SkyscraperCity banner

1 - 20 of 90 Posts

·
Registered
242 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
:banana::banana::banana: É como me senti quando encontrei isto na net :lol:

The Lumiares Luxury Hotel Apartments - http://lumiareshotelapartments.com/index.php?page=eng

The historic 16th century Palácio dos Condes de Lumiares, from which the property derives its name, is situated in the middle of Bairro Alto, one of Lisbon's most sought after real estate areas. Enjoying a central and prominent hill-top location, the Lumiares Luxury Hotel Apartments command wide views over Lisbon and its majestic river, the Tagus River (Rio Tejo).

The 5* hotel apartments all offer underground parking and secure storage facilities, as well as the amenities that you would expect from a world class 5* hotel: a Spa, Gym, two luxury branded shops and a cosmopolitan rooftop bar, the Alto Bar, commanding amazing views over Lisbon. This rooftop bar, which will showcase many of Portugal's finest world-famous wines, will also offer international gourmet light dining in the evening for all and breakfast to apartment guests in the morning.

The Lumiares will be branded as an independent 5* luxury apartment hotel, representing the best that Lisbon has to offer in terms of design, heritage, culture and character. All apartments will benefit from a professional management structure for owners and the very best facilities and levels of service for guests.

Perspectiva das escadas do miradouro

Rua de São Pedro de Alcântara

Fachada Traseira

Grande escadaria - a reconstruir :banana:

Anos e anos a passar por aquela estrada entalada entre o Bairro Alto e São Roque e finalmente vão fazer alguma coisa do Palácio do qual só restam ruínas seguras por um esqueleto de metal

Trata-se de um projecto com gosto em que se deixam transparecer as linhas austeras do conjunto palaciano, apenas não só muito fã das portas na fachada principal...

Agora é esperar que o projecto arranque!

·
Registered
242 Posts
Discussion Starter #6
este não é o tal que demoliram os interiores? porque é que os renders mostram a recuperação de interiores que já não existem?
A ideia com que fiquei é que a grande escadaria será reconstruída, pelo menos na galeria de imagens no website o espaço está devidamente identificado.

·
Registered
242 Posts
Discussion Starter #9
Só os blocos de cimento que estão a segurar a fachada não ajudam nada - aquele lado da rua fica totalmente intransitável e do lado da igreja o passeio é tão estreito em algumas partes que só mesmo em fila indiana

·
Registered
11,796 Posts
É por se tratarem de apartamentos de luxo?
não. esse edifício devia era ser demolido e deviam fazer aí uma praça com zona de inversão de marcha. o troço de rua que fica compreendido entre a igreja e esse hotel devia ser encerrado ao transito.

·
Registered
242 Posts
Discussion Starter #11
não. esse edifício devia era ser demolido e deviam fazer aí uma praça com zona de inversão de marcha. o troço de rua que fica compreendido entre a igreja e esse hotel devia ser encerrado ao transito.

Ou seja se entendi bem então o quarteirão seria deitado abaixo para dar espaço ao trânsito proveniente do Príncipe real inverter a marcha novamente para a rua de São Pedro de Alcântara ou para a Rua das Taipas.
Por sua vez o trânsito proveniente da Rua da Misericórdia voltava para baixo pela Rua Nova da Trindade via Largo Trindade Coelho.
E tornava-se o espaço em frente à Igreja de São Roque numa praça calcetada com acesso pedonal ao Bairro Alto pela Travessa da Queimada, Rua do Grémio Lusitano e Travessa da água da Flor.

Á semelhança do Largo Rafael Bordalo Pinheiro, que em princípio será atravessado pelo elétrico, a praça seria atravessada pelo 758 ou alterava-se o percurso do autocarro?

Estamos a falar de um cenário hipotético claro.

Eu pessoalmente prefiro este projecto não só pela requalificação da fachada do Palácio como a meu ver talvez o corte do trânsito directo entre o Príncipe Real e o Chiado, e as implicações que resultariam de tal (a nível geral, para os residentes, transportes públicos...) não fosse a melhor opção.

Ainda assim concordo que a rua naquela zona é muito estreita tanto para os peões como para os carros (uma vez ia no 758 para Sete Rios e o autocarro ficou a menos de 5 cm do carro que seguia no sentido contrário). Aí sim deve-se procurar uma solução para melhorar a circulação.

·
Registered
11,796 Posts
essa rua numa primeira fase irá ter apenas um sentido. tendencialmente será encerrada ao transito mas essa certeza só o tempo o dirá. para mim fechava-se já.

·
Les cites obscures
10,786 Posts
Com o miradouro tão perto e com o largo Trindade Coelho mais abaixo não vejo necessidade de uma 3ª praça tão perto. Ainda por cima iria quebrar essa densidade típica do Bairro.

Também tenho dúvidas sobre a qualidade das fachadas existentes que depois iriam ganhar destaque ao ladear essa nova praça. Outra dificuldade seria a CML comprar o prédio/terreno por uma fortuna para depois... demoli-lo.

·
Registered
11,796 Posts
não é preciso comprar o edifício para o demolir. basta invocar o estado de necessidade face à degradação que se assiste e obrigar o proprietário a fazê-lo. a camara só teria que comprar o terreno

·
Registered
11,796 Posts
filipe, o palácio já ele foi demolido. já praticamente não existe. só já tem parte das paredes exteriores.

mas é projecto que não me entusiasma nem arrelia, em especial.

e eu não disse que se ia demolir as ruínas com o objectivo de criar uma inversão de marcha. disse que era para se criar uma praça. uma vez que existe a praça, ela pode ser usada para inversão de marcha, assim como pode ser usada para esplanadas ou outra coisa qualquer. não disse que se devia demolir para se atribuir uma função. a função é superveniente à existência da praça, que seria o objectivo da demolição.

·
Registered
11,796 Posts
e as praças não se fazem ou deixam de fazer por existir uma a 500 ou 1000 metros. cada caso é um caso. se assim, fosse não existiria restauradores porque existe o rossio ao lado, ou não existiria rossio porque existe praça da figueira ao lado ou não existiria praça do municipio porque existe terreiro do paço ao lado.

e sim, a questão das fachadas que o marco levantou é pertinente. o facto das fachadas não poderem ser bonitas pode condicionar a ideia.

·
Uma dúzia de anos disto..
30,722 Posts
De um ponto de vista prático... o que é que aconteceu ao edifício? Do que sei, encontraram uns vestígios arqueológicos e está no lindo que está há anos. Mas e antes disso tudo? Demoliram-se os interiores por algum motivo em especial...?

·
Geógrafo
3,042 Posts
De facto essa rua precisa de ser intervencionada, o piso está uma desgraça com a mistura da base em empedrado com remendos de asfalto e os passeios são demasiado pequenos, com dificuldade se cruzam duas pessoas e se vier algum carrinho de bebé é inevitavel pisar a zona dos carros e senti-los a passar mesmo ao lado.
Os passeios deviam ser alargados e a rua ficar com um empedrado uniforme.
Uma opção poderia ser deixar apenas um sentido (no sentido ascendente direção rua Dom Pedro V) e o sentido inverso (descendente em direção à rua do Loreto e Largo de Camões) poderia ser realizado pela Rua Rosa. Acho que assim a circulação poderia ficar muito melhor, mais organizado e não seria muito confuso.

1 - 20 of 90 Posts