SkyscraperCity banner

1 - 20 of 268 Posts

·
Moderator
Joined
·
160,994 Posts
Discussion Starter #1
O Palácio Nacional da Ajuda é um monumento nacional português, situado na freguesia da Ajuda, em Lisboa.

Antigo Palácio Real, é hoje um museu, estando também instalados no edifício a Biblioteca Nacional da Ajuda e o Ministério da Cultura.

Origens

As origens do Paço da Ajuda remontam ao terramoto de 1 de Novembro de 1755, que destruíu praticamente toda a cidade de Lisboa, incluindo a residência do Rei, o velho Palácio da Ribeira, que estava situado no Terreiro do Paço, junto ao Rio Tejo. A família Real encontrava-se nesse dia em Belém, zona oriental da cidade onde os efeitos do terramoto não se fizeram sentir com tanta intensidade. Desta forma, o Rei D.José mandou construir no alto da Ajuda um Palácio de Madeira (com medo de um novo abalo telúrico), a que se chamou Real Barraca. Aí viveria até morrer, em 1777. A sua filha e sucessora, D.Maria I habitava, desde o seu casamento com D.Pedro III, o Palácio de Queluz, pelo que a construção de um novo Palácio Real só foi decidida na sequência de um incêndio que destruíu a Real Barraca, em 1795. Decidiu então o Príncipe Regente D.João fazer construir o actual edifício (começado a erguer no início do século XIX ao gosto neoclássico), que ficou incompleto devido às invasões francesas, que obrigaram a família real a retirar-se para o Brasil.

Actualmente

Encerrado durante vários anos, apenas no Estado Novo o Palácio seria transformado em Museu, continuando a servir de cenário às recepções oficiais do Estado.

As luxuosas salas estão decoradas com papel de seda, porcelanas de Sèvres e candelabros de cristal. Um dos exemplos do luxo real é a extraordinária Sala Saxe, um presente do rei da Saxónia a Maria Pia, em que todas as peças de mobiliário estão decoradas com porcelanas de Meissen. No piso térreo conservam-se ainda relativamente intactos os aposentos de D.Luís I e de D.Maria Pia.

No primeiro andar, o enorme Salão de Banquetes apresenta candelabros de cristal, cadeiras forradas a seda e uma alegoria ao nascimento de D. João VI nos afrescos do tecto, o que é realmente impressionante. Na outra extremidade do palácio, o estúdio neogótico de D. Luís I é decorado com mobílias refinadamente esculpidas. São ainda particularmente imponentes as Salas do Trono, dos Embaixadores e de D.João IV, que são ainda utilizadas pela Presidência da República para recepções e cerimónias de estado, nomeadamente a posse dos Governos Constitucionais.

Foi classificado como Monumento Nacional em 1910.

Fotos minhas :D


































O Degredo :eek:hno:









 

·
President and CEO
Joined
·
17,597 Posts
Boas fotos! :applause:

É lá que o governo toma posse!
 

·
Whatever
Joined
·
45,867 Posts
é um facto. a incapacidade portuguesa de saber gerar dinheiro e desperdiçar oportunidades é impressionante. por essa europa fora os palácios reais são as maiores fontes de receitas devido ao turismo e são tratados como "pedras preciosas" em portugal é assim...
 

·
Whatever
Joined
·
45,867 Posts
não foste lá dentro barra???

Bom, aqui ficam as fotos, já não olhava pra elas há mais de dois anos, algumas estão um bocado merdosas mas a senhora dona guia que acendia e apagava as luzes cada vez que mudávamos de sala tinha cara de não ter paciência para as minhas verificações...

:cry: :bash:






















































Malditas invasões francesas...
 

·
Registered
Joined
·
9,550 Posts
É uma tristeza a cada vez que olho para a maquete do Palácio...se tivesse sido todo acabado iria ser maior do que o Palácio Real de Madrid e seria sem duvida um dos maiores palácios da Europa... :cry:
Gostaria de algum dia arranjar mais informações do projecto da Ajuda...na net não há nada sobre isso.
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
:( penas não ser alvo de uma recuperação futura com pés e cabeça, normalmente evito falar deste palácio porque sei k numca sera o k era suposto ser, salva-se o interior k é gritante de beleza....
 

·
Registered
Joined
·
2,182 Posts
Realmente é um crime nunca se ter acabado isto :(

Seria certamente um dos mais imponentes palácios europeus. Como já se disse aqui, noutros países é este tipo de monumentos muitas vezes o mas visitado/emblemático.

Acho que se devia acabar o palácio segundo o plano original. Sim pode ser caro e tal mas se for feito lentamente os custos são comportáveis e passava a ser de longe o monumento mais visitado e traria receitas enormes. Promover estas coisas é um investimento no turismo e o turismo traz muito dinheiro.
 
1 - 20 of 268 Posts
Top