SkyscraperCity banner

1 - 20 of 211 Posts

·
Banned
Joined
·
8,524 Posts
Discussion Starter #1
Câmara já aprovou o projecto de 5 estrelas
Lisboa: quarteirão da Pastelaria Suíça transformado em hotel
2009/04/09 08:19Redacção / PGMAAAA
Zona estava abandonada a nível dos pisos superiores

A Câmara de Lisboa aprovou quarta-feira o projecto de arquitectura que vai transformar o quarteirão da pastelaria Suíça, na Rossio, num hotel de cinco estrelas.

O presidente da Câmara, António Costa (PS), considerou, citado pela Lusa, que o projecto irá dar um «grande contributo à reabilitação e revitalização da zona central da cidade».

O quarteirão encontrava-se «há muito abandonado», sobretudo ao nível dos pisos superiores, referiu.

O projecto foi sujeito a parecer do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), acrescentou o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado.

O vereador comunista Ruben de Carvalho destacou a degradação em que os edifícios se encontram, considerando que a criação de um hotel assegura movimento na zona e mantém algum do comércio existente.

O hotel terá duas frentes, uma para Rossio e outra para a Praça da Figueira.
 

·
Moderator
Joined
·
163,021 Posts
Quarteirão da pastelaria Suíça no Rossio vai ser transformado em hotel de cinco estrelas

10.04.2009

Helena Roseta votou contra o projecto do hotel, justificando que não leva em conta a preservação do valor patrimonial de alguns estabelecimentos

A Câmara de Lisboa aprovou, anteontem à noite, na reunião do executivo camarário, o projecto de arquitectura que vai transformar o quarteirão onde se insere a pastelaria Suíça, na Rossio, num hotel de cinco estrelas. Para o presidente da autarquia, o socialista António Costa, a unidade hoteleira irá dar um "grande contributo à reabilitação e revitalização da zona central da cidade".

O quarteirão encontrava-se "há muito abandonado", sobretudo ao nível dos pisos superiores, referiu Costa. O projecto foi sujeito a parecer do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, acrescentou o vereador Manuel Salgado, que observou que este é "um excelente projecto", que "mantém as abóbodas do piso térreo e repõe a cobertura original". O movimento Cidadãos por Lisboa votou contra ele, por causa dos problemas de acesso ao estacionamento e de largada e tomada de passageiros no Rossio e na Praça da Figueira. A vereadora Helena Roseta lançou também outras críticas à transformação do quarteirão em hotel: "Não leva em conta a preservação da antiga manteigaria União", "jóia" de valor patrimonial, acrescentou. Já o vereador comunista Ruben de Carvalho destacou a degradação em que os edifícios se encontram, considerando que a criação de um hotel assegura movimento na zona e mantém algum do comércio existente.

Estratégia contestada

Mais polémica foi a aprovação da carta estratégica de Lisboa, que deverá ser submetida à aprovação no início do próximo mandato, disse Costa. O autarca assumiu que a discussão daquele documento estratégico para a cidade entre 2010 e 2024 irá coincidir com a campanha eleitoral autárquica e considerou que esse é um "momento particularmente oportuno para esse debate". A contestação foi feita pela vereadora do PSD Margarida Saavedra: "Uma carta estratégica que vai estar pronta a um mês das eleições é uma forma de fazer campanha eleitoral à custa dos lisboetas e da câmara." Também Ruben de Carvalho criticou a carta estratégica, uma "coisa que não existe". Ana Pinho será a comissária para as questões demográficas, Manuel Graça Dias o comissário para a segurança e a inclusão, Tiago Farias ocupar-se-á das questões ambientais, Augusto Mateus da vertente económica, Simonetta Luz Afonso da temática cultural e João Seixas do modelo de governo da cidade.

O cientista e investigador João Caraça será o comissário geral da carta estratégica de António Costa. PÚBLICO/Lusa

A revisão do Plano Director Municipal (PDM) não estará concluída durante este mandato autárquico, informaram a vereadora Helena Roseta e o vereador Ruben de Carvalho, anteontem à noite, após a reunião do executivo da Câmara de Lisboa. Segundo estes autarcas, o vereador responsável pelo Urbanismo, Manuel Salgado (PS), reconheceu que o processo de revisão não estará terminado até ao fim do mandato.

Para o vereador comunista Ruben de Carvalho, trata-se de um "falhanço enorme, nomeadamente do programa [eleitoral] do Partido Socialista". O autarca sublinhou que, apesar da revisão do PDM não estar concluída, foram aprovados durante este mandato diversos planos urbanísticos, "coisas desgarradas que vão criando situações de facto, como o Plano da Boavista ou da Frente Ribeirinha".

Em Outubro de 2008, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, anunciou durante a discussão sobre o "estado da cidade" que o novo PDM seria apresentado em Março.

Público
 

·
Registered
Joined
·
11,796 Posts
Ontem andei às voltas ao quarteirão a ver se via a dita manteigaria e nao a encontrei

fica do lado da praça da figueira no canto norte, ou seja, a nordeste.
 

·
Registered
Joined
·
232 Posts
Peço desculpa se venho desenterrar aqui um tópico antigo e há informação mais recente noutro, mas não o encontrei.

Alguém sabe o que se passa com este hotel? Há meses que retiraram as faixas que diziam "aprovado pela CML" e não há indícios das obras começarem.

Isto voltou à estaca zero?
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,733 Posts
:dunno:
Tudo indiciava em 2009 que o hotel começaria a breve prazo, mas realmente o tempo tem passado e nada se tem visto... É pena porque era um projecto que traria um inegável valor acrescentado ao Rossio...
 

·
Registered
Joined
·
11,796 Posts
o hotel já não vai ser construído, a CML já o tinha dito o ano passado e isso já aqui foi falado nos projectos lisboa.
 
1 - 20 of 211 Posts
Top