SkyscraperCity banner

201 - 211 of 211 Posts

·
Moderator
163,021 Posts
1. Os preços não terão de, irão cair com menos procura. ou achas que não?

2. um casal jovem só com muita sorte terá acesso à renda acessível... então para que serve esse tipo de programa ? os casais jovens que trabalham em Lisboa terão de ser os prioritários neste tipo de situação.

3. o mercado não se tem que adaptar a nenhum grupo? não é assim que funciona? então como e´que funciona exatamente? não estamos a falar no mercado em geral, estamos a falar do mercado do municipio de Lisboa com as suas condicionantes e características.

4. Neste momento há sempre alguém ou alguma empresa a pagar 1M por fogo, as coisas têm sido assim. Ninguém disse que Lisboa iria ficar só com renda acessível ou disse? há espaço no mercado para todo o tipo de soluções.

5. A tendência tem sido a da compra para arrendamento ou AL. A Cidade fica vazia de população fixa, mas não de pessoas efémeras. Até podem arrendar durante alguns periodos ou mesmo arrendamento para AL, mas as pessoas entram e saem, não se fixam. O problema nos bairros mais antigos tem sido este, pois quem dá vida aos bairros são as pessoas que já lá vivem há anos e criam uma comunidade de bairro.

·
Registered
4,828 Posts
1. Os preços não terão de, irão cair com menos procura. ou achas que não?
Tu escreveste que os preços terão de cair com o regresso dos turistas, logo, com mais procura;

2. um casal jovem só com muita sorte terá acesso à renda acessível... então para que serve esse tipo de programa ? os casais jovens que trabalham em Lisboa terão de ser os prioritários neste tipo de situação.
Só com muita sorte porque a seleção será provavelmente feita por sorteio (a alternativa seria bem pior), sendo o número de fogos a disponibilizar forçosamente diminuto face à procura;

3. o mercado não se tem que adaptar a nenhum grupo? não é assim que funciona? então como e´que funciona exatamente? não estamos a falar no mercado em geral, estamos a falar do mercado do municipio de Lisboa com as suas condicionantes e características.
A menos que se trate de um mercado regulado (e o da habitação em PT, infelizmente, ainda o é parcialmente), prevalece naturalmente a relação oferta/procura;

4. Neste momento há sempre alguém ou alguma empresa a pagar 1M por fogo, as coisas têm sido assim. Ninguém disse que Lisboa iria ficar só com renda acessível ou disse? há espaço no mercado para todo o tipo de soluções.
Haver espaço há, embora a parte do parque habitacional que seja alocado a esse fim deixe de estar disponível para o público em geral. A questão é se introduzir distorções no mercado, beneficiando uns em detrimento da maioria, é do interesse geral.

5. A tendência tem sido a da compra para arrendamento ou AL. A Cidade fica vazia de população fixa, mas não de pessoas efémeras. Até podem arrendar durante alguns periodos ou mesmo arrendamento para AL, mas as pessoas entram e saem, não se fixam. O problema nos bairros mais antigos tem sido este, pois quem dá vida aos bairros são as pessoas que já lá vivem há anos e criam uma comunidade de bairro.
Eu diria que há imensos participantes neste fórum que descordariam frontalmente desta tua análise.

PS - Sorry, mas essa das "pessoas efémeras" é deliciosa...

·
Registered
61 Posts
Como em qualquer mudança, há coisas boas e menos boas. Mas dizer que a baixa de Lisboa era melhor há 10, 15 ou 20 anos é um bocado ir para fora de pé...
A baixa está mais arranjada e viva do que nunca (pelo menos nos tempos pré-covid), o comércio vai evoluindo, embora ainda haja muito por onde melhorar nesse campo, mas pelo menos a oferta é variada e cada vez mais inovadora. Em termos de espaço público, a melhoria foi gritante, visto que nas décadas passadas, era a podridão que reinava, e não sei como é possível alguém ter saudades disso.
Compreendo o saudosismo de algumas pessoas com certas coisas, e eu concordo que muita coisa podia não ter desaparecido mas, no entanto, creio que a melhoria ao longo destes anos foi bastante positiva no geral.
Eu diria que é de evitar a descaracterizaçao. Disneilandia ja é, pq n tem habitantes, esta mais arranjada, é certo. Uma das coisas que tambem degradou e dilapidou foram as rendas antigas

·
Registered
61 Posts
A Baixa tinha pessoas mas as condições das habitações deixavam muito a desejar. Os meus Pais viveram na Baixa no pós 25 de Abril e posso te dizer que as condições das casas eram péssimas e isso não melhorou nos anos seguintes. Uma tia minha tinha um prédio nos Poais de São Bento e os apartamentos eram bastante pequenos, com soalho em madeira e casas de banho minusculas, o estacionamento era miserável. As pessoas sairam do centro não só pelo custo, mas também pela qualidade nos arredores, comparativamente claro
É certo, muitas casas não eram grande coisa. O tal tema das rendas antigas nao ajudou tao pouco, ao nao haver investimento. As pessoas naturalmente iam sair, por varios factores, um deles é as condiçoes para habitar a baixa a nivel de equipamentos eram pessimas. Lembrome de que em tempos o unico ecoponto era no Rossio... coisas deste estilo. Parque infantil mais perto? Era no castelo. Parques? E assim por diante.

·
Registered
975 Posts
Eu diria que é de evitar a descaracterizaçao. Disneilandia ja é, pq n tem habitantes, esta mais arranjada, é certo. Uma das coisas que tambem degradou e dilapidou foram as rendas antigas
Podridão não é uma coisa que eu quero a caracterizar a minha cidade, ao contrário do que acontecia antigamente.

·
Registered
61 Posts
Podridão não é uma coisa que eu quero a caracterizar a minha cidade, ao contrário do que acontecia antigamente.
Certo. Tb n! Nao era isso, a degradaçao era propositada pq os senhorios nao iam investir num activo para afundar mais custo. Com rendas de 10 euros, e afims, p que fazer. Agora que ja expulsaram os restavam ou morreram, a Baixa é so uma disneilandia. Ta mais bonita, sim, mas a degradaçao é que fez que ficasse feia pouco a pouco. A deixadez das autoridades. Etc. Parece-me que hoje em dia ha um renovado interesse economico porque vende a autenticidade de Lisboa e os negocios renovaramse. Oh wait... temos de contratar actores pra fingir que moram aqui e que isto seja mto autentico. É esse o problema, descaracterizaçao porque nao ha populaçao local. Nao pretendo que as pessoas sejam miseraveis e que isso seja pra foto do very tipical, longe disso. Pode ser autentico e n ser miseravel.

·
Lobito for friends
11,041 Posts
Barragon, eu estava a falar que a CML se borrifou para os inquilinos pobres que foram despejados entre 2010 e 2016 dos bairros históricos e da baixa. Idem para os comerciantes. E que Lisboa não fez nada durante esses anos todos porque não quis pois é primeiro proprietário e santa casa o segundo. Contou mais o imt e imi arrecadaram com metro quadrado a disparar e as pessoas sairam de lisboa e a cml encheu os cofres e pouco reabilitou no seu património nesses sitios pelo menos nessa altura. A narrativa da renda acessível só foi introduzida depois de muita contestação e pressão pública.

·
Lobito for friends
11,041 Posts
Como explicas um orçamento passar de 500 milhões no tempo do costa para 1200 milhoes nos dias de hoje que eu saiba não se exportam serviços municipais nem se vendem. O hnb e os al eram minas de ouro e os turistas também face aos seus gastos e agora é ver tudo na merda.

·
Registered
199 Posts
Como explicas um orçamento passar de 500 milhões no tempo do costa para 1200 milhoes nos dias de hoje que eu saiba não se exportam serviços municipais nem se vendem. O hnb e os al eram minas de ouro e os turistas também face aos seus gastos e agora é ver tudo na merda.
IMTs das transações de imóveis e mais importante ainda, o pagamento dos projectos de licenciamento. A cidade tem obras por todo o lado hoje em dia, e no início do ano passado os serviços municipais entraram inclusivamente em ruptura a certa altura porque não conseguiam dar resposta a todos os pedidos de licenciamento.

Não digo que as fontes que referes não sejam relevantes, mas os maiores aumentos devem-se dever às que indiquei.

201 - 211 of 211 Posts