Skyscraper City Forum banner
1 - 4 of 4 Posts

·
policial disfarçado
Joined
·
17,786 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Há 61 empreendimentos em construção no País e projetos de mais 27, número que preocupa empresários

Há 61 shoppings em construção no Brasil e outros 27 em fase de projeto. Além disso, 40% dos 622 shoppings já existentes estão em expansão. Preocupada com esse boom de novos empreendimentos, a Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop) iniciou ontem o Brasilshop - VII Congresso Internacional de Varejo, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Na abertura, estiveram presentes o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o deputado Walter Feldman (PSDB-SP). 'Alguns analistas dizem que os investimentos feitos em construção e expansão não chegam a 10% do que vem por aí', disse Nabil Sahyoun, presidente da Alshop. 'Mas se todos abrissem hoje, não tenho certeza se haveria lojistas para tanto.' Isso porque o grande desafio do varejo, segundo Sahyoun, é a profissionalização do empresário. 'Os lojistas são um grupo muito heterogêneo, há os muito preparados e os sem preparo.
Temos de melhorar isso, e este evento é uma das maneiras de difundir conhecimento'.
Um dos palestrantes do evento, Ricardo Bomeny, CEO da Brazil Fast Food Corporation (que controla a rede Bob´s e o KFC no Brasil), acredita que o surgimento de lojistas acompanha o desenvolvimento da indústria e de centros urbanos. 'Não havia shoppings em Rondônia, agora há dois estudos para a região.' Ele diz que um dos obstáculos a vencer para que o varejo cresça acima dos níveis da economia é a burocracia. O Bob´s, apesar disso, pretende abrir quase 100 lojas em 2007, e fechou o ano passado com faturamento de R$ 426 milhões.
Outro desafio, apontado pelo vice-presidente das Lojas Salfer, Clayton Salfer, é a formação de mão-de-obra. 'O consumidor está cada vez mais exigente, portanto para trabalhar com o varejo é preciso conhecer o que é oferecido.' A Salfer tem 105 lojas em Santa Catarina e no Paraná, e planeja chegar a outros Estados em 2008.
Em paralelo ao evento, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) também realiza sua feira. 'Para um empresário de franquias, a expansão dos shoppings tem de ser estudada. Pode não valer a pena ter lojas em locais muito próximos, que concorram pelo mesmo público', opina Artur Grynbaum, presidente da ABF. 'Os investidores de novos empreendimentos devem estar alerta para atender áreas, não canibalizá-las.

O Estado de São Paulo
 

·
Спасибо!
Joined
·
4,684 Posts
^^ Claro, os investidores estrangeiros já estão de olho neste mercado muito atrativo aqui no Brasil, é certo que novos investimentos virão, como um exemplo o mercado de shopping centers dos eua esta praticamente saturado então com tanto capital de sobra eles devem vir com tudo por aqui... e rumo ao investment grade
 

·
Registered
Joined
·
1,979 Posts
Pode significar tb a queda dos algueis que sao no Brasil um absurdo, inclusive com 13°aluguel que é um abuso.
 
1 - 4 of 4 Posts
Top