SkyscraperCity banner
1 - 12 of 12 Posts

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Discussion Starter · #1 ·
O vice-presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Carlos Pina, assegurou hoje que o túnel do metropolitano do Terreiro do Paço está preparado para resistir a um terramoto idêntico ao de 1755.

"O reforço do túnel entre o Poço da Marinha e a estação do Terreiro do Paço foi dimensionado para uma acção sísmica semelhante à que ocorreu em 1755", que atingiu o grau oito na escala aberta de Richter, afirmou Carlos Pina no final de uma visita dos membros da Comissão Permanente de Urbanismo e Mobilidade da Assembleia Municipal de Lisboa às obras do túnel do metro.

Carlos Pina explicou que esse dimensionamento está relacionado com a estrutura em betão, a localização e a execução das juntas entre os vários troços do túnel.

"Essas juntas foram localizadas de dez em dez metros e permitem um movimento lateral que possa vir a ser induzido por uma acção sísmica de cerca de 20 a 30 centímetros", explicou.

Relativamente à possibilidade de liquefacção de algum estrato do solo abaixo do túnel, o responsável explicou que foram feitos vários ensaios, tendo sido identificada em pequenas zonas essa possibilidade.

Por causa disso, está em curso a elaboração de um projecto de reforço dos solos através de injecções de betão, a cargo de uma equipa de projectistas.

"Ainda não está totalmente definido, mas o Metropolitano de Lisboa encarregou uma equipa de projectistas de fazer esse reforço que permita garantir que não vai haver liquefacção de nenhum estrato do solo e que estejam asseguradas todas as condições de segurança para qualquer acção sísmica nos limites para esta zona", sublinhou Carlos Pina.

No final da visita às obras do metro do Terreiro do Paço, o presidente da Comissão Permanente de Urbanismo e Mobilidade da Assembleia Municipal de Lisboa, Vítor Gonçalves, mostrou-se satisfeito com as explicações que ouviu do presidente do Metropolitano de Lisboa, Mineiro Aires, e do vice-presidente do LNEC sobre a segurança da obra.

"Verificámos ‘in loco’, com a ajuda do LNEC e do presidente do Metropolitano de Lisboa, que de facto isto é uma obra grandiosa e que obedece aos mais rigorosos padrões de segurança", afirmou Vítor Gonçalves.

A visita da comissão prendeu-se com "preocupações" e "dúvidas" que surgiram na sequência da divulgação de um relatório de um engenheiro civil da empresa que apontava para a existência de falhas na construção dos túneis do Terreiro do Paço, da Baixa-Chiado e do Cais do Sodré.

"Verificámos que a polémica do cascalho não tinha fundamento na medida em que não há cascalho, mas sim betão poroso de forma a permitir que a água circule naquela zona", acrescentou.

Mineiro Aires assegurou que "as obras vão ter monitorização contínua durante muitos anos".

O metro do Terreiro do Paço será inaugurado em Junho de 2007, sete anos depois do acidente e cerca de quatro anos depois da data prevista de abertura.
Fonte: Publico
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Discussion Starter · #2 ·
...a minha duvida é se aguenta com a água do Tejo!!:laugh:
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
sei não, pelo sim pelo não vou comprar uma mascara de mergulho e passar a andar com ela na malota :sleepy:
 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
o que me preocupa é o facto de por estarem a anunciar com tanta pompa e circunstância que este túnel foi feito para aguentar...os outros se calhar é que não...
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Eles têm que afastar, a todo o custo, a publicidade negativa que existe em torno do tunel. É a 1ª de algumas operações de marketing que surgirão nos proximos 14 meses, até à abertura do dito prolongamento...;)
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
sim deve ter tb um efeito de apaziguar um pouco os temores que a obra em si causa pela proximidade do rio e pela barracada toda em redor da fenda k abriu!!
 

·
I Love You... Soraia
Joined
·
27,934 Posts
JohnnyMass said:
o que me preocupa é o facto de por estarem a anunciar com tanta pompa e circunstância que este túnel foi feito para aguentar...os outros se calhar é que não...
HAHAHAHAHAHA pois tambem me pareceu o mesmo!

tenham medo! tenham MUITO medo! :D ehehehe ;)
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Não te rias, que o 1ª a ceder vai ser o Tunel de Ceuta...:lol:
 

·
Banned
Joined
·
2,618 Posts
Eu acredito tanto no Laboratório Nacional de Engenharia Civil como na possibilidade do Pinto da Costa ser alguma vez julgado pelos crimes que cometeu.
 
1 - 12 of 12 Posts
Top