SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 140 Posts

·
Future after Past
Joined
·
1,515 Posts




A Lituânia (em lituano: Lietuva; pronunciado: [lʲɪɛtʊˈvɐ], oficialmente República da Lituânia (em lituano: Lietuvos Respublika), é uma das três repúblicas bálticas.

Limita ao norte com a Letônia, ao leste e ao sul com a Bielorrússia, ao sul com a Polônia, ao sul e ao oeste com o exclave russo de Kaliningrado e ao oeste com o mar Báltico. Sua capital é a cidade de Vilnius, no leste do país. Outras cidades importantes são Kaunas e Klaipėda. É um dos países-membros da União Europeia (UE). É atualmente um país desenvolvido, possuindo bons indicadores sociais, refletindo no fato do país possuir o 35.° mais alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 2013[2], e o 41° maior PIB PPC per capita entre os países do mundo segundo dados do Banco Mundial para o ano de 2013[3].

O país apresenta taxas de crescimento vegetativo negativo, uma vez que, segundo estimativas para 2013, possuí 2 955 986 habitantes[4], uma redução de mais de 400 mil habitantes se comparado ao estimado em 2007, que foi de cerca de 3.36 milhões de pessoas naquele ano.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lituânia











_________________________________________________________________________________________________________

Vilnius
























wikimedia
 

·
Future after Past
Joined
·
1,515 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Arpels said:
:sleepy: a gente não se roe de inveja deles, da-lhes é os parabens por não se levarem em grupes (os velhos do Restelo não moram lá) :)
Claro que não, o bairro do restelo é em Lisboa, e ainda por cima lá na terra deles até as velhas são boas como o milho, e sai mais uma imperial :cheers:
 

·
Registered
Joined
·
373 Posts
É pá, com excepção daquele torre alta toda em vidro, o resto não é nada de outro mundo. Aliás, não sei se repararam, mas eu como muito observador que sou, os gajos tb têm o péssimo hábito de fechar as varandas, tal como nós (não nós, que somos anti-marquizes, mas uma fatia considerável da população). Aliás eu já tinha reparado que na Russia tb por fotos que já vi, tb é normal encontrar prédios com as varandas por fechar e fechadas, que como sabem "enobrece" muito os edifícios. Estes projectos que vi não são maus, mas também não são nada de um gajo ficar com a boca aberta a olhar para eles o dia todo :)
 

·
braaaap all day!
Lss911
Joined
·
4,724 Posts
São interessantes, especialmente a altíssima torre de vidro (30 e tal andares). Considero este um projecto com uma certa carga simbólica no sentido de uma afirmação de um país virado para o futuro e moderno; que se insere na União Europeia e segue os seus valores (pelo menos os teóricos).
 

·
Moderator
Joined
·
18,004 Posts
O Mcarr tem razao. Nao sao so os edificios mas todo o planeamento urbano e exigencia na qualidade arquitectonica e urbanistica. A realidade e que quase todos os paises Europeus, por mais pobres que sejam, estao anos de luz a nossa frente em todos esses aspectos. Ainda por cima nas proximas decadas, isto se voltarmos ao crescimento economico, teremos muito a fazer para emendar todos estes tremendos erros. Isto enquanto os outros estarao a gastar o dinheiro em bons carros, casas e qualidade de vida para todos (especialmente os mais pobres).
 

·
Future after Past
Joined
·
1,515 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Nem mais.
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,745 Posts
Bom, com excepção feita à torre de vidro referida pelo Odivelense e Lss911, não vi nada muito à frente daquilo que por cá temos/estamos habituados.
Compreendo no entanto o que o MCarr quis dizer, realmente estamos habituados a ver os países do leste com "caixotes" da era URSS, marquisados e ultrapassados; para nao dizer que nós, ocidentais de gema, nos julgamos ultimos da Europa Ocidental, mas que ainda temos estatuto de sermos melhor que os primeiros do Leste! Nada mais enganoso!!! E estas fotos provam-nos que se nada fizermos, em pouco anos seremos mesmo a cauda da cauda da Europa! Até nisto... :doh:
 

·
braaaap all day!
Lss911
Joined
·
4,724 Posts
Trata-se um país que se quer afirmar e fá-lo de uma maneira eficaz: alterando a imagem que muitos têm de país "velho", em "mau estado" e ainda muito ligado à ex-União Soviética. É uma tentativa, bem conseguida, de virar o país para o ocidente e ligá-lo mais à União Europeia da liberdade e da prosperidade. é a arquitectura ao nosso serviço, neste caso também, e não somente, ao serviço da política! (reparem no símbolo da União Europeia num dos edifícios...)

Quanto a nós, continua sem existir edifício com aquela altura (sem contar com torres de comunicação ou a de Vasco da Gama) mas há arquitetura moderna (actual) de qualidade superior!:)
 

·
Indiegente
Joined
·
4,475 Posts
Isso é verdade, nós, exceptuando alguns pato-bravos que se fazem por ai, já só nos falta algo com altura significativa, porque temos uma arquitectura moderna de qualidade superior :colgate: pecisamos e de abater 2 ou 3 velhos do restelo que ainda persistem :gunz: ainda tenho esperanças que seja pa breve.. :soon:
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,745 Posts
...e excelentes projectos de arquitectos reconhecidos mundialmente! É pena é não haver 1 pouquinho mais de vontade politica de dar 1 murro na mesa e mudar de uma vez por todas o panorama arquitectonico em Portugal!!
Muitas vezes custa tanto ou mais fazer pequeno e mau do que grande e bem feito...!!
 

·
Moderator
Joined
·
18,004 Posts
Verdade. Mas tenho alguma esperanca agora que o Socrates disse que quer diminuir (idealmente eliminar) a pressao urbanistica que existe sobre as cidades (camaras). Nao significa que iram haver mais arranha-ceus mas ja e um passo no melhoramento da qualidade das nossas cidades.
 

·
Future after Past
Joined
·
1,515 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Arpels said:
mas olha que tem uma coisa a frente da gente Reflex, a altura dos prédios ;)
A ideia do thread foi essa, e mais informo que falamos de cidades com menos de 400.000 habitantes.
 

·
Registered
Joined
·
52,534 Posts
Fern said:
Verdade. Mas tenho alguma esperanca agora que o Socrates disse que quer diminuir (idealmente eliminar) a pressao urbanistica que existe sobre as cidades (camaras). Nao significa que iram haver mais arranha-ceus mas ja e um passo no melhoramento da qualidade das nossas cidades.
xiiiiiiiiiiiiiiiii Fern, ele disse isso? odeio quando eles dizem estas coisas antes de serem eleitos :rant:
 

·
Moderator
Joined
·
18,004 Posts
Pois.... o mais provavel e nao passar de mais uma promessa!!
 

·
Registered
Joined
·
2,011 Posts
voces tem ca uma falta de auto-estima. Portugal da' cartas a nivel arquitectonico!!!.. Altura nao significa qualidade. Muitos dos nossos projectos sao impressionantes, modernos, e mesmo controversos.

nem vou fazer uma lista porque sabem a que me refiro.

temos de nos orgulhar daquilo que fizemos e fazer mais ainda. Ja' chega de nos acharmos desgracadinhos. Chega de fado!!
 
1 - 20 of 140 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top