SkyscraperCity banner

1 - 20 of 328 Posts

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Oceanário no topo da lista das preferências turísticas

O Oceanário de Lisboa, originalmente Pavilhão dos Oceanos, é um oceanário situado na freguesia do Parque das Nações, na cidade de Lisboa, distrito de mesmo nome, em Portugal.

Constitui-se em um aquário público e instituição de pesquisa sobre Biologia marinha e Oceanografia. É o segundo maior oceanário da Península Ibérica, contendo uma extensa coleção de espécies — aves, mamíferos, peixes e outros habitantes marinhos. Em 2017, foi considerado no TripAdvisor como o melhor oceanário do mundo.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Oceanário_de_Lisboa

https://www.oceanario.pt/

oceanario by regisnea, on Flickr

Oceanario by paulo silva, on Flickr

Gigantesco aquário é o espaço mais visitado da capital, seguido pelo Centro Cultural de Belém Baixa, Chiado e Belém lideram locais de interesse
O Oceanário de Lisboa é, pelo segundo ano consecutivo, o espaço museológico da cidade mais visitado pelos turistas estrangeiros, segundo os números do Observatório do Turismo de Lisboa. Colheu 52,6% das preferências no mais recente inquérito realizado pelo Turismo de Lisboa. Só o Centro Cultural de Belém lhe faz sombra, mas ainda assim fica-se pelos 40,3%.

David, um turista francês que está de passagem por Lisboa, ainda não visitou qualquer outro museu a não ser o Oceanário. Ao segundo dia de férias e depois de ter visitado a Baixa e o Castelo, rumou ao Parque das Nações para ver "se os aquários são tão grandes como dizem".

Simone, da Itália, conhecedor das profundezas do oceano, sabe que o espaço é o maior da Europa porque "já tinha lido informações sobre o Oceanário e estava cheio de curiosidade". Depois do centro da Lisboa, este foi o primeiro passeio. "Adoro o mar e costumo fazer mergulho", contou.

Para Anne Marie, da Holanda, o polvo, a manta e as lontras são o que de melhor há para ver no Oceanário. "É um espaço fantástico, o maior que já tinha visto. Agora vou à loja procurar por recordações para levar para o meu país", disse a holandesa.

Lontras são "irresistíveis"
Na loja, muito embora o peixe Nemo ainda lidere as preferências de miúdos e graúdos, o JN apurou que os tubarões e as lontras vendem bastante bem. As lontras porque são consideradas "irresistíveis" pela sua graciosidade, os tubarões pelo fascínio de serem um grande predador dos mares.

Na bilheteira, os funcionários confirmam a preferência dos turistas - todos os dias, ao longo de todo o ano. São sobretudo espanhóis, franceses e ingleses. Os fins-de-semana continuam a ser os dias de maior enchente, já que se juntam os visitantes nacionais.

Já nos resultados acumulados de 2004 do Observatório do Turismo de Lisboa o Oceanário liderava a tabela na categoria de museus mais visitados, com 36%, mais um ponto percentual que o Centro Cultural de Belém. O Museu de Arte Antiga, também um dos favoritos dos turistas, só ultrapassou o Oceanário nos resultados acumulados de 2003.

Passear é na Avenida
A Gulbenkian, Museu dos Coches, do Azulejo e do Chiado estão habitualmente entre as referências turísticas. Entre os locais de interesse mais visitados este ano estão a Avenida da Liberdade (89,5%), o Chiado (88,9%) e a Baixa (87,9%). Seguem-se as zonas de Belém, Alfama, Bairro Alto e o Parque das Nações. Nos arredores da capital, as preferências vão para Cascais, Sintra e Estoril.

De acordo com o inquérito, as escolhas dos locais foram feitas, na maior parte dos casos, por sugestão de familiares, amigos e Internet. Em Lisboa, o grosso da informação é fornecida pelas unidades hoteleiras e guias turísticos. A deslocação é feita preferencialmente a pé.

Nível de satisfação é bom
A avaliação ao grau de satisfação é animadora. Para 56,3%, a viagem foi uma "magnífica surpresa" e esteve acima das expectativas para 23,9% dos turistas estrangeiros. Só para 0,2% dos inquiridos esteve abaixo das expectativas.

Apostada em renovar a sua imagem, a Região de Lisboa vai adoptar o slogan "Uma Questão Pessoal", para dar a ideia de um destino onde o turista poderá fazer aquilo que lhe apetece e ser surpreendido. Outra mensagem-chave é a de Lisboa como um "lugar humano", com pessoas simpáticas e acolhedoras, que farão tudo para que os turistas se sintam como se estivessem em casa.

Dois milhões e meio de euros é quanto o Turismo de Lisboa vai investir só em publicidade durante o corrente ano. A verba destina-se a campanhas a de-senvolver em vários países e está incluída no orçamento global de promoção da região, que é de 8,2 milhões de euros em 2005 - um reforço de 20% relativamente ao ano passado.
Fonte:JN

·
30,728 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Sinceramente desconhecia que o "Peixanário" fosse o local mais visitado de Lisboa...

·
Registered
9,588 Posts
A mim não me espanta muito que o Oceanario esteja em primeiro lugar.Ja que não existe nenhum grande museu central de pinturas e de outras artes,é normal que as pessoas vão ao Oceanário pela sua importancia e tamanho.Eu quando fui também gostei muito,não deixa em nada a desejar...só o preço é que é um pouco caro.

·
Moderator
179,455 Posts
Claro Phobos.... aquilo é carote... mas também é muito bonito:eek:kay:

Também é normal ser um sítio muito visitado porque se situa também numa zona boa para visitar :D

·
Registered
6,715 Posts
é vdd o ocenanario é muito bom.. vaomos ver agora pra onde vai u futuro museu berardo, ambos os candidatos ( julgo eu) já tem algum lugar pensado para o criar, seria outra boa atracao turistica

·
Whatever
45,866 Posts
não sabia que o Berardo tava a pensar fazer um museu em Lisboa. Onde é que vai ser? sabes alguma coisa e o que é que vai ser exposto lá?

·
Registered
52,552 Posts
acho muito bem k esteja nos topos custou uma fortuna :yes: e a bem dizer tem sido bem gerido com ideias fantasticas por parte dos gestores do aquario :cheers1:

·
30,728 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Quanto custa neste momento a entrada no Oceanário? Ronda os 10€, certo?
Berardo?? Conta, conta, TeKnO!!!:eek:kay:

@Phobos, a exposição permanente do Museu da Fundação Gulbenkian tem 1 inegável valor. Creio é que não é suficientemente divulgada...:|

·
Whatever
45,866 Posts
acho bem que se paguem 10 euros para entrar, aquilo não foi só construir e pronto. os custos de manutenção devem ser enormes e se queremos coisas com qualidade temos mesmo de pagar para as ter.

·
Whatever
45,866 Posts
portuga queixa-se muito na hora de pagar para entrar em museus e afins...tá mal habituado, compreendo que às vezes paga-se demais para entrar em alguns sítios mas no oceanário acho um preço muito justo, ainda mais não é um sítio onde se vá todos os dias.

·
Registered
6,397 Posts
É isto o que faz falta, um Oceanário maior da Europa em cada junta de freguesia e taba o futuro resolvido :cheers:

·
Registered
52,552 Posts
lololololol

uma curiosidade, o nosso oceanario já não e o maior da Europa, esse titulo passou para o oceanario de Valencia!!

·
30,728 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Johnny, acho que focaste 1 ponto importante, o do preço dos museus... Acho que 10€ é 1 preço justo no Oceanário, tal como p.ex 4€ é justo no Convento de Mafra (onde fui no sabado passado, apesar de só ter pago 1.60€ com cartao jovem!:banana: :D). Porém 3€ para o país que temos acho demasiado caro no Castelo dos Mouros em Sintra ou no de S.Jorge...:eek:hno:

·
Whatever
45,866 Posts
pois...devia haver preços diferentes para nacionais e estrangeiros que têm mais papel que nós...alguns pelo menos.

·
30,728 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Ora, Johnny...:|

1 - 20 of 328 Posts