SkyscraperCity banner

1 - 20 of 726 Posts

·
Moderator
Joined
·
179,481 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Palácio do século XVI em Santa Iria da Azóia ameaça cair. Projecto da Valorsul foi recusado. Associação local promove abaixo-assinado, pedindo o apoio de várias entidades.


Câmara Municipal garante não ter dinheiro para deitar mão à degradação do imóvel

A Associação de Defesa do Ambiente de Loures (ADAL) anunciou, ontem, que vai promover um abaixo-assinado de apoio à recuperação do Palácio de Valflores, em Santa Iria de Azóia, Loures. O edifício do século XVI, propriedade da Câmara Municipal (CML), espera há mais de uma década por obras de reabilitação e encontra-se em risco de derrocada.

Depois de a autarquia ter declarado, em 2005, que não tem verbas para a sua recuperação, a Valorsul disponibilizou-se para realizar as obras necessárias, recorrendo a fundos próprios e comunitários, em troca da utilização esporádica do espaço. No entanto, a proposta foi recusada pelo Ministério do Ambiente, com base num parecer do Instituto Regulador de Águas e Resíduos, onde é dito que este tipo de actividade não faz parte do objecto social da empresa.

O processo de recuperação do Palácio de Valflores, classificado como Imóvel de Interesse Público, é feito de avanços e recuos. E poucos o conhecem tão bem quanto Cristina Mendes, presidente da ADPAC - Associação de Defesa do Património Ambiental e Cultural de Santa Iria de Azóia, que desde o ano 2000 exige a reabilitação do edifício.«Não fomos contactados pela ADAL, mas apoiamos todas as iniciativas que pretendem dar visibilidade ao problema», disse ontem ao JN.

E considera que «o parecer dado pelo Governo à Valorsul não faz qualquer sentido e inviabilizou a recuperação de Valflores, que é tão urgente». Cristina Mendes defende que «antes de qualquer intervenção profunda, o palácio precisa de ser protegido, porque corre o risco de ruir».

A protecção do edifício e a sua recuperação são obras muito caras e as partes envolvidas afirmam não ter verbas para as suportar. O vereador da Cultura, Ricardo Leão, diz que «a autarquia não tem meios para avançar», e, quanto ao estado do imóvel, responsabiliza o Governo «Se o palácio cair, a culpa não é da Câmara». «Se o Governo der um sinal positivo, a Valorsul mantém o interesse na recuperação do edifício», refere, por sua vez, José Manuel Abrantes, administrador daquela empresa.

Fonte

É o desmazelo total.... Loures sem dinheiro ??? :bash:
 

·
Moderator
Joined
·
179,481 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Peça única da época no distrito


Cristina Mendes, presidente da Associação de Defesa do Património Ambiental e Cultural de Santa Iria de Azóia (ADPAC), defende que a recuperação do Palácio de Valflores, que constitui «o único exemplar da arquitectura civil do século XVI no distrito de Lisboa», deve registar o mínimo de alterações possível.

Segundo explicou ao JN esta especialista que defende a reabilitação do imóvel desde o ano 2000, «a riqueza do edifício depende do respeito que se tenha pela sua traça original e é importante manter a estrutura actual».

Quanto à futura utilização do imóvel, sustenta que deveria estar relacionada com a «história e arquitectura, porque é nestas áreas que se move o seu público alvo». De acordo com a presidente da associação, o espaço «seria ideal para receber um pólo de arquitectura ecológica e ambiental».
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
ja li sobre esse palacio, esta uma lastima devido a incuria dos governantes :bash: a camara se não tem dinheiro k arranje alternativas!!
 

·
Moderator
Joined
·
179,481 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Desculpa lá.... se for preciso constroem urbanizações e outras merdas e para isso não têm dinheiro??? não querem é ficar sem retorno :wallbash:
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
pois é um facto :yes: podem como eu disse arranjar alternativas, fazer um museu ou algo k possa trazer retorno :dunno:
 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
já estive para fazer um thread sobre ele uma vez...era este que eu falava como sendo o mau de Loures quando fiz o thread do Palacio do Correio-Mor.

Está cada vez pior, aquelas ruinas que se vêm aqui eram uma loggia que ruiu aqui ha uns anos!:bash:
 

·
Registered
Joined
·
8,336 Posts
Que absurdo!!! Então porque o uso do palácio por parte da Valorsul não se encaxava com os seus objectivos como empresa não aprovaram a sua proposta de recuperação??????? MAS TÁ TUDO DROGADO OU QUÊ??? É PREFERÍVEL DEIXÁ-LO CAIR????

:gaah:
 

·
Moderator
Joined
·
179,481 Posts
Discussion Starter · #13 ·
é o que eu disse Filipe... se não tiver retorno... não há nada....

Se os jerónimos não dessem guita ias ver se não iam deixar cair....
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Nao conheço. E assusta-me como é que um edificio classificado chega a este estado...:(
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
JohnnyMass said:
vê-se bem da A1!;) aliás, foi precisamente da A1 que assisti à sua degradação ao longo dos anos.
é perto da tua zona morada não é Jikas?

eu tomei conhecimento deste edificio atravez de um programa do Prof. Hermano Saraiva ja a uns anitos e ja vi pelo menos 2 reportagens nos noticiarios sobre ele, é uma pena estar assim, preferia k fizessem uma unidade hoteleira de luxo como fizeram com o mosteiro da Flor da Rosa k ver akilo assim!!
 

·
Banned
Joined
·
2,618 Posts
Câmara Municipal de Loures tem lá $$ para recuperar Palácios! Aliás, esses símbolos da burguesia e da excentricidade são muito mal vistos pela esquerda. Cuidado!

O que tá a dar na Portugália é hipotecar as nossas reformas em habitações sociais!
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Arpels, o problema é que por muito bom que o edificio seja, Sta Iria da Azoia não é propriamente 1 terra chamativa com p.ex Flor da Rosa (que tem de especial estar perdido no meio do sossego alentejano...)
 
1 - 20 of 726 Posts
Top