Huíla
Primeira fase da marginal do Mukufi termina em 60 dias
24-05-2012 18:04
Lubango - A primeira fase de requalificação da avenida do Lubango, também conhecida como marginal do Mukufi, na província da Huíla, vai estar concluída nos próximos 60 dias, informou quarta-feira, nesta cidade, o encarregado de obras do consórcio Zagope e Andrade Gutierres, Leriano Mateus.
Interpelado pela Angop sobre a evolução da empreitada de 18 quilómetros, o interlocutor disse estar em curso a colocação da camada de aterro, após se ter tratado do desassoreamento do leito do rio, para posteriormente se efectuar a drenagem, abertura de seis passagens hidráulicas, colocação de sub-base, base e asfalto.
No entanto, o responsável aponta a morosidade na remoção de obstáculos (postes de energia e eucaliptos) ao longo da extensão das margens como os principais transtornos da implementação do projecto.
Avaliado em 80 milhões de Kwanzas o projecto visa tornar as duas margens do rio Mukufi, um dos principais drenos da cidade do Lubango, numa zona mais moderna e atraente, numa primeira fase da Praça João Paulo II à zona dos Laureanos.
O projecto a executar constitui um canal de escoamento de toda a vertente do Mukufi, para o qual caem as linhas de água da Mapunda, do Nambambe e Mupanda, em zona onde habitavam pessoas em péssimas condições de salubridade e que foram em 2010 transferidas para a nova urbanização da Tchavola.
Na obra iniciada em Março do ano em curso trabalham 20 operários.