SkyscraperCity banner
1 - 20 of 81 Posts

·
Architect
12,295 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Imobiliário

Centro comercial Amoreiras começa a ser remodelado este ano

Ana Baptista

24/06/09 00:05

A Mundicenter quer as obras concluídas em 2010 e garante que não encerrará o espaço.

O Amoreiras, o primeiro grande centro comercial de Lisboa e o primeiro da era moderna em Portugal, vai ser remodelado, com as obras a arrancar ainda este ano. O projecto de arquitectura já está em curso e segundo Fernando Oliveira, administrador executivo da Mundicenter, a empresa que gere este espaço, em 2010 o Amoreiras já deverá comemorar os 25 anos com uma nova imagem.

in http://economico.sapo.pt/noticias/ce...ano_13556.html

Imobiliário

Taveira trava remodelação das Amoreiras

Ana Baptista

27/06/09 00:05

O centro comercial Amoreiras vai ser remodelado e o objectivo é que a intervenção esteja pronta em 2010.

O arquitecto vai entrar com uma providência cautelar se a renovação do centro comercial avançar.

O arquitecto Tomás Taveira não está satisfeito. O Amoreiras, o centro comercial mais conhecido do País e o seu projecto mais emblemático, não só vai ser remodelado como a intervenção está a ser desenvolvida por outro atelier de arquitectura. "Arquitectos cujo trabalho reconheço, mas cuja arquitectura não tem nada a ver comigo", comentou ao Semanário Económico.

in [URL="http://economico.sapo.pt/noticias/ta...ras_13863.html"]http://economico.sapo.pt/noticias/ta...ras_13863.html[/URL]

Alguem tem imagens do projecto?

·
Registered
8,458 Posts
mais valia estarem quietos.
gosto do centro como está, e se mudarem a fachada deve ficar pior de certeza.

o centro como está tem um tamanho ideal, se mexerem vai sair porcaria

nao percebo para que aumentar.. nao e preciso ter DVT em todos os lados.. alias o Amoreiras é bom mesmo por ser um pouco diferente dos outros

·
Registered
24 Posts
A Mundicenter tb remodelou o Olivais Shopping dando origem ao Spacio Shopping. Não fechou mas os clientes tiverem durante 2 anos a levar com barulho e pó e alguns restaurantes foram encerrados pela ASAE. Uns dizem que se encontra bonito, outros preferem o espaço anterior mas os que visitam preferem aquele Shopping por ser calmo e sem confusões como o Vasco da Gama ou o Colombo.

·
Moderator
17,935 Posts
Acho de uma ironia preversa esta atitude dos arquitectos. Por um lado pegam em edifícios históricos e modicam-nos ao seu gosto muitas vezes deixando-os permanentemente desfigurados. Mas quando se falar em remodelar ou retocar alguma das suas "obras de arte" já fazem alarido e conseguem parar projectos encomendados pelos seus actuais donos...

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Epah, sinceramente espero que não mexam nas Amoreiras... a merda desta nossa actual cultura de "mascar e deitar fora" é esta mesmo: a cada 10 anos temos remodelações de espaços... as Amoreiras continuam com uma grande qualidade arquitectónica, o problema é que coitadinhos, a maioria dos experts tem alergia ao pós-modernismo e então lá vem um CC igual a todos os outros... acho muito bem que o Taveira tenha entrado com o projecto, afinal de contas trata-se de uma obra de arquitecto e espero que seja preservada...;)

P.S. Talvez não tenha deixado claro no texto acima, mas refiro às Amoreiras enquanto CC, porque nas torres ninguém mexe!;)

·
30,728 Posts
double post

·
Registered
103 Posts
A Mundicenter tb remodelou o Olivais Shopping dando origem ao Spacio Shopping. Não fechou mas os clientes tiverem durante 2 anos a levar com barulho e pó e alguns restaurantes foram encerrados pela ASAE. Uns dizem que se encontra bonito, outros preferem o espaço anterior mas os que visitam preferem aquele Shopping por ser calmo e sem confusões como o Vasco da Gama ou o Colombo.

o Spacio Shopping está muito melhor que o olivais shopping, perdeu o cinema mas ganhou mais lojas.

Cheguei a ir comer ao shopping com uma camada de pó no ar, mas já estava farto da comida da faculdadec:lol:

·
30,728 Posts
O problema é que o Olivais nunca foi um marco da cidade, tal como o Spazio nunca será...
As Amoreiras é diferente, foi o primeiro CC de Lisboa (de grande escala - para a época) e está inserido num complexo arquitectónico de grande impacto. Não é do tipo de CC que dê facilmente para mudar completamente o rosto, modernizá-lo e "siga pra bingo"...

Equivale quase a chegar ao Cinema S.Jorge, dar cabo da sala, pôr cadeirinhas tipo século XXI e uniformizá-lo ao "bom estilo" de um qualquer cinema de um qualquer mega-centro comercial deste país..

·
Registered
103 Posts
Eu não conheço o cc, deve ser dos poucos em Lisboa a que eu ainda não fui, não sei qual é o seu estado em si por dentro.. mas se houver modificações, que seja no enquadramento do projecto original...

No caso dos olivais acho que se não fossem as obras, aquele centro ia morrer...

·
Registered
2,174 Posts
Acho de uma ironia preversa esta atitude dos arquitectos. Por um lado pegam em edifícios históricos e modicam-nos ao seu gosto muitas vezes deixando-os permanentemente desfigurados. Mas quando se falar em remodelar ou retocar alguma das suas "obras de arte" já fazem alarido e conseguem parar projectos encomendados pelos seus actuais donos...
LOL

Concordo perfeitamente. É de uma hipocrisia tremenda. De certeza que o Taveira não se importaria nada se os papeis fossem reversos.

·
Banned
3,766 Posts
Se for a nível interior do centro só tem a ganhar. O que eu reparei é que o Amoreiras tornou-se um CC mais selecto, com melhores lojas, e uma clientela diferente. Pode apostar nessa área para se diferenciar.

·
Registered
11,873 Posts

aquela arcada rosa devia ser demolida.

·
Moderator
17,935 Posts
Se for a nível interior do centro só tem a ganhar. O que eu reparei é que o Amoreiras tornou-se um CC mais selecto, com melhores lojas, e uma clientela diferente. Pode apostar nessa área para se diferenciar.
Sem dúvida! Já fizeram uma pequena tentativa de remodelação há uns anos mas de facto acho que necessita de cara lavada. O interior está a ficar velho e ultrapassado. Mesmo que mantenham o estilo...

·
Registered
11,873 Posts
É o meu centro comercial preferido e as torres são lindíssimas.

Quando vou ao HP Amoreiras, que tem uns grandes vidros com vista para as torres, não páro de olhar para elas durante o tempo todo em que lá estou

1 - 20 of 81 Posts