pelo reitor daquela instituição de ensino superior.

Numa entrevista à Lusa na véspera do 37º aniversário da Universidade Nova, António Rendas avançou ainda que este era um projecto antigo e que as negociações deverão ser fechadas no final do ano e a mudança concluída em 2013.
http://www.construir.pt/2010/11/02/...na-area-agora-ocupada-pela-universidade-nova/
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Não sei como é que estes negócios funcionam, mas podiam fazer como certos clubes fizeram com os estádios: vende-se à cabeça o terreno actual a uma grande empresa de construção e com o dinheiro que daí advém compra-se o novo terreno (neste caso não é preciso...) e constrói-se o edifício. Pode naturalmente ser um mau negócio (imagine-se que em 2013 o mercado imobiliário já está melhor e é possível vender mais caro que em 2010), mas é sinónimo de ter dinheiro para as obrigações à cabeça.:)
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Pois, peca por tardio. Mesmo a torre, que terá alguns 20 anos, foi mal projectada...:eek:hno:
 

·
Registered
Joined
·
106 Posts
Sou aluno da Nova de Economia e não estou a ver onde é que vão arranjar espaço para a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.:eek:hno:
 

·
No Stranger to Love!
Joined
·
1,336 Posts
Sou aluno da Nova de Economia e não estou a ver onde é que vão arranjar espaço para a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.:eek:hno:
Há aqueles terrenos do exercito e também a zona do parque de estacionamento.
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Tanto quanto sei é no parque de estacionamento. Diga-se que não é preciso um edifício muito grande para albergar a FCSH, porque apesar de possuir 3 edifícios (um deles uma torre de 7 pisos) o número de salas não é propriamente elevado (são mais os gabinetes dos docentes/departamentos do que as salas de aulas).
 

·
Portugal
Joined
·
13,718 Posts
Muitos dos alunos da FCSH estão contra porque vão perder a espetacular esplanada existente na Av. de Berna.

Não acho que a FCSH seja miserável.^^


Apenas os alunos que vêm da linha amarela do metro (Campo Grande a Odivelas) ficam prejudicados. A todos os outros é lhes indiferente, em vez de sairem dos comboios em Entrecampos passam a sair em Campolide, a quem vem da linha azul sai na Pç de Espanha à mesma ou em S. Sebastião. Os que moram na residência universitária ficam a morar em frente à faculdade.
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
"Espectacular esplanada"? Não sei bem que tem aquilo de "espectacular"...

Não considero igualmente que seja miserável, mas convenhamos que há muitas por Lisboa bastante melhor instaladas que esta (em termos de edificíos, porque de localização é talvez a melhor, se excluirmos as Belas-Artes)
 
1 - 20 of 29 Posts
Top