SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 199 Posts

·
Registered
Joined
·
215 Posts
Esse palácio situa-se onde? É que há um também na Figueira, também dos Sotto Mayor, mas só lá passei uma vez ou outra e já não me lembro mto bem dele. Mas ou é esse, ou é um parecido com esse.
 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
mas o da figueira está muito melhor que este, já que é um museu com todo o mobiliário de origem, é muito bonito. este já só tem interesse por fora já que se bem me lembro até esteve em rico de ser demolido, esteve abandonado por muito anos, aquilo era uma pena passar na avenida e olhar para ele. fiquei contente quando o restauraram mas infelizmente o frondoso parque que existia em torno do palácio foi eliminado quando fizeram a garagem subterranea...foi um preço alto a pagar.
 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
Arpels said:
Precisava saber dados sobre o palacio, alguem tem a historia de e datas?

Época de Construção
Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor
Ezequiel Bandeira, arquitecto; António Rodrigues Nogueira, engenheiro

Cronologia
1900 - demolição do solar da família Mayer, ali existente , para a construção do palacete actual; 1902 / 1906 - projecto do Arquitecto Ezequiel Bandeira para o palacete do banqueiro Cândido da Cunha Sotto Mayor. O arquitecto não acompanha as obras, sendo a responsabilidade assumida pelo Cap. Rodrigues Nogueira. Colaboram na obra os seguintes artistas os Arquitectos João António Piloto (concepção da Sala de Jantar) e Evaristo Gomes (Vestíbulo e Sala de Visitas), os pintores Domingos Pinto, Teixeira Bastos, Ribeiro Júnior e Ordoñez, o entalhador António Pucche; 1951 - morte do proprietário, sendo o palacete herdado pela sua filha Maria Elsa da Piedade Sotto Mayor Matoso; 1967 - o edifício deixa de ser habitado, ficando devoluto. É adquirido pela Torralta; década de 80 - o palacete torna-se, por via de penhora, propriedade do Banco Totta & Açores; 1989 - a propriedade é vendida à empresa imobiliária Gladstone.

tem mais lá arpels, devias dar uma olhadela

aqui umas fotos antes das obras, reparem bem nas belíssimas árvores que eles cortaram...


esta é a minha parte favorita, com a torre. tenho umas fotos num dos livros da Lisboa desaparecida em que aparece com um jardim à francesa, lindíssimo.
 

·
Moderator
Joined
·
18,009 Posts
Por acaso sem as arvores parece um pouco estranho, mas nunca reparei se eles la plantaram arvores novas ou se e mesmo para ficar assim despido.
 

·
Moderator
Joined
·
18,009 Posts
Acho que aquilo esta relvado e calcetado n e!?
 

·
Moderator
Joined
·
18,009 Posts
Ah o edificio.. e um centro comercial, escritorios e um hotel (de uma cadeia espanhola!!)
 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
tenho um artigo em casa numa arquitectura e vida onde explicam o projecto todo. vou ver se encontro uma foto impressionante das obras...escavaram tudo à volta do palácio.

olhem bem pra isto!!!


no site do palácio explicam tudo, mas as fotos são minusculas!!!! que raiva, nem dá para ver nada mais valia não ter fotos. até me dá vontade de reclamar!!!!

http://www.palaciosottomayor.com/
 

·
Moderator
Joined
·
18,009 Posts
Agradece mas e os Espanhois estarem a repurar o nosso patrimonio algo que derviriamos ser nos a fazer, e n e so esse palacio mas muitos outros edificios por essa Lisboa fora!! Esperemos e que eles ainda invistam mais.
 
1 - 20 of 199 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top