SkyscraperCity Forum banner

Lisboa | Túnel do Marquês

34958 Views 315 Replies 49 Participants Last post by  Filipe_Teixeira
Descobri este site do artigo no site do Automotor casualmente e apesar de já ser ter 1/2 anos está bastante detalhado! Merece a visita...:eek:kay:
1 - 20 of 316 Posts
"Lisboa está prestes a mudar de rosto. Já em Setembro arrancam as obras do polémico Túnel das Amoreiras, que deverá estar concluído em meados de 2005" - O Longínquo ano de 2005........
ja podiam tar quase prontas, maldita politica :rant:
Câmara de Lisboa diz que Túnel do Marquês estará concluído no início de 2006

A Câmara de Lisboa anunciou hoje que o Túnel do Marquês vai estar concluído no início do ano e que o trânsito à superfície vai começar a normalizar gradualmente a partir de dia 15 de Abril, altura prevista para a conclusão da laje.

A partir do dia 15, o trânsito será reposto à superfície no lado sul da Avenida Joaquim de Aguiar, desde o cruzamento da Rua Conselheiro Fernando de Sousa até ao cruzamento da Rua Castilho, numa extensão de 550 metros.

Até ao início de Setembro, o trânsito entre as Amoreiras e a rotunda do Marquês será totalmente reposto à superfície, continuando as obras no subsolo, sem prejuízo para a circulação.

Estas datas foram apresentadas durante uma reunião no Gabinete Coordenador do Túnel, nos estaleiros junto à Rotunda do Marquês de Pombal, onde foi apresentado o ponto da situação das obras ao presidente da Câmara, Pedro Santana Lopes, ao vice-presidente, António Carmona Rodrigues, e aos vereadores Pedro Pinto e Eduarda Napoleão.
Fonte: Publico
See less See more
:hahaha: :lol: yeah right!
Pois pois...2006, 2006!! o que tu queres sei eu pah!
É tacho!!! :D
Túnel do Marquês concluído em Janeiro

Atrasos Obras à superfície entre as Amoreiras e o Marquês prontas em Agosto Empreiteiros pedem cinco milhões de euros de indemnização joão girão

Santana Lopes assistiu à reabertura ao trãnsito do cruzamento da Rua Artilharia Um com a Avenida Joaquim Augusto de Aguiar


Opresidente da Câmara Municipal de Lisboa garantiu, ontem à tarde, que dentro de aproximadamente um mês e meio estarão concluídas as obras à superfície, relativas à construção do túnel do Marquês, entre a Rua Conselheiro Fernando de Sousa e o Marquês de Pombal.

"Quando os lisboetas vierem de férias, já não haverá aqui problemas de trânsito", garantiu Santana Lopes, que fez questão de assistir pessoalmente à reabertura ao trânsito do cruzamento da Rua Artilharia Um com a Avenida Joaquim Augusto de Aguiar.

Desde Abril que quem circulava na Rua Artilharia Um, vindo do Rato, era obrigado a virar à direita, em direcção ao Marquês de Pombal. Ontem ao início da tarde passou a ser possível seguir em frente.

De acordo com o autarca, o túnel está escavado até à Rua Castilho, prevendo-se que esteja totalmente concluído "até ao final do ano, princípios de Janeiro". Seguir-se-á mês e meio de monitorizações, "como é aconselhável", para testar o comportamento da estrutura.

Em relação ao custo final dos trabalhos, Santana Lopes disse que este poderá ser agravado "apenas" devido ao valor da indemnização que os empreiteiros estão a pedir, na sequência da paragens das obras enquanto decorreu a providência cautelar interposta pelo advogado José Sá Fernandes, candidato independente, com o apoio do Bloco de Esquerda, à presidência da Câmara de Lisboa.

As negociações entre a autarquia e o consórcio responsável pela construção do túnel estão ainda a decorrer, estando os empreiteiros a pedir uma indemnização superior a cinco milhões de euros. Santana Lopes afirmou que o processo negocial está a ser acompanhado pelo Tribunal de Contas.

O autarca referiu ainda que está a ponderá pedir ao Estado, "para não dizer a um cidadão que agora é candidato à presdidência da Câmara", o ressarcimento dos prejuízos que a paragens das obras causou à autarquia e aos lisboetas.


À parte

Reboque

O facto de a reabertura desta ligação não ter sido previamente anunciada apanhou de surpresa os automobilistas que já se tinham habituado a deixar os veículos estacionados na via pública, junto ao cruzamento com a Avenida Joaquim António de Aguiar. Como já vinha sendo hábito, ontem encontravam-se parqueadas meia dúzia de viaturas, que foram prontamente rebocadas pela Polícia Municipal pouco antes de a ligação voltar a funcionar.
See less See more
yessssssssssssss :banana: ja não é sem tempo, pena o de Ceuta no Porto não ser inaugurado para breve tambem.
vamos lá ver se o transito fica melhor.. duvido a longo prazo a tendencia é para aumentar o trafégo..
para agora ira atenuar um bocadito quanto aos gajos que guardam os carros na via publica ja sabiam k mais cedo ou mais tarde perderiam os lugares!!
Isso não pode ser verdade :eek:
Quem é que viu imagens (hoje) do santana lopes a passar-se lá com uns tipos das obras por estarem coisas na via de forma injustificada "pah isto não é depósito!!" "quero isto daqui tirado em uma hora!!!"?
:lol: não vi
não vi :uh: o gajo ker sair com a obra feita e diga-se em abono de verdade, esperemos k sim!!
Entao e se o senhor Sá Fernandes:puke: ganhar??? :lol:
Carmona Rodrigues diz que túnel do Marquês estará concluído em Março

Carmona Rodrigues, presidente em exercício da autarquia lisboeta e candidato apoiado pelo PSD às autárquicas do próximo domingo, anunciou hoje que o túnel do Marquês estará pronto em Março do próximo ano.

Ao oitavo dia de campanha, Carmona visitou aquela que é a mais polémica da actual gestão camarária, aproveitando para responsabilizar José Sá Fernandes, o candidato apoiado pelo Bloco de Esquerda, pelo atraso na conclusão dos trabalhos. O advogado interpôs uma providência cautelar invocando várias irregularidades no projecto, o que obrigou à suspensão das obras durante nove meses.

"A paragem das obras custou imenso dinheiro aos cofres da câmara e às pessoas que aqui vivem e trabalham e foi inútil porque o Supremo Tribunal Administrativo deu razão à autarquia a cem por cento", afirmou o autarca, garantindo que a obra está "quase pronta".

Questionado sobre o troço do túnel que passa junto à linha do metro, na Avenida Fontes Pereira de Melo, Carmona Rodrigues disse que já está encontrada "uma soluça construtiva".

O candidato reafirmou que não é necessária a autorização do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e do Metropolitano de Lisboa, uma vez que a única entidade habilitada a autorizar a obra é a câmara municipal, mas referiu que estas instituições estão integradas numa comissão de acompanhamento desde o início da obra. "Nada é posto em obra que não tenha aprovação da Câmara, ouvidas as entidades competentes", sublinhou.

O candidato esclareceu também que o apenas os veículos ligeiros poderão circular nesta infra-estrutura, já que "cerca de 60 por cento dos acidentes em túneis são provocados por pesados".

Carmona desvalorizou ainda afirmação do candidato da CDU, Ruben de Carvalho, que ontem defendeu que o túnel deve ser fechado se se provar que a obra é negativa para a cidade. "É uma opinião. This is a free country (Este é um país livre)", afirmou.
Fonte: Publico
See less See more
Rigorosamente todo o tunel não é? ou seja incluindo a parte da av fontes pereira de melo?
1 - 20 of 316 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top