Skyscraper City Forum banner
1 - 12 of 12 Posts

·
Banned
Joined
·
8,522 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Guia australiano considera-a "uma pérola de arte nova", no seu "top ten" para 2011
Lonely Planet classifica a Lello como a terceira mais bela livraria do mundo

17.11.2010 - 12:50 Por Sérgio C. Andrade

A livraria centenária portuense Lello foi classificada pela Lonely Planet como a terceira mais bonita do mundo, no guia que esta editora fundada na Austrália acaba de lançar para o próximo ano. Numa listagem em que faz o “top ten” dos países, regiões e cidades a visitar em 2011, a Lonely Planet coloca a livraria situada na Rua das Carmelitas, no Porto, na terceira posição, depois da City Lights Books, em São Francisco, nos Estados Unidos, e da El Ateneo Grand Splendid, em Buenos Aires.

A Lello, fundada em 1906, é classificada como “uma pérola de arte nova” A Lello, fundada em 1906, é classificada como “uma pérola de arte nova” (Nelson Garrido/arquivo)

No guia "Lonely Planet's Best in Travel 2011", a editora classifica a Lello, fundada em 1906, como “uma pérola de arte nova”, que se mantém como uma das livrarias – e talvez mesmo uma das lojas – “mais espantosas do mundo”.

Na descrição que faz do seu interior, destaca “as prateleiras neogóticas” que fazem mesmo concorrência aos livros na atenção dos visitantes, mas também a decoração nas paredes com os bustos esculpidos de escritores portugueses, além, claro, da “escadaria vermelha em espiral” que leva os clientes até ao primeiro andar e que parece “uma flor exótica”. O trilho e o carrinho para o transporte dos livros e a pequena cafetaria no primeiro andar, de onde se vê a luz do dia filtrada por coloridos vitrais, são outras notas deixadas aos leitores deste que se tornou já num dos mais populares guias de viagem em todo o mundo.
Esta classificação da Lello repete aquela que a loja portuense já tinha conquistado em Janeiro de 2008, quando o diário britânico “The Guardian” também a considerou como a terceira mais bela livraria do mundo, igualmente a seguir à Ateneu da capital argentina, que ocupa o lugar de um antigo teatro – dessa vez, em primeiro lugar, surgia a livraria holandesa em Maastricht, Boekhandel Selexyz Dominicanen, instalada numa antiga igreja.

O actual edifício da Livraria Lello, que foi desenhado de raiz para ser uma livraria pelo engenheiro Francisco Xavier Esteves, já tinha também sido considerado pelo escritor catalão Enrique Vila-Matas como “a mais bonita livraria do mundo”.

No “top ten” agora divulgado pela Lonely Planet, logo após a Lello surge a Shakespeare & Company, em Paris, seguindo-se a Daunt Books, em Londres, a Another Country, em Berlim, a The Bookworm, em Beijing, a já citada Selexyz Dominicanen, em Maastricht, a Bookàbar, em Roma, e, na décima posição, a Atlantis Books, em Santorini, na Grécia.
 

·
braaaap all day!
Lss911
Joined
·
4,715 Posts
é realmente lindíssima mas daí a ser a 3ª...até porque em Portugal temos a Biblioteca da Universidade de Coimbra e a do Convento de Mafra!

É Neo-Gótica...não Arte-Nova...
 

·
I Love You... Soraia
Joined
·
27,934 Posts
A notícia não é antiga, porque foi considerada outra vez.

A livraria Lello não é a terceira mais imponente do Mundo. Poderá nem ser a milésima de tão pequena que é.

Mas é lindíssima. Terceira? Segunda? Quarta? Décima primeira? É tudo uma questão de opinião. Não há uma voz divina que diga "é e pronto". Segundo esta entidade, é a terceira mais bonita. Isto não faz dela a terceira mais bonita. Faz dela, acima de tudo, altamente reconhecida internacionalmente, e conhecida (internacionalmente) pela sua grande beleza.

De resto, há coisas não quantificáveis. E de resto (2), é uma boa notícia para Portugal. Nunca se esqueçam: Portugal é um País pequeno. Qualquer boa notícia turística para qualquer cidade portuguesa, trás estrangeiros a essa cidade, e por consequência ao resto do País. Esta notícia poderá aumentar o turismo do Porto (cidade visada), e por acréscimo, o de Coimbra, Lisboa ou Braga. Basta pensar num nipónico fanático por livrarias que decide vir a Portugal só para ver esta livraria (por ter visto na notícia), e já que veio de tão longe, aproveita e conhece o País.
 

·
Registered
Joined
·
26,782 Posts
é realmente lindíssima mas daí a ser a 3ª...até porque em Portugal temos a Biblioteca da Universidade de Coimbra e a do Convento de Mafra!

É Neo-Gótica...não Arte-Nova...
É um ponto de vista, mas como vês já não é a 1ª vez que é considerada a 3ª mais bela do mundo. :)

Além de que são estilos diferentes, a Biblioteca da UC e do Convento de Mafra são bibliotecas, não livrarias, não têm livros à venda.
 

·
I Love You... Soraia
Joined
·
27,934 Posts
^^ Só uma nota em relação a isso. A primeira vez que foi considerada, foi pela mesma entidade. Mas é óptimo na mesma.
 

·
Registered
Joined
·
26,782 Posts
Não, Daniel a primeira vez foi pelo The Guardian, que é um jornal britânico. Isto é um guia australiano.
 

·
I Love You... Soraia
Joined
·
27,934 Posts
Não, Daniel a primeira vez foi pelo The Guardian, que é um jornal britânico. Isto é um guia australiano.
Ai sim? Uhh! Cool então.

Então onde é que a Lonely Planet sagrou o Porto, o ano passado? Sei que foi em alguma coisa. Daí ter feito confusão.

Bem, então temos duas entidades internacionais diferentes a colocar esta livraria no topo do mundo. Sim senhor. Sem dúvida que trará turistas a Portugal e fará da livraria um exlibris da cidade. Ela por fora é bonita, mas só lá dentro é que se lhe extrai o charme.

Só tenho receio que haja pessoas que pensem que ela é grande, porque se pensarem, vão ficar desiludidos. A secção de livros da Fnac do Norteshoppint é prai 3 vezes maior do que a Lello :lol:
 

·
Registered
Joined
·
6 Posts
É um ponto de vista, mas como vês já não é a 1ª vez que é considerada a 3ª mais bela do mundo. :)

Além de que são estilos diferentes, a Biblioteca da UC e do Convento de Mafra são bibliotecas, não livrarias, não têm livros à venda.
Exacto, a Biblioteca Joanina em Coimbra não é nenhuma livraria.

 

·
Registered
Joined
·
26,782 Posts
Mellow Lello

If tempted to put more reading on a Kindle, first pay a visit to the Livraria Lello, tel: (351-22) 200 2037. Located in Porto, a Portuguese city known as a virtual museum of Art Deco storefronts, this veritable shrine to bound print tops all other eccentric remnants of fin de siècle design.

"Going to Porto without seeing Lello," declares proud owner Antero Braga from behind the register, "is like going to Rome without seeing the Pope."

A spectacular evocation of the neo-Gothic built to show off local wealth in 1906, with a churchlike facade looking across at the city's iconic Torre dos Clérigos, Lello's interior is dominated by wood carvings, Byzantine bookcases, trompe l'oeil and curvaceous red stairs that uncoil like some literary dragon amid 120,000 volumes. There's even an ancient wheelbarrow on tracks that once carried heavy tomes from the front door to the shelves.
(See more on raised rents and easier evictions: How reform could rock Portugal's housing market.)

Rescued from dereliction by a restoration project completed in 1995, the Lello packs in tour groups who aren't necessarily interested in the symbolist poetry, but snatch up a great selection of Lusitania-evoking photo books, as well as fancy soaps and sips of port wine served in an upper-level three-table café. Fado music plays to aid the browsing, but it's hard for even the most sumptuous coffee-table item to upstage the surroundings.
http://www.time.com/time/travel/article/0,31542,2099520,00.html

Livraria Lello em destaque na revista "Time"

Já foi reconhecida como uma das mais belas livrarias do mundo pelo guia de turismo "Lonely Planet". Agora, é a conceituada revista "Time" que dá destaque à portuense Lello, num artigo assinado pelo jornalista John Krich, que ficou fascinado com a arquitectura de um edifício que é uma "espectacular evocação do neo-gótico", com a fachada a fazer lembrar uma igreja.

"Ir ao Porto e não ver a Lello é como ir a Roma e não ver o papa", resumiu, à Time, Antero Braga, proprietário da Lello.

John Krich descreve o interior "dominado por esculturas em madeira, estantes bizantinas e escadas vermelhas", que conduzem por um universo com mais de 120 mil livros.
http://www.jn.pt/paginainicial/pais...elho=Porto&Option=Interior&content_id=2143090
 
1 - 12 of 12 Posts
Top