SkyscraperCity banner

1 - 20 of 125 Posts

·
Registered
875 Posts
Discussion Starter #1
Lousada é uma vila portuguesa no Distrito do Porto, região Norte e subregião do Tâmega, com cerca de 7 800 habitantes.

É sede de um pequeno município com 94,89 km² de área e 47 130 habitantes (2006) [1], subdividido em 25 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vizela, a nordeste por Felgueiras, a leste por Amarante, a sul por Penafiel, a sudoeste por Paredes e a oeste por Paços de Ferreira e Santo Tirso. As freguesias sede do concelho são Silvares, Cristelos e Boim.[2]

No contexto de políticas sub-regionais de desenvolvimento e de mobilidade, é membro da Comunidade Urbana (ComUrb) do Vale do Sousa, constituída por 6 municípios, que no seu total contabilizam cerca de 327 800 habitantes.[3]

O concelho de Lousada é um município fortemente industrializado, de modo particular na indústria têxtil. No entanto, tal facto não impede de possuir ainda um cariz profundamente agrícola, sobretudo no domínio dos vinhos verdes e lacticínios, com a existência de várias empresas agro-indústriais bastante desenvolvidas tecnologicamente.

fonte

Entrando na Vila pela variante à N106

O acesso ao centro faz-se por uma avenida de cerca de 1,5Km.

Algumas transversais permitem o crescimento uniforme. Acesso à zona industrial de Boim.

Estacionei no centro, junto à Igreja da Senhora dos Aflitos. A igreja está inserida num pequeno, mas bastante agradável jardim. As próximas fotos são da edifícios que circundam o jardim.

Edifício dos Paços do Concelho.

Traseiras

Por trás da Câmara encontra-se uma pequena praça com um pelourinho.

Esta pequena praça é atravessada pela Rua de Santo António.
Deve ser a rua mais antiga da vila, e terá sido o eixo principal da vila nos sec XVIII e XIX. Tem vários edifícios do inicio do séc. XVIII

A crise também fez estragos em Lousada. Uma construção por acabar. Previa o aproveitamento de uma fachada de um edifício mais antigo.

Era bom que acabassem. Parece bem melhor do que o serviço feito num outro edifício uns metros ao lado.

As próximas fotos são da zona do campo da feira. É uma praça com plátanos para onde convergem várias ruas.

De volta à rua perto da Igreja da Senhora dos Aflitos, mas um pouco mais a poente.

Assembleia Lousadense

A igreja

Casas e ruas arranjadas.

Biblioteca Municipal. Mas reparem melhor.

Era uma antiga escola primária.

Que estava dividida por sexos.

Uma fonte e mais uns jardins junto à igreja, e foi o fim.

·
Moderator
158,696 Posts
Fmars excelente trabalho :applause: a vila de Lousada está partida por várias freguesias... é o caos habitual no norte :)

Parece-me bem.. uma vila com alguns edifícios novos e com as ruas limpas e arranjadas.

Vais criar mais threads? falta Felgueiras e Lixa :yes:

·
Registered
875 Posts
Discussion Starter #5
A seguir Paços de Ferreira. Para mim é o cumulo da desorganização. Já tenho as fotos no computador mas nem eu sei de que zona são.:nuts:
Depois talvez Vizela.

·
Registered
875 Posts
Discussion Starter #7
Experimenta ir às Divisões Territoriais do INE... estão lá os limites de freguesias :nuts:

:eek:kay: excelente trabalho
LOL
A questão não é essa.
Paços deve ser o que tem menos continuidade no edificado. São blocos de apartamentos isolados numa área que é maior que Paredes, Lousada ou Penafiel.

·
Home, sweet home
10,754 Posts
^^ Quais vilas do sul? :lol: não compares esta vila a uma como Arraiolos ou Vila Viçosa.. :lol:
Não se pode comparar o incomparável.

Lousada é uma vila bem mais dinâmica, contudo beleza pouca tem.
É essencialmente uma vila que vive da pequena indústria.

Arraiolos e Vila Viçosa têm um património vasto e rico mas vivem um pouco à sombra disso. Dinamismo têm muito pouco, parece-me.

Apesar de tudo, Lousada parece-me estar bem melhor do que há meia dúzia de anos atrás.

·
Home, sweet home
10,754 Posts
A seguir Paços de Ferreira. Para mim é o cumulo da desorganização. Já tenho as fotos no computador mas nem eu sei de que zona são.:nuts:
Depois talvez Vizela.

Paços de Ferreira? Que medooooo! :nuts:
Entre Paços de Ferreira e Trofa, que velha o diabo e escolha! :lol:

Eu tinha pensado ir a Vizela e Fafe fazer uma "sessão fotográfica" mas se ficas com Vizela, já me tiras esse trabalho. :D

·
Registered
875 Posts
Discussion Starter #12
Paços de Ferreira? Que medooooo! :nuts:
Entre Paços de Ferreira e Trofa, que velha o diabo e escolha! :lol:

Eu tinha pensado ir a Vizela e Fafe fazer uma "sessão fotográfica" mas se ficas com Vizela, já me tiras esse trabalho. :D
Nesse caso vai a Vizela. Ontem foi o meu ultimo dia de férias, e tenho sempre coisas para fazer ao fim-de-semana. Além disso tens melhor máquina.
Vizela tem edifícios muito bonitos no centro. E tem um rio roxo...:lol:

·
Home, sweet home
10,754 Posts
Nesse caso vai a Vizela. Ontem foi o meu ultimo dia de férias, e tenho sempre coisas para fazer ao fim-de-semana. Além disso tens melhor máquina.
Vizela tem edifícios muito bonitos no centro. E tem um rio roxo...:lol:
Curioso... As minhas férias também terminaram! :eek:hno:
Mas posso ir a Vizela um dos próximos fins-de-semana, se o Inverno não resolver chegar mais cedo.

Eu até costumo usar uma máquina fotográfica compacta, daquelas que cabem no bolso. Não é necessário uma grande máquina para se fazer umas fotos razoáveis.
Estas fotos de Lousada estão com muita qualidade. :yes:

O Rio Vizela é colorido... E desagua em Famalicão! :bash:

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
o edificio da biblioteca é engraçado ca divisão por sexos tão em voga nas escolas da época daquela :)

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Bom thread. Nice pics.

Lousada é uma vila bem grande, e tem umas zonas bem interessantes.

Também reparei nas manchas de fumo, grande incêndio que deve ter ocorrido.

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Ainda era para escrever "com um belo exemplar", mas arrependi-me :lol:

1 - 20 of 125 Posts