SkyscraperCity banner

1 - 20 of 214 Posts

·
Registered
6,596 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
…coberta de branco! :cheers:

A neve que caiu na última 3ª feira foi a altura ideal para tirar umas fotos à neve :D, que aqui ficam agora. Loriga vale sobretudo pelas paisagens e pelo encanto natural…e foi sobretudo isso que tentei retratar…

Apresentação

Loriga é uma vila e freguesia portuguesa do concelho de Seia, distrito da Guarda. Tem 36,52 km² de área, 1 256 habitantes (INE, 2001) e densidade populacional de 37,51 hab/km². Tem uma povoação anexa, o Fontão.

Está situada a cerca de 770 m de altitude, na sua parte urbana mais baixa, rodeada por montanhas, e é abraçada por dois cursos de água: a Ribeira da Nave e Ribeira de S. Bento, que se unem para formar a Ribeira de Loriga, um dos afluentes do Rio Alva.

Curiosidade: É conhecida como a "Suíça Portuguesa" devido à sua extraordinária localização geográfica.

Fonte parcial: Wikipédia

(A amarelo o percurso realizado)

·
Registered
6,596 Posts
Discussion Starter #2 (Edited)
FOTOS 20/21-01-2009

Começando pela zona mais alta…de início com algum nevoeiro, que ora ia ora vinha…

1. Parque infantil à entrada da vila

2.

3.

4.

5. A Garganta de Loriga

6.

7.

8. Casa de Repouso de Nª. Sª. da Guia

Pouco a pouco o nevoeiro foi-se dissipando…

9. Na zona inferior, a escola e os bombeiros voluntários; na parte superior a avenida principal

10. Em primeiro plano, o novo quartel dos bombeiros voluntários, ainda em construção

10.

11.

12. Perspectiva geral da vila

13.

14.

15. :drool:

16. :)

17. Rua de acesso ao centro da vila

18. A zona mais alta da vila…como podem ver aqui também há atentados urbanísticos…ou mamarrachos, como queiram…

19. A Ribeira de São Bento, uma das duas que passam por Loriga

20.

E de fotos do dia da neve é tudo, é o que dá levar a máquina quase sem bateria…mas no dia seguinte voltei à carga, desta vez no centro da vila…já havia bastante menos neve…

21.

22. Avenida principal

23.

24. Largo de Santo António

25. Parque infantil

26. Vista para a rua do Porto: outrora era das mais habitadas, agora já muitas casas estão fechadas ou ao abandono…:(

Loriga é uma terra que tem sofrido muito os efeitos da desertificação, em pouco mais de cinco anos fecharam 3 das 4 fábricas de têxteis da vila, hoje apenas sobrevive uma e mais uma do sector metalúrgico…os mais de mil e duzentos habitantes que tinha em 2001 ter-se-ão convertido em cerca ou até menos de mil…:eek:hno:

27. Rua principal

28. Pelourinho

29. Adro da Igreja (vista lateral)

30.

31.

32. Para terminar, uma foto do nevoeiro a cobrir um dos montes que rodeiam Loriga, presença constante em dias destes…

Espero que tenham gostado desta fria reportagem :eek:kay:

(PS: outras fotos no post #31)

·
O Prof Godin
6,654 Posts
…esta terra não existe…

·
Registered
1,012 Posts
Boas fotos

Reportagem fotográfica de grande nível, gostei muito das fotos :applause:, os meus sinceros parabéns, e continuação de boas fotos...:)

·
Registered
19,599 Posts
Finalmente Loriga! E ainda melhor porque cheia de neve... Parabéns pelas fotos, Rpc08, estão de facto excelentes!:cheers:

·
turquia | türkiye
1,645 Posts
estou impressionada!
acho que o professor quis dizer que a vila é tão linda e está situada num entorno tão belo que é impossível existir!
Pode ser um cliché, mas... as fotografias estão do melhor. Essa vila tem muito potencial.. que sorte rpc, e que paisagens podes ver todos os dias... Arff..

O pelourinho é bastante recente. Adoro também as casinhas de pedra típicas. Quem me dera estar aí agora.. e poder ouvir o silêncio!

·
Registered
2,117 Posts
:drool::drool:, lindíssimas fotos, a vila parece bem gira e típica!, eu adoro passeiar e viajar por estas zonas rurais, achei muito engraçadas as casas com esses telhados tao pronunciados, nunca vi em Portugal edificios assim (ainda nao conheço a Serra de Estrela). E as paisagens ..., soberbas! És um afortunado de desfrutar de um tao belo lugar.

·
President and CEO
17,597 Posts
Excelentes fotos! :applause:

·
Αλέξανδρ&#
52,597 Posts
:happy::applause: :drool: só conheço Loriga no verão, com neve numca vi ao vivo, espectacular como seria de prever numa terra rodeada de um cenário montanhoso como Loriga!!

·
Registered
6,596 Posts
Discussion Starter #18
Mais uma vez obrigado :eek:kay:

acho que o professor quis dizer que a vila é tão linda e está situada num entorno tão belo que é impossível existir!
Pode ser um cliché, mas... as fotografias estão do melhor. Essa vila tem muito potencial.. que sorte rpc, e que paisagens podes ver todos os dias... Arff..
Eu fiquei na dúvida se a intenção do Prof Godin era essa ou não, por outro lado podia conhecer e estar a aludir a certos aspectos menos positivos que também existem...

Sem dúvida que tem muito potencial, potencial esse seja pouco ou nada explorado...

Tens toda a razão moya, é talvez a única coisa que me anima em viver aqui, é mesmo a paisagem :)

btw: estou a pensar meter no banner a foto da panorâmica geral da vila.
Como queiras. Para mim as melhores são a 6, a 7 ou a 11...

Penso que na vila deveriam ser construidas casas com telhados com ângulo menor (género das alpinas) e até poderia ser uma estância de inverno :yes:
:lol:

É preciso vermos Barra que a neve raramente faz a sua visita por estas bandas...este ano é que tem sido bastante frequente, aliás amanhã é capaz de voltar a fazer uma visita :) E uma estância de Inverno tem obrigatoriamente que ter sempre neve e pistas de ski...o que aqui é impossível.

Mas tanto tu como a moya têm razão: é uma terra com um potencial enorme em termos turísticos, e da maneira como está a situação terá que ser forçosamente esse o "nosso" futuro. Mas apesar do potencial pouco ou nada tem sido feito, em termos públicos é 0 e em termos privados pouquíssimo, porque vai tudo parar a Seia ou à zona da Covilhã...e depois há outro problema, que é um dos maiores defeitos desta vila - toda a gente critica mas quando está na hora de fazer e de toda a gente se unir não fica ninguém - e o problema passa também por aí.

Falta também promoção...que é o que a junta de freguesia e a autarquia também não fazem; e é o que, aliás, eu estou aqui a fazer, e o que mais dois ou três noutro forum também fazem...

Enfim...resta esperar que alguém se dê conta que há aqui uma grande oportunidade...

·
turquia | türkiye
1,645 Posts
Curiosidade: É conhecida como a "Suíça Portuguesa" devido à sua extraordinária localização geográfica.

Era tão bom que fosse mesmo verdade. Na suíça terias comboio para loriga de 30 em 30 minutos (vá, exagerando um bocado.. e daí talvez não..), e depois um posto de turismo com ímanes do pelourinho, canetas a dizer "loriga", calendários com imagens de loriga com neve, sol, chuva, etc, imensos panfletos sobre possíveis caminhadas e subidas ao monte para ter uma vista panorâmica - havia até um elevador, mas para o pessoal do trekking não se queixar faziam-se muitas caminhadas. Depois chocolates e navalhas made in loriga, à semelhança do swiss made. (mas depois trocam-se as navalhas por algo mais artesanal e típico da zona) Pousadas de juventude e hostals para os backpackers; muita animação de noite, de dia, de tarde. Loriga iria ser uma festa!
desconhecia por completo loriga e não há razão nenhuma para não darmos valor ao nosso património, é uma pena que não se invista nestas terrinhas, porque iria ter muito futuro. Até dá vontade, utopicamente, de ir já aí e revolucionar isso tudo! Eu posso ajudar com os panfletos :D E com os puzzles também.

1 - 20 of 214 Posts