SkyscraperCity Forum banner

Lisboa - Porto foi o segundo mais visitado da Europa

3999 Views 23 Replies 13 Participants Last post by  Barragon
O porto de Lisboa foi, no ano passado, o segundo porto da Europa mais visitado por navios de cruzeiros, segundo os dados recentemente disponibilizados pela associação "Cruise Europe".

Na capital portuguesa, atracaram 270 navios, menos 43 do que em São Petersburgo, que se posiciona em primeiro lugar no ranking europeu (estão em causa 89 portos atlânticos). Seguem-se os portos de Copenhaga (264 navios), Talin (230) e Bergen (222).

Em apenas 10 anos, o número de paquetes que atracaram no porto de Lisboa aumentou 54,3%, o que revela que "a aposta crescente" feita nesta área - nomeadamente com a participação em eventos internacionais ligados à indústria de cruzeiros - tem tido resultados positivos, refere a Administração do Porto de Lisboa (APL).

Também o número de passageiros transportados pelos paquetes aumentou, situando-se, no ano passado, nos 241.557. Número que representa uma subida de 15% em relação a 2003 e de 129% relativamente ao ano de 1995, de acordo com os dados ontem divulgados pela APL.

Nesta área, o porto de Lisboa situa-se em quarta posição, logo a seguir a Southampton (548 mil visitantes), Copenhaga (320.000) e São Petersburgo (252 mil), ainda segundo as informações disponibilizadas pela empresa "Cruise Europe".

Como forma de fortalecer ainda mais o papel do porto de Lisboa nesta área, a APL está representada, pela oitava vez, no maior certame internacional da indústria de cruzeiros, que hoje termina em Miami, nos Estados Unidos. Um evento que atraiu cerca de 10 mil visitantes oriundos de mais de 100 países.
1 - 20 of 24 Posts
ena ena :) boa escolha para os navios :eek:kay:, é bom ser assim o pessoal sai e vai visitar a cidade e sempre gasta uns dinheirinhos por ca.
:applause: para Lisboa!!!
Estranhamente Barcelona não aparece na lista...:?
E o de roterdão?? Não era suposto ser omais visitado? Parabéns para Lisboa! É grande o potencial deste porto, há que apostar é tb na articulação com transportes aéreos, ferroviários e viários de forma adequada!
Muito bom. Esta via vai ser uma das principais entradas de turistas em Lisboa nos proximos anos e demonstra que deve ser-lhe dada prioridade a esta actividade no porto de Lisboa. A novidades em relação a transformação de Alcantara para receber estes navios?
Roterdão é um porto para mercadorias; tb tem cruzeiros mas não se compara.
exactamente Roterdão é se não me engano o segundo mais movimentado porto de mercadorias do mundo!!
Arpels said:
exactamente Roterdão é se não me engano o segundo mais movimentado porto de mercadorias do mundo!!
Por acaso julgava que era mesmo o mais movimentado...
Sendo assim o 1º é qual?:?
não me lebro li algures aqui num thread a uns diitas :(
Nao intendo...
Barcelona foi o primeiro porto de cruzeiros da Europa o ano 2004 e o 10º do mundo!

:?
botxofo Lisboa foi o segundo não o primeiro!!
Sim, Arpels, mas no thread é referido que o 1º foi San Petersburgo, seguindo-se a Lisboa, Copenhaga, Tallin e Bergen...
...eu próprio também achei estranho que Barcelona não constasse na lista...:?
de facto estranho ate porque o Mediterraneo tem mto mais navegação deste genero que o Atlantico que tem poucas cidades nas margens!!
Reflex said:
Por acaso julgava que era mesmo o mais movimentado...
Sendo assim o 1º é qual?:?
De mercadorias e o de Hong Kong.
Lisboa e muito movimetado para cruzeiros pq muitos fazem ca escala quando vao para o Mediterraneo, Caraibas, Pacifico etc.
Pra cruzeiros Barcelona foi o primeiro da Europa o 2004!
Pra mercadorias nao sei...

:?
Realmente... ultimamete tenho visto muitos mais paquetes em Lisboa tipo "Queen Mary 2" e outros do tipo.
e como vai a cena do novo terminal para cruzeiros.... já está em construção?
1 - 20 of 24 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.