Skyscraper City Forum banner
1 - 5 of 5 Posts

·
Registered
Joined
·
103,822 Posts
Galeria do desporto testemunhará empenho dos atletas nacionais


02 Maio de 2014 | 16h47 - Desporto

Luanda - A galeria do desporto inaugurada esta manhã, em Luanda, é uma obra imponente que irá testemunhar o que tem sido o empenho dos atletas nacionais e as suas conquistas em provas nacionais e internacionais, afirmou hoje o presidente do Comité Paralimpico Angolano, Leonel da Rocha Pinto.







O agente desportivo, que falava à Angop no final da inauguração da galeria, adiantou que a obra é uma estrutura que marca a qualidade do desporto angolano.
“é uma obra que vai dignificar o nosso desporto, porque a galeria vai receber aquilo que é o trabalho dos nossos atletas”, declarou Leonel da Rocha Pinto, acrescentando que o edifício irá igualmente servir o desporto nacional no capítulo da formação de quadros.
Por seu turno, o presidente da Federação Angolana de Boxe, Carlos Luís, afirmou que a obra é fruto do esforço que o desporto tem feito para o desenvolvimento do país.
“ O Ministério da Juventude e Desportos ao tomar esta iniciativa só deu resposta a um vazio que existia, e hoje está coberto de razão porque já existe um lugar comum para acolher os feitos do desporto nacional”, afirmou.
Para o presidente do Comité Olímpico Angolano, Gustavo da Conceição, a galeria é uma obra que dignifica o desporto nacional porque permitirá a concentração de medalhas e troféus conquistadas por atletas de várias gerações desde que o país se tornou independente em 1975.
“ Tínhamos o acervo (medalhas e troféus) disperso pelas federações e clubes e temos aqui uma oportunidade de apresentar o nosso potencial - mostrar as nossas vitórias e a história importante do nosso desporto”, declarou o também ex-internacional pela selecção nacional de basquetebol.
Segundo disse, a galeria deve ser potenciada com a presença de jovens naquele espaço para que os mesmos tenham o interesse em ganhar a vida por intermédio do desporto, para se continuar a enriquecer o acervo da galeria.
Para o presidente da Federação Angolana de Futebol, Pedro Neto, o edifício, para além de acolher os troféus e medalhas, tem a valência de poder também acolherá eventos desportivos.
Por este facto, apelou para uma melhor manutenção do espaço por forma a cumprir com os seus objectivos.
De igual forma, o ex-ministro da Juventude e Desportos, Marcos Barrica, afirmou que a galeria representa um ganho para o desporto e para a juventude, tendo, por isso, apelado aos jovens para preservar não só a estrutura, mas a memória colectiva do desporto nacional depositada naquele edifício.
Para o secretário de Estado da Cultura, Cornélio Caley, a galeria do desporto ocupa agora um lugar na cultura nacional, por guardar as conquistas dos desportistas angolanos.
“É um lugar que irá guardar todas as conquistas. Para nós da cultura, é um museu desportivo. Para nós da cultura, representa a imagem do país e irá perpetuar o que é a cultura angolana no desporto”, afirmou.
Para o dirigente, o espaço afluirá turistas e estudantes para perceberem o que os angolanos conquistaram ao longos dos tempos. “Este monumento é uma memória nossa”, acrescentou.
A galeria do desporto foi inaugurada esta manhã, em Luanda, pelo vice-presidente da República, Manuel Vicente, que antes visitou o pavilhão principal da Cidadela, o Centro de Medicina Desportiva e reuniu com as selecções de natação (juniores em ambos os sexos) e a sénior de boxe (masculina), que recentemente competiram nos campeonatos zonais em África.

http://www.portalangop.co.ao/angola...a4-4f17-aadd-6f1c75fa1c0c.html?version=mobile
 
1 - 5 of 5 Posts
Top