SkyscraperCity banner

1 - 20 of 867 Posts

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,722 Posts
Discussion Starter #1
O Plano de Pormenor para a Área Envolvente do Palácio da Ajuda, projectado pelo arquitecto Gonçalo Byrne, está praticamente concluído, anunciou ontem o vice-presidente da Câmara de Lisboa (CML). \"Encomendámos o plano ao arquitecto, está praticamente pronto e vamos avançar com isso\", disse Carmona Rodrigues, à margem da cerimónia do lançamento da primeira pedra do empreendimento cooperativo do Casalinho da Ajuda.

A autarquia aprovou em reunião de Câmara, em 2002, uma proposta que previa a contratação de Gonçalo Byrne para actualizar o Plano de Pormenor para aquela área. Segundo a proposta, a \"ausência de Plano de Pormenor eficaz\" resultou numa \"gestão casuística, com elaboração de projectos discordantes\" com o Plano Director Municipal (PDM).

Actualmente, a zona do Palácio da Ajuda não se encontra enquadrada por qualquer planeamento de nível inferior ao PDM, apesar da existência de um projecto de plano elaborado pelo arquitecto nos anos 90.

Em 1992, a autarquia adjudicou a Gonçalo Byrne a elaboração de um plano de pormenor para aquela zona da cidade. Apesar de ter sido apresentada e aprovada em reunião de câmara em 1995, a proposta nunca chegou a ter força de lei por falta de aprovação pela Assembleia Municipal.

O presidente da CML, Santana Lopes, considerou na altura que continuava a \"justificar-se um Plano de Pormenor\" e que o plano de 1995 \"mantém actualidade\" embora careça de \"reajustamentos necessários para a incorporação de projectos entretanto realizados\".

Uma vez que a proposta de Gonçalo Byrne, realizada na década de 90, teve os pareceres favoráveis das entidades externas consultadas, o autarca defendeu a actualização do plano.

Na altura, os vereadores decidiram ainda que o plano deveria ser acompanhado por parte da Direcção Regional do Ambiente e Ordenamento do Território.
Fonte: JN
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
não posso com aquele palacio :sleepy: bom ao menos tem umas salas bem fixes por dentro!!
 

·
Registered
Joined
·
9,549 Posts
é inadmisspivel que um palácio tão importante para Lisboa nunca tivesse incluido no PDM.Vamos ver se agora alguma coisa muda.


JohnnyMass said:
vamos lá a ver se é desta que acabam o palácio!!!! Isso é que era uma beleza pá!!!!:eek:kay:
Não sonhes Johnny,isso é quase tão dificil como virem a fazer um prédio com mais de 150 metros em Pt.
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,722 Posts
Discussion Starter #6
Eu diria que é mais facil a construção do tal predio de 150 metros...
 

·
Whatever
Joined
·
45,867 Posts
exacto, não para acabar o projecto original, mas para terminar a parede traseira do palácio que neste momento é inexistente. assim ficaria um quadrado perfeito com quatro torreões em vez dos dois que existem agora.
 

·
Whatever
Joined
·
45,867 Posts
por acaso lembro-me que a parte nova era assim pó modernaço...não gostei muito, acho que um o torreão virado para o rio era a única parte em que a traça original seria mantida.
 

·
braaaap all day!
Joined
·
4,696 Posts
não julgo que seja lógico terminar o palácio com a mesma estética. o palácio não foi acabado, deve ser assumido isso: é fonte documental de história de Portugal! A intervenção deveria ser crítica e estar em consonância com o nosso tempo, explorando ainda a expressividade de um palácio inacabado (de factor negativo m passar a factor positivo)
 

·
Future after Past
Joined
·
1,515 Posts
Pois eu digo que o palacio nunca foi construido para ser terminado, podem-se fazer obras e amplia-lo, mas nunca termina-lo, é que vai contra a ordem natural das coisas...
 

·
Moderator
Joined
·
158,648 Posts
JohnnyMass said:
por acaso lembro-me que a parte nova era assim pó modernaço...não gostei muito, acho que um o torreão virado para o rio era a única parte em que a traça original seria mantida.
A serio ??? onde viste isso.... só espero que não seja assim tão horrivel como o palacio de Oeiras :(
 

·
Whatever
Joined
·
45,867 Posts
já foi há muitos anos, nem sei que projecto era aquele, não era como o de oeiras porque apesar de ser moderno respeitava as proporções e formas do palácio, não havia elementos dissonantes...digamos que era um neo-neoclassico.
 

·
Moderator
Joined
·
17,493 Posts
Achp que so o deveriam acabar se fosse fiel ao projecto inicial ou seja construirem os 2/3 que faltam.
 
1 - 20 of 867 Posts
Top