Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 43 Posts

·
( ͠° ͟ʖ ͡°)
Joined
·
7,192 Posts
Discussion Starter · #1 ·
http://www.publico.pt/local/noticia...echada-ao-transito-durante-oito-meses-1661607

Calçada da Ajuda, em Lisboa, fechada ao trânsito durante oito meses
MARISA SOARES 04/07/2014 - 14:29
Troço entre o INEM e o Jardim Botânico vai estar cortado para obras de requalificação da rua.


Calçada vai encher-se de jacarandás, como forma de combater o estacionamento selvagem DR

A partir da próxima segunda-feira, 7 de Julho, e durante os próximos oito meses, uma parte da Calçada da Ajuda em Lisboa vai estar fechada ao trânsito para obras. Esta intervenção insere-se na empreitada de requalificação da Calçada, que custa à Câmara cerca de 1,6 milhões de euros.

A circulação vai estar cortada no troço entre o INEM, na Rua General João de Almeida, e a Rua Bica do Marquês, perto do Jardim Botânico. A autarquia sugere que a circulação se faça, nos dois sentidos, pela Rua General João de Almeida, pela Calçada do Galvão e pela Rua das Açucenas. Os desvios de trânsito serão coordenados no local pela Polícia Municipal e pela PSP.

A Calçada da Ajuda está a ser requalificada entre a zona de Belém e o Palácio da Ajuda, num projecto orçado em 1,6 milhões de euros que visa melhorar as condições de circulação dos peões e combater o estacionamento abusivo.

A faixa de rodagem vai manter a mesma largura e o número de lugares de estacionamento mantém-se, mas o passeio (que vai conjugar calçada portuguesa com peças pretas e brancas horizontais) será mais largo ou mais estreito conforme o perfil da rua. Tal como o PÚBLICO noticiou em Março, serão plantados jacarandás entre o Jardim Botânico e o centro de Belém e o Palácio da Ajuda, segundo um dos arquitectos paisagistas responsáveis pelo projecto, João Nunes.
 

·
Registered
Um abraço neste ponto de encontro
Joined
·
1,330 Posts
E há sempre aquele efeito romântico do barulho dos sapatos a descolarem-se do chão enquanto andamos.
 

·
Moderator
Joined
·
17,967 Posts
A mim parece-me bem jogado. Quem vai querer estacionar debaixo dos jacarandás, sujeito a ficar com o carro coberto de gosma de flores peganhenta? :lol:
Quem estaciona para reservar o lugar e tira o carro duas vezes por ano :lol:
 

·
( ͠° ͟ʖ ͡°)
Joined
·
7,192 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Fiz uma pesquisa breve antes de postar, e não consegui encontrar... só threads de reportagens fotográficas...
 

·
Registered
Joined
·
9,904 Posts
Qual é a razão para as passadeiras e paragens de autocarros ficarem em paralelo enquanto o resto tem alcatrão?
 

·
Registered
Joined
·
775 Posts
Deve ser para informar os condutores onde não podem estacionar os carros. Se resultar, que repetiam esta estratégia noutros locais!
 

·
Free green
Joined
·
2,934 Posts
Deve ser para informar os condutores onde não podem estacionar os carros. Se resultar, que repetiam esta estratégia noutros locais!
E até para alertar os condutores que é uma paragem de autocarros, abrandar a velocidade e terem mais precauções/ficarem mais alertas.

De notar, que muitos atropelamentos se dão em zonas como estas, pois os condutores tendem a ultrapassar o autocarro quando este carrega ou descarrega passageiros, inclusive com passageiros a querem passar logo para o outro lado da rua quando o ângulo de visibilidade é quase nulo tanto para passageiros como para condutores.

E a nível estético também dá um ar mais atraente à Calçada, tirando a monotonia do asfalto. Para além de sempre justificar um pouco o nome da calçada :)

Mas de um modo geral está muito bom. Demorou, mas foi
 

·
Registered
Joined
·
9,904 Posts
Ok, deve ser por questões de segurança que metem um material mais escorregadio que o alcatrão...

E a manutenção também fica muito bem, basta ver o exemplo da Fontes Pereira de Mello, onde à entrada do Marquês as paragens de autocarro já afundaram em relação ao alcatrão.

É só estar uns minutos à espera de autocarro para ver o pessoal de bicicleta que circula na direita, de repente passar para a esquerda para tentar fugir ao empedrado. Segurança acima de tudo :lol:

Excelente ideia, sem dúvida. É mesmo coisa de quem desenha projectos fechado no seu atlier e não põe os pés na rua. :nuts:
 

·
Registered
Joined
·
22,986 Posts
Não sei o motivo porque é assim mas penso que seja diferenciador apenas, nada mais.

Seattle, não sabia disso do afundar em certas paragens mas são muito más notícias. A arte de fazer calçada nos passeios tem-se vindo a perder e a que se faz hoje é, na maioria dos casos, um desastre pegado. Há tempos até se falou nisso aqui no forum. Pelo que me estás a dizer também se perdeu, então, a arte do pavimento em basalto. É que uma das vantagens do pavimento em basalto em relação ao pavimento em betuminoso é precisamente não criar rodeiras, ou seja, não afundar no sítio das rodas dos veiculos pesados. Se isso está a acontecer é porque as fundações foram mal compactadas ou, pondo de forma mais geral, o processo de aplicação foi mal feito.
 

·
Registered
Joined
·
9,904 Posts
^^

É que uma das vantagens do pavimento em basalto em relação ao pavimento em betuminoso é precisamente não criar rodeiras, ou seja, não afundar no sítio das rodas dos veiculos pesados
Isso acontece sempre ou está também relacionado com mau material, ou colocação do alcatrão,...?
 

·
Registered
Joined
·
22,986 Posts
Isso acontece sempre ou está também relacionado com mau material, ou colocação do alcatrão,...?
No pavimento em asfalto? É normal acontecer e não tem necessariamente a ver com a aplicação. O asfalto absorve muito calor e ao absorve-lo perde as suas propriedades, amolecendo, pelo que deforma nos sentidos para onde o que lhe passar por cima o empurrar. Se reparares, mesmo em sítios com rodeiras indecentes, vês uma massa contínua, eventualmente pequenas fendas (irrelevantes para a formação da rodeira original embora possam depois agudiza-la e causar outros problemas), mas é essencialmente uma massa contínua toda deformada. Ele deforma com o calor e nem sequer é preciso muito. É normal que aconteça. Quanto tempo até serem formadas rodeiras depende essencialmente do tipo de betuminoso aplicado, das temperaturas a que é sujeito e do tráfego que lhe passa por cima mas, mais cedo ou mais tarde, havendo tráfego pesado a passar, elas irão aparecer sempre. A menos, claro, que se substitua a camada de desgaste por uma camada de desgaste fresca a intervalores regulares. Isto só se faz normalmente em vias rápidas.

No cálculo duma estrada deve ter-se sempre em conta tudo isto, não apenas para dimensionar a camada de desgaste de forma a que as rodeiras apareçam o mais tarde possivel mas também para conseguir prever a manutenção necessária e actuar antes das rodeiras se tornarem desconfortaveis ou mesmo um perigo de segurança.
 

·
( ͠° ͟ʖ ͡°)
Joined
·
7,192 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Na paragem do Marquês é possível que tenha havido algum abatimento de terras com as obras mais recentes do túnel ali ao lado (palpite meu).
 
1 - 20 of 43 Posts
Top