SkyscraperCity banner

241 - 250 of 250 Posts

·
Registered
1,048 Posts
Pois podem ser os resquícios de algo recente ou então estamos prestes a descobrir algo muito interessante sobre a evolução urbana de Lisboa, porque ali não seria suposto haver nada de relevante antes da criação das avenidas novas!

·
Superbia Olisipo
515 Posts
A rua de São Sebastião da Pedreira é muito anterior às avenidas novas. Já existia no século 17. Não sei a veracidade da informação mas li algures que a rua foi construída em cima de uma antiga estrada romana que ligava a atual zona de São Sebastião da Pedreira ao Rossio. Quem sabe se não é uma estrutura mais antiga... Mas de facto parece apenas ser a cave de um palacete como disse o ligaanet.

·
Registered
472 Posts
Não me parece que seja algo com relevo para preservar, mas não deixa de ser mais uma ruína que invoca a memória daquilo que foi Lisboa ha uns 100 anos.
Sem ter sido afectada pelas duas grandes guerras, a capital portuguesa figura nos indices das cidades europeias de média dimensão que mais património perdeu nos últimos 150 anos, principalmente património civil e religioso a maior parte dele de alto interesse. Não é demais relembrar que o eixo central da cidade estava pontuado de palacetes, prédios de rendimento burgueses ou espaços culturais, que existia um eixo de conventos naquilo que eram os arrabaldes de Lisboa e que, não menos importante, a cidade estava magnificamente calcetada e elegantemente iluminada e enjardinada.

Tenho consciência que houve necessidade de sacrificar muita coisa em prol das necessidades da vida moderna, e uma capital não deve ser estática, porém em mais de 60% dos casos, a incúria, a imposição do modernismo face aos antigos regimes foi aqui o problema e infelizmente prevalece.

É fundamental que se entenda a cidade de outra forma, a cidade melhorou e melhora a cada dia que passa é um facto, mas prevalece o desleixo e respeito pela história urbana moderna de Lisboa.

Isto tudo para dizer que tenho bastante receio do que vai sair daqui, ainda por cima quando este projecto parece estar vinculado a um arquitecto que não aprecio de todo.

·
( ͠° ͟ʖ ͡°)
6,209 Posts
Tendo em conta o declive existente entre as Avenidas e a Rua S. Sebastião da Pedreira, é muito provavelmente uma estrutura de suporte de um antigo palacete para a Av. A.A.A.

·
Geógrafo
3,132 Posts
Não parece haver muito misterio, a propia noticia diz bem claro: trata-se de fundações que poderão ser do início do século passado, sem relevância patrimonal

241 - 250 of 250 Posts