Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 217 Posts

·
turquia | türkiye
1,645 Posts

Santa Maria dos Olivais (conhecida popularmente pela forma sincopada de Olivais) é uma freguesia portuguesa do concelho de Lisboa, com 10,66 km² de área e 46 410 habitantes (2001), e com uma densidade populacional de 4 352,8 hab/km².

A freguesia inclui-se na zona oriental da cidade, dividindo-se em três regiões: Olivais Norte, Olivais Sul e Parque das Nações, que por sua vez se subdividem em diversos bairros. A freguesia limita a norte com as freguesias de Moscavide, Portela de Sacavém, Prior Velho e Camarate (todas do concelho de Loures), a este com o rio Tejo, a sul com Marvila, a sudoeste com São João de Brito, a oeste com o Lumiar, e a noroeste com a Charneca. Grande parte do território ocidental da freguesia é ocupado por parte do Aeroporto da Portela.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Maria_dos_Olivais_(Lisboa)

http://www.jfsmo.pt/
Zona Velha dos Olivais

Retirado de: http://www.ippar.pt/pls/dippar/pat_pesq_detalhe?code_pass=74784

Criada em 1397 por D. João Anes, arcebispo de Lisboa, em terras situadas, então, no termo da capital, a freguesia dos Olivais compreendia à época pequenos aglomerados urbanos, espalhados por uma vasta área, que ia desde o Grilo, a sul, até Sacavém, a norte, incluindo Marvila e Cabo Ruivo. A extensão da freguesia só viria a ser alterada em meados do século XVIII, com a criação da freguesia do Beato.
A igreja paroquial dos Olivais terá sido edificada no início da centúria seguinte, e a malha do conjunto urbano que hoje é conhecida como Olivais Velho começou a definir-se no século XVI, com a construção de casas em redor da matriz.
A partir do século XVII, a nobreza lisboeta começou a construir as suas quintas de recreio em terras da freguesia dos Olivais, que até então estavam maioritariamente inseridas nos domínios de comunidades religiosas. Foi também na centúria de Seiscentos que se instalou na freguesia uma comunidade de frades arrábidos, que aí fundou o Convento de S. Cornélio, do qual não restam quaisquer vestígios.

mais informação é só seguirem o link para o site

espaço:

começamos pela:

aqui podem ver melhor como é:

basicamente parece ser uma zona de lisboa totalmente ignorada, com edifícios mais mortos que vivos, embora ainda de pé:

aqui entramos no centro da praça viscondessa dos olivais, com edifícios maioritariamente constituídos por dois pisos. felizmente alguns encontram-se restaurados:

é uma pena é a forma como os carros estacionam, de qualquer maneira:

ainda na mesma praça:

e o mesmo edifício, mas de perto:

ao centro, um chafariz:

e ao lado deste o coreto, do século xix:

uma vista geral da praça:

ainda na mesma praça avista-se um urinol:

como temos a certeza que estamos mesmo em lisboa e não é tudo uma ilusão? aqui:

continuando a deambulação por olivais velho chamou-me a atenção este caminho. reparem também no pavimento:

aqui no mesmo ponto mas virados para trás:

mais um caminho:

e a TAL igreja :

alguém se esqueceu do brinquedo:

vista frontal para a igreja:

algumas instalações recentes:

isto era um restaurante:

e isto não sei o que era mas como podem ver está tudo ao abandono:

mesmo aqui ao lado:

yap, aquilo no chão é uma peruca...

de volta à praça viscondessa dos olivais

o pavimento:

padrão dos azulejos :)

follow your left

um pouco mais à frente:

e o estado do pavimento:

algo típico por estes lados:

dá para espreitar o estado do interior de algumas casas:

e os cabos à solta:

e por fim,

·
Hugs are always free
4,910 Posts
Nunca lá fui.....
Nem percebi bem onde é.....
Boas fotos moya.... para além de teres bom olho deves ter uma excelente máquina. :eek:kay:

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Muito bom, excelente thread!:applause:
Confesso que desconhecia por completo tudo isto. É interessante ver este pequenos núcleos antigos a (tentarem...) sobreviver no meio da floresta de pedra. É interessante ir no meio da rua e dar de caras com um espaço com este. Ainda assim (e porque já muito se terá perdido...), não é dos mais interessantes núcleos deste tipo (mesmo pondo de lado a questão da recuperação urgente dos edificios...). Mas interessante...:eek:kay:

·
turquia | türkiye
1,645 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Nunca lá fui.....
Nem percebi bem onde é.....
Boas fotos moya.... para além de teres bom olho deves ter uma excelente máquina. :eek:kay:
obrigado!
podes ver a localização na primeira imagem que coloquei via virtual earth..!
fica mesmo ao lado do parque das nações, se seguires a avenida de berlim em direcção ao aeroporto viras logo na primeira à direita (como aliás podes observar pelo mapa)

Muito bom, excelente thread!:applause:
Confesso que desconhecia por completo tudo isto. É interessante ver este pequenos núcleos antigos a (tentarem...) sobreviver no meio da floresta de pedra. É interessante ir no meio da rua e dar de caras com um espaço com este. Ainda assim (e porque já muito se terá perdido...), não é dos mais interessantes núcleos deste tipo (mesmo pondo de lado a questão da recuperação urgente dos edificios...). Mas interessante...:eek:kay:
muito obrigado ref. eu também desconhecia este sítio. fiquei surpreendida por existir ali um coreto, aquele chafariz e ainda o urinol. é património completamente desconhecido dos lisboetas!
a única sensação que podias ter de estar realmente dentro de lisboa era quando olhavas para trás e vias o parque das nações. de resto parece uma aldeia perdida, até porque a maioria das casas são de 1 ou dois pisos, o que faz com que tudo pareça ainda mais pequeno e castiço!

·
Hugs are always free
4,910 Posts
O que te levou a visitar esse lugar moya?

Não deixa de ser curiosa a tua curiosidade :nuts:
e é sempre bom ver a tua atenção por certos detalhes...

Já vi onde é LOL.
Passo ao lado todos os dias e nunca tinha reparado :nuts:

·
turquia | türkiye
1,645 Posts
Discussion Starter · #17 ·
O que te levou a visitar esse lugar moya?

Não deixa de ser curiosa a tua curiosidade :nuts:
e é sempre bom ver a tua atenção por certos detalhes...

Já vi onde é LOL.
Passo ao lado todos os dias e nunca tinha reparado :nuts:
estou de férias em lisboa e apeteceu-me passear um bocado.
se passas lá todos os dias acho que podias aproveitar e ver aquela zona com mais atenção! :) podemos combinar um dia destes se quiseres ou puderes

Realmente está bem escondida... se passar lá ao pé não noto.
dá lá uma saltada e trás-nos mais fotografias! é pequenino, aproveitas e continuas a tua deambulação por moscavide, olivais e etc. :)

Wow, desconhecia por completo esta zona da cidade.
Quem diria, ate parece uma vila ou aldeia do Portugal Profundo, o pavimento é ainda do tipo rural, aqui na minha cidade ainda existe :)
Belissimas fotos, e como do costume, belos pormenores Té! :eek:kay: :)
olá miguelinho, obrigada!
é mesmo, também foi essa a sensação que tive: é como voltar ao passado. a identidade de lisboa também é isto :)

·
Registered
2,117 Posts
As fotos estao fantásticas! : )), acho que mostra muito bem o encanto de Lisboa, sao bairros como estes os que proporcionam tanto encanto a esta cidade, é simplesmente fantástico e encantador poder encontrar lugares como este nos quais parece que o tempo deteve-se.

1 - 20 of 217 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.