SkyscraperCity banner

1 - 20 of 31 Posts

·
Registered
4,614 Posts
Discussion Starter #1
Como ainda não vi nada de muito concreto pelos forums acerca do tema, decidi criar um thread acerca deste interessante fenómeno que está a acontecer em Lisboa - a criação mais ou menos espontânea de um "design distric" em pleno centro histórico de Lisboa.

Antiga zona industrial, desafectada da sua função original, a área ribeirinha de Santos tem atraído escolas, artistas e espaços comerciais de vanguarda, entre lojas, restaurantes e bares.

Cerca de quatro mil jovens estudam aqui design, arquitectura, audiovisual, ilustração, comunicação, joalharia, etc., em algumas das mais destacadas escolas portuguesas no domínio criativo (IADE, UAL, ETIC, etc.) que se instalaram nos antigos armazéns e fábricas abandonadas.

As melhores lojas de design portuguesas também procuraram os amplos espaços fabris, com estruturas de tijolo, ferro e madeira, para instalarem os seus showrooms, onde podem ser encontradas as grandes marcas de design contemporâneo (Vitra, Kartell, Boffi, Bulthaup, etc.) assim como peças de designers portugueses, reconhecidos ou emergentes.

Longe do olhar, há ateliers de arquitectura, paisagismo e design, empresas de publicidade e produção audiovisual que empregam notáveis criativos deste país.

Alguns dos mais interessantes restaurantes de Lisboa estão a surgir nesta zona, com um público bonito e sofisticado. A cozinha é sobretudo internacional, mas podem também encontrar-se excelentes exemplos de gastronomia portuguesa tradicional e contemporânea.

Esta zona é também o coração da vida nocturna de Lisboa, com alguns dos melhores bares e discotecas daquela que dizem ser a melhor noite da Europa.

Ainda numa fase de consolidação, o Design District de Lisboa é já uma zona de atracção para a classe criativa e a oferta de bens e serviços tem vindo a aumentar.

A criação do Santos Design District pretende contribuir para:

· Criar um cluster de indústrias criativas em Lisboa, consolidando a tendência existente na zona;

· Criar um novo destino em Lisboa com uma vocação ligada ao Design, em sentido amplo, com uma capacidade de atracção generalista;

· Criar uma montra para o Design português que funcione como plataforma para a divulgação e promoção da criatividade e produção portuguesa, no plano nacional e internacional, que sirva de referência para públicos e agentes económicos;

· Afirmar o Design como um factor produtivo gerador de valor acrescentado e competitividade;

· Posicionar Portugal enquanto uma economia competitiva, moderna e culturalmente diversa.

Para atingir estes objectivos a associação irá desenvolver os seguintes eixos estratégicos:

· Conseguir o envolvimento e empenho de todos os intervenientes na cadeia de valor - escolas, indústria, organizações representativas, agentes económicos e públicos;

· Promover a troca de informação, experiência e geração de sinergias entre os diversos agentes do Design, contribuindo assim para uma melhoria dos standards do Design português;

· Facilitar parcerias de negócio, entre associados e parceiros, gerando um efeito multiplicador;

· Facilitar a interacção entre procura e oferta e estimular o aprofundamento de relações entre os profissionais do Design e a indústria;

· Reduzir o ciclo entre a criação e a aplicação industrial do Design e entre a criação e a sua exposição ao público;

· Aumentar a notoriedade do sector e assim o seu público potencial;

· Melhorar a compreensão do Design e dos seus benefícios para a sociedade e aprofundar a profissão de designer e do seu estatuto.

·
Registered
4,614 Posts
Discussion Starter #2 (Edited)
Eu acho este fenómeno interessantíssimo, uma nova centralidade criativa em Lisboa, a contrastar com o boémio chiado numa vertente mais artística. Iniciativas destas enriquecem muito a cidade, estimulando o seu crescimento e potenciando a sua economia (estudos comprovam que cidades tradicionalmente mais criativas como São Francisco ou Tóquio, são muito beneficiadas por esse factor).
Se quiserem ajudar e colocar fotos, infos etc estejam à vontade!

SITE OFICIAL

http://www.santosdesigndistrict.com/

http://www.genusphotography.com/page3344.html

·
turquia | türkiye
1,645 Posts
hum, já falamos sobre isto na secção de fotos/urbanismo no thread de santos. =)

mas obrigado por criares um thread só e especificamente para o design district. só não sei o que meter aqui porque a maioria do que tenho são fotografias e enfim, um pouco do meu dia-a-dia.

eu estudo no iade, mas temos também contacto com a etic por exemplo (workshops, etc), e quando há seminários ou conferências também utilizamos outros espaços dentro do "design distric", como o museu das telecomunicações por exemplo. há trabalhos universitários onde temos por exemplo de sair para santos e ver galerias ou lojas de design e ainda analisar mupis ou outdoors que estejam colocados na rua. no fundo é tentar aproveitar o que o design district nos dá. eu adoro :)

·
Registered
4,614 Posts
Discussion Starter #8
não faz sentido pq?!?! :bash:

também não faz sentido a colecção berardo ser no CCB e o Museu do Chiado no Chiado?
Faz. E pela mesma lógica, faz sentido o museu do design ser no design district.

·
Registered
11,796 Posts
então quer dizer que lá por haver um design district, no resto da cidade não pode haver nada relacionado com design!? :bash:

·
turquia | türkiye
1,645 Posts
o design está em todo o lado :)

se santos tivesse o MUDE não era mal pensado, mas penso que na baixa também lhe trás outra vida. e por ali está a faculdade de belas artes e mais uma panóplia de museus.

o nome por trás de MUDE é tudo.
mude.. revela-te, descobre-te, tenta ser diferente, não olhes sempre em frente, de vez em quando roda a cabeça para descobrires as respostas às tuas dúvidas. inova, transforma-te.

fico muito feliz por termos um museu dedicado ao design.., por fim.

·
President and CEO
17,597 Posts
Ainda me lembro de o visitar quando estava no CCB.

·
Registered
4,614 Posts
Discussion Starter #13
então quer dizer que lá por haver um design district, no resto da cidade não pode haver nada relacionado com design!? :bash:
Homem de deus, não quer dizer que não possam haver coisas relacionadas com design noutros sítios de Lisboa, o que estava a dizer é que fazia sentido ser em santos porque o design district ainda é um projecto em elaboração e por isso seria um bom incentivo.
É preciso pachorra. :lol:

·
Registered
11,796 Posts
Homem de deus, não quer dizer que não possam haver coisas relacionadas com design noutros sítios de Lisboa, o que estava a dizer é que fazia sentido ser em santos porque o design district ainda é um projecto em elaboração e por isso seria um bom incentivo.
É preciso pachorra. :lol:
hmmm... bate-me, sim, sim... oh, sim...

·
Registered
11,796 Posts
Moya, tens que fazer um thread com as lojas do chiado e av liberdade.

tiras fotos à Louis Vuitton, Armani, Escada, Loewe, Cartier, Hermes, D&G, Trussardi, etc...

1 - 20 of 31 Posts