SkyscraperCity Forum banner

Loanda l Pequena cidade brasileira com nome em homenagem à capital de Angola

6145 Views 9 Replies 7 Participants Last post by  Lucas Souza RF
Olá, amigos foristas de Angola. Saudações do Brasil. :hi:

Vou apresentar uma pequena cidade do Brasil, cujo nome escolhido em sua fundação (no ano de 1952) foi uma homenagem à capital de Angola.
Esta cidade está situada na Região Sul do país, no noroeste do Estado do Paraná. Segundo as estimativas do IBGE em 2013, Loanda possui 22.288 habitantes.

Localização do Estado do Paraná, no Brasil

Localização do município de Loanda, no Estado do Paraná

Seguem abaixo, algumas imagens de Loanda. São poucas, a maioria de minha própria autoria.

Vista de Loanda. Assim como muitas outras cidades do Estado do Paraná, possui uma boa arborização urbana

Foto: Perfil "Fotos Loanda 2 - continuando "/ http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=6095683804423535704

Igreja matriz

Foto: (Minha autoria)

Ruas e avenidas centrais de Loanda

Um dos dois edifícios de Loanda

Este estava em fase de construção quando registrei a foto, em 2011. Provavelmente esteja concluído

Mesquita Islâmica

Foto: Perfil "Fotos Loanda 2 - continuando "/ http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=6095683804423535704

Obrigado! :)
See less See more
17
  • Like
Reactions: 3
1 - 10 of 10 Posts
Woow, I didn´t know that. Thanks for sharing !
  • Like
Reactions: 1
Boa homenagem a minha terra Angola e ainda com o nome antigo de minha capital. Acredito mesmo que ela tenha menos problemas básicos em termos de limpeza, manutenção de imóveis e o resto em relação a grande Luanda dos Angolanos. Obrigado, caro forista.
  • Like
Não sabia da existência dessa cidade!!
  • Like
Nunca tinha ouvido falar,mas muito simpática essa cidade paranaense, bela homenagem a Luanda.
  • Like
Reactions: 2
Nunca tinha ouvido falar,mas muito simpática essa cidade paranaense, bela homenagem a Luanda.
vistos a grandeza do Brasil não possibilita até os nativos de conhecerem tos os seus cantos. Não se preocupe caro forista, eu tampouco conheço bem minha Angola e ela é muito mais pequena que o vosso Brasil, país irmão.
See less See more
  • Like
Reactions: 2
Woow, I didn´t know that. Thanks for sharing !
Same here that's great!
Thank's. :D Obrigado pelos comentários.

Boa homenagem a minha terra Angola e ainda com o nome antigo de minha capital. Acredito mesmo que ela tenha menos problemas básicos em termos de limpeza, manutenção de imóveis e o resto em relação a grande Luanda dos Angolanos. Obrigado, caro forista.
Serginho, indico esse texto sobre a história de Loanda (a brasileira):

História de Loanda

Até 1950 o espaço geográfico, onde se situa o município de Loanda, constituía-se de sertão inexplorado. Registros históricos citam a chegada, em 1950, dos primeiros habitantes do município. Eram os Srs: João Tavares Souza, Moyses de Souza, Duarte Celestino de Oliveira, João Macena de Oliveira, Francisco Rocha e Antônio Locheti.

Na época, as empresas colonizadoras determinavam uma etapa de pioneirismo na fundação de povoados, posteriormente, transformados em municípios. A Empresa Colonizadora Norte do Paraná (composta pelos sócios Lino Spinardi, Irio Spinardi, Asio Montecuco e Sebastião Delfino Machado) adquiriu dos Srs. Santiago Martin Corral e David Bancow, 200 alqueires que foram subdivididos em lotes urbanos e rurais. O traçado da cidade e a construção das primeiras casas só foram possíveis depois que a densa mata foi cortada e queimada. No mesmo ano surgiram as primeiras serrarias e a primeira indústria cerâmica.

A Empresa Colonizadora, congregou para esta localidade, paulistas, mineiros, nordestinos, gaúchos e catarinenses. Para denominar a nova localidade promoveu um concurso, na Rádio Clube de Dracena (onde se localizava sua sede). Ao vencedor era oferecido um lote urbano na nova cidade. O vencedor foi o Sr. Lino Spinardi, que se inspirou em Luanda, capital da Angola. A povoação passou a chamar-se Loanda e seus habitantes “loandenses”. Os Srs. Duarte Celestino de Oliveira, Pedro Peterson Filho e Saturnino de Oliveira iniciaram o processo de plantio de café na cidade. O café, incentivado pela fertilidade do solo e pela recepção positiva dos preços obtidos, favoreceu o fluxo migratório à região.

Histórico

Em 15 de agosto de 1953, pela Lei Estadual nº 47, o núcleo urbano foi elevado à categoria de Distrito Administrativo. Em 26 de novembro de 1954, Loanda desmembrou-se de Paranavaí, pela Lei Estadual nº 253. A instalação oficial deu-se a 27 de novembro de 1955 e em 08 de maio de 1956 o município é elevado à categoria de Comarca. O primeiro juiz de Direito da Comarca foi Dr. Abraão Atem e o primeiro promotor de justiça Dr. Lamartine Rollo Soares.

Referência : Revista Loanda
Fonte: http://www.loandaonline.com.br/loanda/historia.html

Não sabia da existência dessa cidade!!
vistos a grandeza do Brasil não possibilita até os nativos de conhecerem tos os seus cantos. Não se preocupe caro forista, eu tampouco conheço bem minha Angola e ela é muito mais pequena que o vosso Brasil, país irmão.
O que contribui para ela ser desconhecida é por estar no interior e ser pequena. :)
Existem muitas cidades brasileiras com nomes de cidades estrangeiras ou de países, como Nova Iorque (Maranhão), Filadélfia (Tocantins), Flórida (Paraná), Califórnia (Paraná), etc. Todas elas de pequeno porte e distantes das capitais estaduais.
See less See more
  • Like
Interessante!
  • Like
^^ Obrigado pelo comentário. :)

Um vídeo sobre a fundação e emancipação de Loanda:

1 - 10 of 10 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.