SkyscraperCity Forum banner

Litoral Sul de Santa Catarina - Da Praia da Vila ( Imbituba), até Farol de Santa Marta (Laguna).

9668 Views 28 Replies 19 Participants Last post by  lucasniero
Nos dias 29 e 30 de Abril deste ano, participei de um trabalho de campo com um Geólogo da UFSC, aproveitei a oportunidade para fotografar algumas paisagens para compartilhar aqui no SSC.

A imagem acima é uma ilustração dos lugares que fotografei, o ponto vermelho é a Praia da Vila em Imbituba, a linha laranja é um trajeto que fiz caminhando até Itapirubá, o circulo amarelo é a cidade de Laguna onde fiz a maior parte das fotografias do tópico, e por fim o ponto verde é o Farol de Santa Marta, praia exuberante ainda município de Laguna.

Vamos às imagens ... quem gostar comenta! :D

-------------------------------------------------------------------------

1 - Praia da Vila - Imbituba - SC.

1.1

1.2

1.3

1.4

1.5

1.6

1.7

1.8

1.9

1.10

1.11

1.12

-------------------------------------------------------------------

2 - Caminhando ...

2.1

2.2

2.3

2.4

2.5

2.6

2.7

---------------------------------------------------------------------

3 - Laguna - Mar Grosso, nível da rua.

3.1

3.2

3.3

3.4

3.5

3.6

3.7

3.8

3.9

3.10

3.11

------------------------------------------------------------------------

4 - Laguna - Vista do Morro da Glória.

4.1

4.2

4.3

4.4

4.5

4.6

4.7

4.8

4.9

4.10

4.11

4.12

4.13

4.14

4.15

4.16

4.17

4.18

4.19

5 - A balsa...

5.1

5.2

5.3

5.4

5.5

See less See more
55
1 - 20 of 29 Posts
6 - Farol de Santa Marta.

6.1

6.2

6.3

6.4

6.5

6.6

6.7

6.8

6.9

6.10

6.11

6.12

6.13

6.14

6.15

6.16
See less See more
16
Muito bom, Humbolt! Pena que foram poucas fotos de Imbituba, mas gostei do que vi. A pousada da foto 1.2 tem uma importância histórica para o município, e está em processo de reforma, assim como dois casarões no Centro da cidade. A cidade está em obras, como nunca antes visto, pena que o Centro tá bem avacalhado (em razão dessas mesmas obras).

Laguna já deu as caras algumas vezes aqui, mas os bairros do Mar Grosso e do Farol não. São dois locais que sempre quis fotografar, mas nunca tive tempo.

Adoro esse pedaço do Brasil. Viva o Sul catarinense. :)
See less See more
Muuuito legais as fotos Humbolt, tu passou perto do meu apartamento no mar grosso :lol:. As panorâmicas ficaram babantes, demais! Agora ja fico livre da responsabilidade de fazer um thread de Laguna hahahaha.
Adoro o Farol de Santa Marta! Saudades de passar os feriadinhos lá! :D
^^Valeu pela visita... :eek:kay:

Muito bom, Humbolt! Pena que foram poucas fotos de Imbituba, mas gostei do que vi. A pousada da foto 1.2 tem uma importância histórica para o município, e está em processo de reforma, assim como dois casarões no Centro da cidade. A cidade está em obras, como nunca antes visto, pena que o Centro tá bem avacalhado (em razão dessas mesmas obras).

Laguna já deu as caras algumas vezes aqui, mas os bairros do Mar Grosso e do Farol não. São dois locais que sempre quis fotografar, mas nunca tive tempo.

Adoro esse pedaço do Brasil. Viva o Sul catarinense. :)
Obrigado Ice,

Eu gostaria muito de ter fotografado mais em Imbituba, se o tivesse feito lançaria um thread exclusivo... passei pelo centro da cidade (superou minha expectativa de movimentação) mas nem tive como parar. Enfim quando houver outra oportunidade eu fotografo mais... :D

E viva o 'Sul Maravilha' , muitas coisas boas!

Muuuito legais as fotos Humbolt, tu passou perto do meu apartamento no mar grosso :lol:. As panorâmicas ficaram babantes, demais! Agora ja fico livre da responsabilidade de fazer um thread de Laguna hahahaha.
Nem vem ... tem muitos ângulos por serem explorados em Laguna, como citadino ainda tens esta 'responsa' :lol:

Valeu pela visita, e fico feliz que tenhas curtido as imagens!
See less See more
Fotos de Laguna me fizeram recordar dos bons tempos da adolescencia no carnaval de rua de la'... quem nao conhece, nao sabe do que ta' perdendo.:D
Cara parabens pelas fotos!!!
Lembras que vi sua galera lá na Praia do Sol!!
Laguna por icrivel que pareça ainda não viu o grande potencial turistico que tem em sua terra,se estes politicos deixassem de pensar no seu bolso e pensar de modo profissional Laguna com certeza iria despontar no cenário nacional!!!
mas hoje veja como esta a entrada da cidade!!!Desleixo total portico abandonado,asfalto todo esburacado,estradas do interior bem abandonadas!!!
O centro historico bem que merecia uma visita da turma do projeto COral Tintas!!!
abcs
See less See more
Acho interessante como Imbituba é, ou era, um zero da BR-101. Muita gente conhece Laguna e Garopaba, mas pula completamente a cidade. Fora do Estado, quando falo que moro aqui, preciso dizer que fica entre Garopaba e Laguna. :laugh:

Felizmente o mesmo não se diz do empresariado. :yes:

Laguna por icrivel que pareça ainda não viu o grande potencial turistico que tem em sua terra,se estes politicos deixassem de pensar no seu bolso e pensar de modo profissional Laguna com certeza iria despontar no cenário nacional!!!
mas hoje veja como esta a entrada da cidade!!!Desleixo total portico abandonado,asfalto todo esburacado,estradas do interior bem abandonadas!!!
O centro historico bem que merecia uma visita da turma do projeto COral Tintas!!!
abcs
É verdade! Laguna localiza-se num dos sítios mais bonitos de Santa Catarina: cercada por morros, lagoas e o oceano. O istmo da Cabeçuda é lindíssimo, rodeado pelas lagoas de Imaruí e Santo Antônio, pontilhados pelos morros da região. Infelizmente o bairro não acompanha a beleza natural.

Além disso, no interior localidades como Ribeirão Pequeno e Grande são de uma singeleza ímpar. Fora as praias do outro lado da Lagoa, como o Farol.

Infelizmente sobre o aproveitamento desse espaço geográfico, faço coro contigo. A situação da infraestrutura da cidade está péssima. A entrada de Laguna está vergonhosa, cheia de buracos, remendos, sujeira. Fora a montueira de ônibus que trancam o trânsito (aliás, o tráfego de Laguna é inconcebível para uma cidade de 40.000 habitantes). O acesso ao Mar Grosso por Laguna Internacional está igualmente vexatório - dá para quebrar a suspensão do carro naqueles hexagonais mal encaixados. Sem citar o Centro Histórico, que merece uma revitalização, a favelização no entorno da Lagoa, e as estradas do interior (algumas estaduais, como a SC-100).

Apesar de volta e meia criticar Laguna, e em que pese ela ser uma cidade consideravelmente mais pobre que a média catarinense e mesmo regional, acho o município ótimo, com um potencial incrível. Quem dera Imbituba tivesse um Centro Histórico como o de Laguna. :eek:kay:

^^Valeu pela visita... :eek:kay:

Obrigado Ice,

Eu gostaria muito de ter fotografado mais em Imbituba, se o tivesse feito lançaria um thread exclusivo... passei pelo centro da cidade (superou minha expectativa de movimentação) mas nem tive como parar. Enfim quando houver outra oportunidade eu fotografo mais... :D

E viva o 'Sul Maravilha' , muitas coisas boas!
Que pena que não deu. Mas o Centro de Imbituba está muito zoado. Vendo as fotos que eu bati em 2005 ~ 2006 com hoje, dá vontade de chorar.

Faça-se uma ressalva: em partes é um transtorno passageiro, pois diversas ruas da cidade estão recebendo obras de águas pluviais, e nova pavimentação asfáltica (o que causa toda essa quebradeira na cidade).

Por outro lado, o plano de paisagismo novo ainda me causa tristeza, pois diversas árvores (ok, não eram nativas) grandes, que davam o sombreamento e tapavam a péssima arquitetura comercial da cidade foram dizimadas. E a irregularidade das pedras do meio fio não foram arrumadas. Ou seja, bem meia-boca.

E quanto ao movimento, é verdade. Para uma cidade de 40k, Imbituba é até movimentada. E é notável o progresso daqui nos últimos anos - diversas lojas, restaurantes, serviços se instalaram recentemente.
See less See more
Belas fotos Humbolt!
Gostei ver mais um pedaço do lindo litoral de SC!
Valeu por mostrar! :eek:kay:
Muito belo o litoral sul de SC. Tenho um amigo geólogo que é professor de Geologia na UFSC. Pensei que fosse ver ele nas fotos, mas não o reconheci em nenhuma. Grande thread! :eek:kay:
Esse tópico se refere exclusivamente Laguna e Imbituba ou aparece mais cidades nas fotos?
Fotos de Laguna me fizeram recordar dos bons tempos da adolescencia no carnaval de rua de la'... quem nao conhece, nao sabe do que ta' perdendo.:D
Idem amigo!
Obrigado pela visita!

abcs
Obrigado Tunico, e claro que lembro!
Quanto a Laguna concordo com tudo o que você falou... mas nem tudo está perdido, ainda há tempo... a exuberância geografica sempre estará lá!
Eu vi alguma coisa sobre este projeto da Coral em Paraty ... cairia muito bem no centro histórico de Laguna!

Abraço.

lindas fotos!!
Obrigado Pedro ... e desculpe se fui muito áspero em algum comentário noutras ocasiões!

:eek:kay:
See less See more
Belas fotos Humbolt!
Gostei ver mais um pedaço do lindo litoral de SC!
Valeu por mostrar! :eek:kay:
Valeu por ver :D
Abraço.

Muito belo o litoral sul de SC. Tenho um amigo geólogo que é professor de Geologia na UFSC. Pensei que fosse ver ele nas fotos, mas não o reconheci em nenhuma. Grande thread! :eek:kay:
O trabalho que estavamos fazendo quando tirei estas fotografias, foi do professor Gré. Mas eu conheço todo o pessoal da Geologia, foram professores do departamento de Geografia que criaram o curso em 2010, e eu até convenci minha irmã mais nova a fazer o curso, ela é da primeira turma.
Enfim ... quem é o seu amigo ? 90% de chances de eu conhecê-lo.

Esse tópico se refere exclusivamente Laguna e Imbituba ou aparece mais cidades nas fotos?
A nível de municipio sim ... exclusivamente destes dois! Mas as fotos não foram feitas apenas nos distritos sedes dos mesmos!
See less See more
As fotos estão belas. Para nós, do Vale/Norte, as dunas são um elemento singular/desconhecido. Lembro-me da primeira descida ("esquibunda") feita muito antanho na Praia do Camacho, Jaguaruna, vizinha do farol retratado no thread. Obrigado por compartilhar.
O trabalho que estavamos fazendo quando tirei estas fotografias, foi do professor Gré. Mas eu conheço todo o pessoal da Geologia, foram professores do departamento de Geografia que criaram o curso em 2010, e eu até convenci minha irmã mais nova a fazer o curso, ela é da primeira turma.
Enfim ... quem é o seu amigo ? 90% de chances de eu conhecê-lo.
Oi, Humbolt: eu te respondi via PM. Um abraço!
See less See more
Muito bom as "aéreas". E adorei as fotos do Farol de Santa Marta.
As fotos estão belas. Para nós, do Vale/Norte, as dunas são um elemento singular/desconhecido. Lembro-me da primeira descida ("esquibunda") feita muito antanho na Praia do Camacho, Jaguaruna, vizinha do farol retratado no thread. Obrigado por compartilhar.
Obrigado Ocatarina... me inclua no 'nós' , tambem sou nativo do Vale, e minha primeira ("esquibunda") na Joaca, eu já devia ser um adolescente. Até então dunas pra mim só no Saara ou no Nordeste! :D

Oi, Humbolt: eu te respondi via PM. Um abraço!
:eek:kay:

Lindas fotos!
Não conheço muito o litoral sul de Santa Catarina.
Precisa dar um jeito nisso urgente!
Parabéns pelo thread Humbolt - SC!
Obrigado por mais esta visita, nos meus thread's vc já é de casa!

Muito bom as "aéreas". E adorei as fotos do Farol de Santa Marta.
Thinaa... Obrigado por ter dado o ar de sua graça por aqui :D , eu curto muito fazer estas "tomadas aéreas de terra"!
See less See more
1 - 20 of 29 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.